Milhões de pessoas viram novo pedido de doação, nas últimas semanas. Mas as contas da Fundação Wikimedia estão longe do “vermelho”.
A Wikipedia está novamente a pedir doações aos seus visitantes, tal como acontece todos os anos, normalmente em Dezembro.
O texto, que começa logo com “por favor, não ignore esta leitura de um minuto”, deixa a entender que a Wikipedia está aflita, no que diz respeito a dinheiro.
Que pode mesmo haver uma ruína financeira total, caso não se realizem doações.
Aliás, a mensagem original – que entretanto deixou de aparecer para quem visita a enciclopédia online – foi assunto, foi debate entre os colaboradores voluntários da plataforma.
Porque parece que a Wikipedia não tem dinheiro…mas tem. Muito.
O portal Slate lembra as contas: a Fundação Wikimedia, que foi criada há quase 20 anos precisamente para financiar a Wikipedia e outros projectos, recebeu 175 milhões de euros em doações. Só num ano.
E a previsão de orçamento operacional para o próximo ano é menor: pouco menos de 165 milhões de euros.
Os activos líquidos da fundação eram de 53 mil euros, nos seus primeiros tempos – agora são de 170 milhões de euros.
Há sete anos, a mesma Fundação Wikimedia iniciou uma doação com o objectivo de salvaguardar o futuro da Wikipedia (e outros projectos). A ideia era atingir94 milhões de euros em doações até 2026 – já atingiu esse valor no ano passado.
E a Fundação Wikimedia, recorde-se, é uma organização sem fins lucrativos.
Por isso, muitos colaboradores pediram um texto mais suave, com menos apelos aflitos. Acusaram mesmo os fundadores, dizendo que o texto era anti-ético.
Portanto, a conclusão do artigo: “Se não estiver interessado, ignore”.