A Wikipédia esteve em baixo (e foi de propósito)

Quatro linguagens da Wikipédia estiveram em baixo na quinta-feira: alemão, eslovaco, checo e dinamarquês – e não foi um erro técnico.

Foi um protesto contra a nova lei que provavelmente será aprovada pelo Parlamento Europeu na próxima terça-feira. A lei em questão é a nova diretriz de direitos de autor da UE, que atualizaria as leis de direitos de autor pela primeira vez desde o início do século.

Em particular, o protesto tem como foco o Artigo 13 que forçaria efetivamente as grandes plataformas online – inclusive a Wikipédia – a instalar tecnologia que monitorize tudo o que as pessoas enviam, a fim de detetar possíveis violações de direitos de autor. Ativistas consideram que isto apresenta riscos de vigilância e censura.

Segundo um comunicado da Wikimedia Foundation, a enciclopédia online já foi abaixo antes em protestos de direitos digitais – especialmente aqueles contra as leis anti-pirataria de SOPA e PIPA em 2012, que foram derrotadas com sucesso. No entanto, estas interrupções deliberadas são raras.

Nas últimas semanas, houve fortes protestos contra o Artigo 13, particularmente na Alemanha, onde milhares de pessoas foram às ruas em uma série de manifestações. Mais demonstrações estão programadas para este fim de semana e uma petição contra o Artigo 13 já recebeu mais de cinco milhões de assinaturas.

De acordo com o Fortune, no começo deste mês, David Kaye, da ONU, disse que a versão final não tinha preocupações fixas em versões anteriores, embora não exija explicitamente filtros de upload, na verdade, forçará as empresas a usá-los para escapar da responsabilidade legal por violações de direitos de autor.

“A Europa tem a responsabilidade de modernizar a sua lei de direitos de autor para enfrentar os desafios da era digital”, disse Kaye. “Mas isto não deve ser feito às custas da liberdade de expressão. O artigo 13 parece destinado a direcionar as plataformas de Internet para a monitorização e restrição de conteúdo gerado pelo utilizador, mesmo no ponto de upload. Uma pressão tão grande para a filtragem de pré-publicação não é uma resposta necessária nem proporcional à violação de direitos de autor online”.

Mesmo alguns fornecedores de tecnologia de filtragem de conteúdo não acreditam que o artigo 13 seja uma boa ideia.

Steffen Holly, diretor de gestão de media no Instituto Fraunhofer de Tecnologia de Media Digital da Alemanha, escreveu recentemente um post, explicando que a tecnologia está longe de ser infalível e quase certamente prejudicará novos artistas que tentam distribuir as suas músicas. “No final, isso será uma festa para os advogados por causa da crença fatal na tecnologia”, escreveu Holly.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Ex-governador brasileiro condenado a mais de 10 anos de prisão

O ex-governador do estado brasileiro de Minas Gerais foi condenado, esta quinta-feira, a uma pena de 10 anos e seis meses de prisão pela Justiça Eleitoral do país. Fernando Pimentel foi considerado culpado dos crimes de …

Áudio das viagens na Uber vai poder ser gravado

A partir de dezembro, a Uber vai passar a oferecer aos utilizadores no Brasil e no México a possibilidade de gravar o áudio da viagem com o objetivo de melhorar a segurança do motorista e …

Mourinho quer ser campeão no próximo ano (e não precisa de reforços)

O treinador português foi oficialmente apresentado como técnico do Tottenham, esta quinta-feira, e diz que já tem em vista a conquista do campeonato na próxima época. José Mourinho admitiu hoje que o título de campeão inglês …

Casal homossexual de pinguins "roubou" um ovo para poder ter a sua família

Um casal homossexual de pinguins de um jardim zoológico na Holanda estava tão ansioso por ter as suas crias que não resistiu à tentação e acabou por roubar um ovo de outro par. De acordo com …

Gabriel renova contrato com o Benfica até 2024

O médio brasileiro renovou contrato por mais uma época com o Benfica, até 2024, anunciou, esta quinta-feira, o clube no seu site oficial. "Estou muito feliz com esta renovação por mais um ano, é uma forma …

Malta Files permitiu ao Fisco recuperar milhões. Rui Pinto diz que foi um dos denunciantes

O pirata informático assumiu, esta quinta-feira, ter sido um dos denunciantes dos Malta Files, que permitiu ao Fisco identificar cidadãos e empresas portugueses que se aproveitaram do regime fiscal maltês para pagar menos impostos. "De acordo …

Há 5 anos que aparecem maços de notas nas ruas de uma aldeia inglesa (e ninguém sabe porquê)

Os residentes de uma aldeia inglesa andam a descobrir maços de notas nas ruas desde 2014. Um mistério que, até agora, ninguém conseguiu explicar. Mas há várias teorias e uma envolve o Pai Natal! O dinheiro …

Em 2018, só nove crianças foram colocadas em famílias de acolhimento

Apenas nove crianças tiveram uma medida de proteção em regime de acolhimento familiar em 2018, sendo que quase todas as crianças sinalizadas pelas comissões de menores ficaram na família, a maioria junto dos pais. De acordo …

Militar da GNR diz que droga apreendida na "casinha" era da Juve Leo

Decorreu, esta quinta-feira, a terceira sessão do julgamento da invasão à academia do Sporting, que decorre no tribunal de Monsanto, em Lisboa. O militar da GNR João Oliveira admitiu hoje, em tribunal, que a posse da …

Continental vai acabar com 5500 empregos em todo o mundo até 2028

A alemã Continental vai suprimir 5.500 empregos no mundo até 2028, num contexto de abrandamento conjuntural e de queda da procura por motores a combustão, anunciou esta quarta-feira o fornecedor automóvel germânico. Com o objetivo de …