Xavi apresentado em Barcelona: “À terceira, aceitei”

FC Barcelona

Xavi apresentado em Barcelona

A ideia é voltar a mandar na posse de bola. Quase 10 mil pessoas foram ao Camp Nou.

Nem Ansu Fati, nem Memphis, nem o novo Gavi: sem Messi, agora a “estrela” do futebol em Barcelona é Xavi. Xavier Hernández Creus foi apresentado como treinador do Barcelona, nesta segunda-feira.

Depois de alguns dias de conversas e negócios com o Al-Sadd, a direcção do Barcelona conseguiu encontrar o treinador que queria para a sucessão de Ronald Koeman.

O antigo médio revelou que esta não foi a primeira tentativa dos catalães: “Tentaram contratar-me duas vezes mas eu recusei porque achei que era cedo. Entretanto cresci enquanto treinador e agora estou preparado para o maior desafio da minha carreira”.

“É um sonho tornado realidade”, confessou Xavi, que tem noção de vários desafios complicados: o desgaste será “tremendo”, a pressão será constante e o momento a nível económico e desportivo é “delicado”. Mas está preparado, repetiu: “Gosto de desafios, sou muito competitivo”.

A ideia é clara: lutar por todos os títulos e voltar ao futebol que o Barcelona demonstrou ao longo da década passada. “O meu ADN Barça não mudou: quero ter sempre a bola, fazer pressão alta, ter uma equipa alegre e intensa… Temos que recuperar muitas coisas. Temos equipa e há uma geração de jovens a crescer com muita força. E temos que apresentar rendimento imediato, não há margem”, avisou o técnico.

Xavi, que nasceu em Barcelona (Terrassa), não escondeu a felicidade de voltar a casa: “Não poderia estar num sítio melhor. Todos colaborámos para que o resultado fosse este. A minha família é toda muito adepta do Barcelona, para eles também é um sonho. Isto mudou a nossa vida“.

Enquanto jogador, Xavi representou o Barcelona durante 24 anos. Deixou a Catalunha em 2015, ainda jogou pelo Al-Sadd até aos 39 anos (quatro épocas), mas agora volta ao clube que conhece melhor. E isso ajuda: “É uma vantagem, para perceber o que se passa na cabeça dos jogadores. E é uma vantagem conhecer Busquets, Piqué, Sergi Roberto, Jordi Alba e Ter Stegen. Sei como os devo apertar e sei quais serão os seus eventuais pontos débeis”.

Xavi foi campeão no Qatar, na época passada. E liderava a presente edição do campeonato nacional.

Volta ao Barcelona e a sua estreia está marcada para o dia 20 de Novembro, no…dérbi de Barcelona, contra o Espanhol.

Nuno Teixeira, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.