/

Worten arrisca falência em Espanha após acumular perdas de 340 milhões

A filial espanhola da Worten registou perdas na ordem dos 26 milhões de euros em 2018, mais 23% do que no ano anterior, situação que coloca a empresa do universo Sonae em “risco de dissolução”.

Estes valores constam de um relatório de auditora da PwC (PricewaterhouseCoopers), que esta sexta-feira é citado pelo jornal espanhol Cinco Dias.

De acordo com o Jornal de Negócios, aos 26 milhões de perdas registados em 2018, somam-se ainda “mais de 320 milhões de euros de perdas de anos anteriores”.

Segundo o mesmo relatório, as atividades da cadeia de distribuição em Espanha acumulam prejuízos constantes desde que o grupo português comprou a marca à Boulanger, em meados de 2008. Os prejuízos “acumulados até ao primeiro semestre” do exercício de 2019 “reduziram o património para um valor inferior a metade do capital social”.

Esta situação coloca a empresa em risco de dissolução, frisando ainda o documento para a existência de uma “incerteza material” e “para dúvidas significativas” sobre a capacidade da empresa para continuar a operação.

De acordo com os números apresentados pelo diário espanhol, no final do exercício de 2018 o passivo corrente era de 67 milhões de euros superior ao ativo corrente.  Posteriormente, conta o Cinco Dias com base no relatório, a Sonae injetou cerca 25 milhões, mas a empresa não forneceu uma estimativa do valor recuperável dos ativos.

Reagindo a notícia, a Worten disse  estar “comprometida” com a sua operação em Espanha, assente na implementação de um plano de revitalização focado na melhoria da rentabilidade e na aposta no digital.

“A Worten continua comprometida com a sua operação em Espanha e continuará a desenvolver a sua estratégia e a honrar todos os seus compromissos, beneficiando do apoio e solidez de um acionista de referência que é a Sonae”, diz fonte oficial da Worten, citada pelo semanário Expresso.

“No último ano a Worten iniciou a implementação de um plano de revitalização das suas operações em Espanha Continental, com o objetivo de melhorar a sua rentabilidade, tal como comunicado ao mercado já em 2019″, afirmou ainda a empresa.

A Worten tem 49 lojas em Espanha, tendo fechado seis espaços no ano passado.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.