WikiLeaks enviou mensagens e pediu favores a Trump Jr.

wheelzwheeler / Flickr

Julian Assange, fundador do WikiLeaks

O WikiLeaks trocou mensagens privadas com o filho do atual Presidente dos Estados Unidos da América, Donald Trump Jr., e pediu que sugerisse Julian Assange, fundador do dite de denúncias, para o cargo de embaixador australiano em Washington.

Segundo a The Atlantic, o WikiLeaks e Donald Trump Jr., terão trocado mensagens privadas através da rede social Twitter, durante a campanha para as eleições presidenciais de 2016, nas quais são pedidos favores ao filho do presidente dos EUA.

A troca de mensagens revela que o WikiLeaks pediu ao filho de Donald Trump para divulgar o trabalho da organização, partilhando informação com Donald Trump Jr. em privado. Segundo a revista, a conversa foi em grande parte unilateral, com o WikiLeaks a fazer propostas e Trump Jr. a manter-se em silêncio.

Para além disso, foram feitas inúmeras solicitações, incluindo a de que o Presidente dos EUA sugerisse à Austrália a nomeação de Julian Assangue – fundador do WikiLeaks – para o cargo de embaixador australiano em Washington.

Na mensagem citada pela The Atlantic, lê-se “em relação ao sr. Assange: Obama/Clinton colocaram pressão sobre a Suécia, o Reino Unido e a Austrália (o seu país natal) para perseguir ilegalmente o sr. Assange. Seria muito fácil e útil se o seu pai sugerisse à Austrália a nomeação de Assange como embaixador em Washington“.

As mensagens, que também foram fornecidas aos investigadores do Congresso que conduzem um inquérito às suspeitas de interferência russa no processo eleitoral, foram enviadas até pelo menos julho de 2017.

O site de denúncias é acusado pelos serviços de inteligência e segurança dos EUA de ser uma das peças centrais da campanha russa de interferência nas presidenciais de 2016.

Durante a campanha, Trump Jr. recebeu uma mensagem do WikiLeaks a informar que o site tinha acabado de publicar “os emails de Podesta parte 4, referindo-se à divulgação dos emails roubados à candidatura de Hillary Clinton, que acabaria por perder as eleições.

Minutos depois de Trump Jr. ter recebido essa informação, Donald Trump reagiu no Twitter.

Na troca de favores, o WikiLeaks pedia que a campanha de Trump divulgasse algumas das histórias publicadas no site de denúncias e que este cedesse as declarações de impostos, argumentando que a divulgação iria beneficiar tanto o WikiLeaks como Trump.

Para além de pedidos, o WikiLeaks deu alguns conselhos ao atual presidente dos EUA. No dia das eleições, aconselhou Donald Trump a não aceitar os resultados, caso perdesse, e a alegar existência de fraude eleitoral.

Depois de alguns meses sem obter resposta, o WikiLeaks voltou a enviar uma mensagem a Donald Trump Jr. em julho, três dias depois de o New York Times ter noticiado a existência de uma reunião entre Trump Jr. e Natalia Veselnitskaya, uma advogada russa com ligações ao Kremlin.

A notícia foi divulgada numa altura em que a alegada interferência de Moscovo nas eleições estava sob investigação. O WikiLeaks revelou a Trump Jr. que estaria muito interessado em obter os emails que o jornal citou. Trump Jr. não respondeu.

Assange, exilado na embaixada do Equador em Londres, desde 2012, para evitar a extradição para a Suécia onde é procurado por suspeita de crimes de violação e nos Estados Unidos pela divulgação ilícita de documentos da diplomacia e das Forças Armadas, reagiu à notícia da The Atlantic através do Twitter.

“O WikiLeaks não mantém esses registos e a apresentação da The Atlantic é editada e claramente não tem o contexto completo“, comentou Assange.

Pouco tempo depois de Assange se ter pronunciado, Donald Trump Jr. utilizou também o Twitter para divulgar as mensagens recebidas do WikiLeaks.

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Numa vila turca, os muçulmanos têm rezado na direção errada durante décadas

Os muçulmanos de uma pequena aldeia no oeste da Turquia foram obrigados a ajustar as suas orações, depois de descobrirem que estavam a rezar na direção errada durante décadas.  A descoberta partiu do imã Isa Kaya, …

Há um superaglomerado de galáxias escondido no Universo primitivo

É a maior estrutura astronómica alguma vez conhecida do antigo Universo. As evidências sugerem que a sua massa seja equivalente às maiores estruturas encontradas no Universo atual. A equipa de investigadores, liderada por Olga Cucciati, do …

Trump anuncia saída dos EUA de tratado nuclear com a Rússia

Os Estados Unidos vão retirar-se de um tratado sobre armas nucleares assinado com a Rússia durante a Guerra Fria, anunciou hoje o presidente norte-americano, Donald Trump, acusando Moscovo de violar o acordo “há muitos anos”. “A …

Os portugueses têm menos filhos do que gostariam

A diretora da representação do Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA) disse que em Portugal a fertilidade desejada está bastante abaixo da realizada, tendo o país uma taxa de fecundidade baixa. Mónica Ferro, que neste …

"Piranha" da era dos dinossauros aterrorizou os mares do Jurássico

Uma nova espécie de peixe, semelhante a uma piranha e que viveu há 150 milhões, no tempo dos dinossauros, é descrita na edição desta sexta-feira da revista científica Current Biology. O peixe ósseo tinha dentes como …

OE2019. Bloco anuncia voto a favor, Rio critica "orgia orçamental"

O Bloco de Esquerda reagiu à proposta de Orçamento de Estado de 2019, afirmando que o partido vai votar a favor do documento na sua generalidade. Já Rui Rio, em sentido oposto, vai propor à Comissão …

Lâminas de gelo na lua Europa vão dificultar a sua exploração

A lua Europa, uma das principais candidatas para procurar vida fora da Terra, tem uma espécie de floresta de lâminas de gelo que pode dificultar a aterragem de veículos espaciais. Um estudo recente, publicado na Nature …

Milhares de londrinos saíram à rua para pedir novo referendo sobre o Brexit

Centenas de milhares de pessoas saíram este sábado às ruas de Londres para protestar contra o ‘Brexit’, a decisão do Reino Unido de sair da União Europeia, e em defesa de um novo referendo. Segundo a …

Em Monchique, as máquinas de lavar roupa usadas são abrigos para gatos

Máquinas de lavar e de secar roupa usadas estão a ser transformadas em obras de arte urbana para abrigar gatos na vila de Monchique, no Algarve, num projeto pioneiro no sul do país implementado pela …

Cientistas criam a câmara mais rápida do mundo para captar lasers

Três cientistas criaram uma tecnologia chamada "Fotografia ultra-rápida compactada de 10 biliões de frames por segundo" (T-CUP). Cem vezes mais rápida que o método de gravação mais rápido anteriormente usado. Investigadores a trabalhar com lasers avançados …