Wi-Fi em aviões põe em causa segurança dos passageiros

“A Administração de Aviação Federal dos EUA e a Comissão Europeia aprovaram o uso de computadores e dispositivos móveis nos aviões”. Este constitui um passo importante no acesso dos utilizadores de transportes aéreos a informação a qualquer hora e em qualquer circunstância mas que pode pôr em causa a segurança dos passageiros quando estão a bordo.

De acordo com Kurt Baumgartner, analista da Kaspersky Lab, “ligar-se a uma rede Wi-Fi representa sempre alguns riscos. Hoje em dia, são muitas as técnicas que os hackers utilizam para comprometer a segurança das redes wireless e aceder aos dispositivos ligados a elas. Por esta razão, ao ligar-se à rede de um avião também será possível a um cibercriminoso, que inclusive possa ir sentado ao nosso lado, tentar aceder ao nosso dispositivo”.

As longas horas de voo permitirão, assim, que os passageiros se liguem à Internet durante o trajeto, mas a dúvida que agora surge é se as redes Wi-Fi dos aviões são, ou não, seguras. É um assunto que será uma constante na comunidade internacional e que promete bastantes debates e discussões.

É uma medida que já vinha a ser prometida há algum tempo e que agora finalmente entrou em vigor. Os passageiros já podem utilizar Wi-Fi a bordo e enviar e receber SMS, chamadas ou e-mails, exceto no momento da descolagem e aterragem.

Cada vez são mais as companhias aéreas a incluir o serviço Wi-Fi na oferta que possuem e, na realidade, para os passageiros representa um grande avanço poder aceder a dados que precisem durante as viagens.

B!T

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Ahahah…. esta notícia dá vontade de rir!!! Porque ou é ignorância ou tentativa de alarmismo – visto que é citado um “expert” da Kaspersky, dificilmente independente, certamente muito mais interessado em vender ‘firewall’ e anti-virus da sua empresa.
    Os riscos a que os utentes estarão sugeitos quando se ligarem à wi-fi (e à net) num avião, são exactamente os mesmos que encontram num qualquer cyber-café ou em qualquer centro comercial ou outro local que ofereça wi-fi – nem mais, nem menos.
    E até mesmo em casa, muitas pessoas estão muito mais expostas do que pensam. Raramente mudam a password do router wi-fi fornecido pelas várias zon, meo, etc. Estas passwords são derivadas do mac address do dispositivo (e às vezes do número de série) e não faltam na net programas (e apps para os telemóveis) capazes de gerar as ditas passwords, para os vários operadores e para as mais variadas marcas de routers, a partir das informações que estes dispositivos disponibilizam durante uma tentativa de ligação.

RESPONDER

O tempo pode parecer mais lento do que realmente é. A culpa é dos neurónios cansados

Quando os neurónios do nosso cérebro começam a ficar muito cansados, diminuem a atividade e, como consequência, percebemos o tempo de forma distorcida. O cansaço de um grupo de neurónios especialmente sensíveis à noção de tempo …

Investigação do New York Times revela que Trump não pagou impostos em 10 dos últimos 15 anos

O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, pagou apenas 750 dólares (645 euros) em impostos federais em 2016, ano em que foi eleito, e outro tanto em 2017, segundo uma investigação divulgada este domingo pelo …

Arménia e Azerbaijão "à beira de uma guerra". Confrontos fazem pelo menos 39 mortos

Os combates deste domingo entre o Azerbaijão e as forças separatistas apoiadas pela Arménia, em Nagorno-Karabakh, fizeram pelo menos 39 mortos, incluindo sete civis, de acordo com informações de ambas as partes. Pelo menos mais 15 …

Paulo Bento substitui Santana Lopes à frente da Aliança

O antigo vereador da câmara de Torres Vedras Paulo Bento substitui este domingo Pedro Santana Lopes como presidente do partido Aliança após a eleição no congresso que terminou naquela cidade do distrito de Lisboa. Paulo Bento, …

Modelo matemático de Alan Turing explica os misteriosos "círculos de fada" da Namíbia

Os impressionantes padrões de vegetação dos "círculos de fada" australianos surgem de acordo com a teoria de 1952 enunciada pelo célebre matemático britânico Alan Turing. Em 1952, quando o matemático britânico Alan Turing publicou o seu …

Cientistas descobrem novo tipo de supercondutor

Uma equipa de cientistas identificou, pela primeira vez, um supercondutor de onda G. A investigação marca um grande desenvolvimento nesta área da Física. Investigadores da Universidade de Cornell, nos Estados Unidos, encontraram um novo tipo de …

Astrónomos provam que há água "presa" na poeira interestelar

As partículas de poeira no Espaço estão cobertas de gelo. Esta descoberta facilita as tentativas futuras de identificar a estrutura e composição da poeira em diferentes ambientes astrofísicos. O meio interestelar é composto por gás e …

Rochas antigas de Vénus apontam para origem vulcânica

Uma equipa internacional de investigadores descobriu que alguns dos terrenos mais antigos de Vénus, conhecidos como "tesserae", têm camadas que parecem consistentes com atividade vulcânica. A descoberta pode fornecer informações sobre a enigmática história geológica …

Na África do Sul, há uma associação entre violência sexual e gravidez indesejada

Na África do Sul, as meninas que sofreram violência sexual têm maior probabilidade de relatar uma gravidez indesejada em comparação com aquelas que nunca sofreram violência sexual. Na África do Sul, a taxa de gravidez na …

Hackers russos associados ao ataque em hospital alemão que resultou na morte de uma paciente

O ataque informático num hospital alemão na semana passada, que resultou na morte de uma paciente em estado crítico, pode ter sido causado por um grupo russo com ligações ao crime cibernético. A informação é …