/

“Lembramos o seu amor”. No dia em que completaria 60 anos, William e Harry inauguram estátua da princesa Diana

Twitter

William e Harry inauguram estátua da princesa Diana

Polémicas à parte, os dois filhos da eterna “Princesa do Povo” voltaram a juntar-se para homenagear a mãe. No dia em que completaria 60 anos, William e Harry receberam uma estátua da mãe que irá ficar situada no Palácio de Kensington, em Londres, onde atualmente vivem os Cambridge.

A estátua foi encomendada pelos irmãos em 2017 – altura que Harry ainda vivia no Reino Unido – e agora será exposta no Sunken Garden, no Palácio Kensington, em Londres

Este era um dos sítios favoritos da princesa Diana, por isso foi escolhido para, depois de uma intervenção, receber uma estátua em sua honra.

O momento foi assinalado nas redes sociais na conta oficial do Twitter dos Duques de Cambridge. Na descrição é feita uma pequena dedicatória à princesa que hoje completaria 60 anos de vida.

“Hoje, no que seria o 60º aniversário de nossa mãe, lembramos o seu amor, força e caráter – qualidades que a tornaram uma força para o bem em todo o mundo, mudando inúmeras vidas para melhor”, pode ler-se.

“Todos os dias desejamos que ela ainda estivesse connosco e a nossa esperança é que esta estátua seja vista para sempre como um símbolo da sua vida e legado”, foi ainda dito num comunicado conjunto, partilhado na página de Facebook da família real.

A estátua de Diana inclui três crianças para representar a “universalidade e impacto geracional” do seu trabalho.

O objetivo da escultura é refletir “o afeto, a elegância e energia” da princesa, refletindo o trabalho dela e impacto que teve em várias áreas, incluindo na campanha pela remoção de minas terrestres em Angola, segundo um comunicado.

O evento, destaca-se por ser a primeira vez que William e Harry se encontram desde o funeral do avô, o príncipe Filipe. Irá ainda contar com a presença do irmão de Diana, Charles Spencer.

A inauguração da estátua não contou com a presença de Meghan Markle, que deverá ter ficado nos Estados Unidos a cuidar dos dois filhos. Também Kate Middleton não esteve entre os convidados, devido às restrições impostas pela pandemia de covid-19.

Para além de todas as polémicas familiares, sobretudo depois dos Duques de Sussex darem uma entrevista onde puseram a nu as dinâmicas da família real – chegando a acusar os Windsor de serem racistas -, o acontecimento de hoje também fica marcado pelo recente inquérito que provou que o jornalista Martin Bashir usou documentos falsos e outras manobras para persuadir Diana a aceitar dar uma controversa entrevista em 1995 à BBC.

Cenário “mais reflexivo”

Sobre a estátua, o palácio referiu que o jardim tinha sido redesenhado para criar um cenário “mais reflexivo” para o memorial da princesa, que morreu num acidente de viação, em Paris, em 1997.

“Este tem sido um projeto muito especial para trabalhar, uma vez que o Jardim Afundado era um dos locais favoritos de Diana, a princesa de Gales”, explicou Pip Morrison, que concebeu a nova configuração, numa declaração citada pela Reuters.

Os trabalhos no Jardim Afundado começaram em 2019 e implicaram 1000 horas para plantar mais de 4000 flores, todas entre as preferências de Diana, incluindo 100 miosótis e 300 tulipas.

O jardim foi originalmente criado em 1908, por iniciativa do rei Eduardo VII.

Ana Isabel Moura, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.