A Wikipédia esteve em baixo (e foi de propósito)

Quatro linguagens da Wikipédia estiveram em baixo na quinta-feira: alemão, eslovaco, checo e dinamarquês – e não foi um erro técnico.

Foi um protesto contra a nova lei que provavelmente será aprovada pelo Parlamento Europeu na próxima terça-feira. A lei em questão é a nova diretriz de direitos de autor da UE, que atualizaria as leis de direitos de autor pela primeira vez desde o início do século.

Em particular, o protesto tem como foco o Artigo 13 que forçaria efetivamente as grandes plataformas online – inclusive a Wikipédia – a instalar tecnologia que monitorize tudo o que as pessoas enviam, a fim de detetar possíveis violações de direitos de autor. Ativistas consideram que isto apresenta riscos de vigilância e censura.

Segundo um comunicado da Wikimedia Foundation, a enciclopédia online já foi abaixo antes em protestos de direitos digitais – especialmente aqueles contra as leis anti-pirataria de SOPA e PIPA em 2012, que foram derrotadas com sucesso. No entanto, estas interrupções deliberadas são raras.

Nas últimas semanas, houve fortes protestos contra o Artigo 13, particularmente na Alemanha, onde milhares de pessoas foram às ruas em uma série de manifestações. Mais demonstrações estão programadas para este fim de semana e uma petição contra o Artigo 13 já recebeu mais de cinco milhões de assinaturas.

De acordo com o Fortune, no começo deste mês, David Kaye, da ONU, disse que a versão final não tinha preocupações fixas em versões anteriores, embora não exija explicitamente filtros de upload, na verdade, forçará as empresas a usá-los para escapar da responsabilidade legal por violações de direitos de autor.

“A Europa tem a responsabilidade de modernizar a sua lei de direitos de autor para enfrentar os desafios da era digital”, disse Kaye. “Mas isto não deve ser feito às custas da liberdade de expressão. O artigo 13 parece destinado a direcionar as plataformas de Internet para a monitorização e restrição de conteúdo gerado pelo utilizador, mesmo no ponto de upload. Uma pressão tão grande para a filtragem de pré-publicação não é uma resposta necessária nem proporcional à violação de direitos de autor online”.

Mesmo alguns fornecedores de tecnologia de filtragem de conteúdo não acreditam que o artigo 13 seja uma boa ideia.

Steffen Holly, diretor de gestão de media no Instituto Fraunhofer de Tecnologia de Media Digital da Alemanha, escreveu recentemente um post, explicando que a tecnologia está longe de ser infalível e quase certamente prejudicará novos artistas que tentam distribuir as suas músicas. “No final, isso será uma festa para os advogados por causa da crença fatal na tecnologia”, escreveu Holly.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Europol. Crime organizado na UE está mais violento e recorre mais à corrupção

O crime organizado na União Europeia (UE) está a ficar mais violento e a corrupção é uma característica da quase totalidade das operações das redes de criminosos, concluiu um estudo da Europol. Um relatório da agência …

Advogado da família de Homeniuk pede condenação de inspetores do SEF por homicídio qualificado

O advogado da família do cidadão ucraniano Ihor Homeniuk, que morreu nas instalações do SEF no aeroporto de Lisboa, insistiu, esta segunda-feira, na condenação dos três inspetores pelo crime de homicídio qualificado que consta da …

"Mestre do churrasco", "lenda da brincadeira" e homem de "honra". William e Harry recordam avô

Os príncipes William e Harry prestaram hoje homenagem, em comunicados separados, ao príncipe Filipe, que morreu na sexta-feira aos 99 anos no Castelo de Windsor, lembrando o avô como um homem “extraordinário” marcado pelo “dever” …

Em São Miguel, os restaurantes de concelhos em nível de alto risco fecham as portas a partir de amanhã

Todos os estabelecimentos de restauração, bebidas e similares nos concelhos do Nordeste e Vila Franca do Campo, em São Miguel, nos Açores, vão encerrar a partir de terça-feira, funcionando apenas em regime de take-away ou …

O Brasil está a construir uma nova estátua gigante de Cristo. Vai ser mais alta que a do Rio de Janeiro

Uma nova estátua gigante do Cristo que está a ser construída no sul do Brasil será ainda mais alta do que a icónica estátua do Cristo Redentor com vista para o Rio de Janeiro. Cabeça e …

Costa anuncia 252 milhões de euros de investimento na investigação e economia do mar

O primeiro-ministro anunciou hoje que o Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) vai ter uma verba de 252 milhões de euros autonomizada para financiar investimentos na investigação, na economia do mar e na segurança pesqueira. Além …

Setor da restauração diz que os apoios e horários estabelecidos aumentam a “escravização"

Segundo um documento da PRO.VAR, dois em cada três (66,4%), dos estabelecimentos localizados em centros comerciais, ponderam apresentar pedidos de insolvência. O trabalho tem por base um inquérito a empresas do sector realizado entre os dias …

Ucrânia diz que Rússia não responde a pedido de conversações, mas conta com o apoio da NATO

O Presidente ucraniano, Volodimir Zelenskii, disse que ainda não conseguiu falar com o seu homólogo russo, Vladimir Putin, para discutir a escalada do conflito no Leste da Ucrânia. A Rússia e a Ucrânia acusam-se mutuamente de …

"O trabalho liberta." Polícia comunica pichagem nazi no Porto ao Ministério Público

A Polícia Municipal vai comunicar ao Ministério Público (MP) uma pichagem num portão da Avenida do Brasil, no Porto, com a frase nazi "o trabalho liberta". Uma pichagem num portão da Avenida do Brasil, no Porto, …

Um morto e um ferido em tiroteio junto a hospital em Paris. Atirador encontra-se em fuga

Um tiroteio numa rua no bairro 16 da capital francesa causou a morte de um segurança do hospital Henry Dunant e ferimentos muito graves numa utente. Os disparos deram-se em frente ao hospital Henry Dunant, …