Chesterfield FC

Will Grigg
Avançado internacional pela Irlanda do Norte mantém-se em campeonatos discretos – mas é de novo um goleador.
Numa altura de jogos entre selecções nacionais de futebol – que correu muito bem para Portugal – recordamos um nome que colocou a selecção da Irlanda do Norte em vídeos e em comentários (e em ouvidos) por todo o mundo.
Voltamos ao Europeu 2016 – que também correu muito bem para Portugal – e aos famosos adeptos da Irlanda do Norte.
Esse torneio deve ter sido inédito: o principal protagonista entre os adeptos foi um jogador… que nem jogou. Foi convocado mas não esteve em campo. Nenhum minuto.
Para quem era muito pequenino na altura, ou para quem não se lembra, recordamos:
Will Grigg’s on fire
Your defence is terrified
Will Grigg’s on fire
Your defence is terrified
Os versos, encaixados no sucesso musical da Eurodance, Freed from desire, também foram um sucesso em França.
Foram surgindo imagens impressionantes de dentro e fora dos estádios, tudo à volta deste cântico:
Até os adeptos de outras selecções, como os da Polónia, se envolviam:
Poland fans learning the song 🔥🔥🔥 fans getting on great in Nice #GAWA pic.twitter.com/ZSClqV4XjC
— Ruth Gorman (@RuthGorman_UTV) June 11, 2016
Will Grigg é o tal protagonista inesperado. Avançado com 24 anos, no início do Europeu. Jogava na terceira divisão de Inglaterra, ao serviço do Wigan, e tinha apontado 28 golos naquela temporada.
A temporada seguinte ao Euro 2016 foi fraca: apenas 7 golos. Mas logo na época seguinte voltou ao topo, com 26 golos.
A partir de 2018, além de andar a “saltar” entre clubes – Wigan, Sunderland, MK Dons, Rotherham e MK Dons – nunca atingiu grandes números. O máximo foram 9 golos numa época. Também nunca mais jogou pela selecção da Irlanda do Norte, precisamente desde 2018.
Até que, na época passada, Will Grigg’s on fire: 26 golos pelo novo clube, o Chesterfield, da quarta divisão de Inglaterra.
Já na presente temporada, agora aos 33 anos, um registo assinalável de 10 golos em menos de meia época, só até Dezembro. Na semana do Natal lesionou-se, falhou 16 jogos e só voltou no sábado passado. Sem marcar, até porque o duelo com o Harrogate Town terminou 0-0.
Mas promete ser um auxílio fundamental para o Chesterfield, que ainda luta pela subida de divisão. Aliás, o treinador Paul Cook admitiu que o regresso do goleador é um “grande incentivo” para a equipa.
Sim, Will Grigg nunca jogou na Premier League. Apesar de tanta fama e de tantos golos em diversas épocas, nunca esteve no grande palco inglês e mundial. Já tentou subir quando estava no Championship, mas nunca foi figura aí. Foi goleador sobretudo na League One (terceira divisão); no Championship, segunda divisão, só marcou ao todo 9 golos.
Hoje, diz à Sky Sports que “até parece bizarro” quando olha para trás e se lembra que entrou na lista de candidatos a melhor futebolista do ano, em 2016. Na altura, na lista da UEFA, estava ao nível de Pogba, Chiellini, Godin e Lloris.
Entretanto, há quem seja pouco original. Como a Escócia, no Europeu do ano passado:
Já agora, só para lembrar a música original, que veio de Itália, mais precisamente cantada por Gala: