Harry Nilsson e Mariah Carey tiveram grande sucesso. O original não é de nenhum deles. Harry pensava que era dos The Beatles.
É uma canção de amor como não há muitas.
Recuamos a 1970 ao álbum No Dice, provavelmente um álbum que poucos leitores conhecem. É um trabalho discográfico dos Badfinger, que tinha uma música escrita por Pete Ham e Tom Evans, membros do grupo.
Mas os próprios elementos dos Badfinger não acreditavam muito nessa música: fechava o lado A do vinil, nem foi single – apesar de ter sido a origem de um prémio de composição que os britânicos receberam no ano seguinte, 1971.
Entretanto, Harry Nilsson estava numa festa e ouviu essa música. “Isto é dos The Beatles”, comentou na altura.
Descobriu que não era de Liverpool, fez uma versão – que foi single e que se tornou um sucesso, a partir de Outubro de 1971. Chegou mesmo ao topo de vendas em 1972 e, só no Reino Unido, atingiu 800 mil cópias.
Essa musica é Without You.
João Gobern continua as suas recordações e lembra, na Antena 1, que também Mariah Carey chegou a líder de vendas com essa música, numa versão de 1994.
Tinham passado 22 anos desde que a mesma música tinha colocado Harry Nilsson no topo da música. Por coincidência, o single de Mariah Carey foi lançado apenas seis dias depois de Harry Nilsson ter morrido, devido a um ataque cardíaco.
Outra coincidência: John Lennon e Paul McCartney – dos The Beatles – disseram numa conferência de imprensa que o artista de que gostavam mais era… Harry Nilsson.
Ainda mais um episódio: o grupo (de copos) The Hollywood Vampires foi formado por Alice Cooper e tinha Harry Nilsson e Ringo Star como um dos seus principais elementos – mas John Lennon também ia aparecendo.
“Esta é das histórias mais espantosas da música popular”, resume João Gobern.