Wi-Fi em aviões põe em causa segurança dos passageiros

“A Administração de Aviação Federal dos EUA e a Comissão Europeia aprovaram o uso de computadores e dispositivos móveis nos aviões”. Este constitui um passo importante no acesso dos utilizadores de transportes aéreos a informação a qualquer hora e em qualquer circunstância mas que pode pôr em causa a segurança dos passageiros quando estão a bordo.

De acordo com Kurt Baumgartner, analista da Kaspersky Lab, “ligar-se a uma rede Wi-Fi representa sempre alguns riscos. Hoje em dia, são muitas as técnicas que os hackers utilizam para comprometer a segurança das redes wireless e aceder aos dispositivos ligados a elas. Por esta razão, ao ligar-se à rede de um avião também será possível a um cibercriminoso, que inclusive possa ir sentado ao nosso lado, tentar aceder ao nosso dispositivo”.

As longas horas de voo permitirão, assim, que os passageiros se liguem à Internet durante o trajeto, mas a dúvida que agora surge é se as redes Wi-Fi dos aviões são, ou não, seguras. É um assunto que será uma constante na comunidade internacional e que promete bastantes debates e discussões.

É uma medida que já vinha a ser prometida há algum tempo e que agora finalmente entrou em vigor. Os passageiros já podem utilizar Wi-Fi a bordo e enviar e receber SMS, chamadas ou e-mails, exceto no momento da descolagem e aterragem.

Cada vez são mais as companhias aéreas a incluir o serviço Wi-Fi na oferta que possuem e, na realidade, para os passageiros representa um grande avanço poder aceder a dados que precisem durante as viagens.

B!T

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Ahahah…. esta notícia dá vontade de rir!!! Porque ou é ignorância ou tentativa de alarmismo – visto que é citado um “expert” da Kaspersky, dificilmente independente, certamente muito mais interessado em vender ‘firewall’ e anti-virus da sua empresa.
    Os riscos a que os utentes estarão sugeitos quando se ligarem à wi-fi (e à net) num avião, são exactamente os mesmos que encontram num qualquer cyber-café ou em qualquer centro comercial ou outro local que ofereça wi-fi – nem mais, nem menos.
    E até mesmo em casa, muitas pessoas estão muito mais expostas do que pensam. Raramente mudam a password do router wi-fi fornecido pelas várias zon, meo, etc. Estas passwords são derivadas do mac address do dispositivo (e às vezes do número de série) e não faltam na net programas (e apps para os telemóveis) capazes de gerar as ditas passwords, para os vários operadores e para as mais variadas marcas de routers, a partir das informações que estes dispositivos disponibilizam durante uma tentativa de ligação.

RESPONDER

Vídeo de criança vítima de bullying gera onda de apoio global

Internautas de todo o mundo, inclusive celebridades, uniram-se para dar apoio ao menino australiano, de nove anos, que sofre de bullying por causa da sua aparência. De acordo com a BBC, Yarraka Bayles partilhou o vídeo …

Descoberta nova quasipartícula: o π-ton

Foi descoberta uma nova quasipartícula no Instituto de Tecnologia de Viena. Os cientistas batizaram-na de π-ton, uma quasipartícula que contém dois eletrões e duas lacunas. Existem diferentes tipos de partículas. Um deles, as quasipartículas, são excitações …

É oficial. Friends está de volta para um episódio especial

As preces dos fãs foram finalmente ouvidas. O elenco de Friends vai reunir-se para um episódio especial exclusivo na HBO Max. Jennifer Aniston, Courteney Cox, Lisa Kudrow, Matt LeBlanc, Matthew Perry e David Schwimmer voltarão ao …

Dieta ocidental está a deixar as pessoas menos inteligentes

Uma dieta pouco saudável, à base de hambúrgueres e doces está literalmente a deixar as pessoas menos inteligentes apenas no espaço de uma semana. Esta foi a conclusão de um estudo de investigadores da Universidade …

Pedro Proença: Sociedade deve atuar no combate ao racismo

O presidente da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) disse, esta sexta-feira, que a sociedade portuguesa deve atuar no combate ao racismo, violência, xenofobia e intolerância. A Liga vai lançar, durante este fim-de-semana, uma campanha com …

Na última década, Coreia do Norte gastou mais de meio milhão de dólares em cavalos russos

A Coreia do Norte gastou recentemente dezenas de milhares de dólares na aquisição de 12 cavalos provenientes da Rússia, de acordo com os dados alfandegários. A Coreia do Norte gastou quase meio milhão de dólares (584.302 …

O caranguejo "supervilão" do Canadá vai ser transformado em plástico biodegradável

Uma equipa de cientistas no Canadá desenvolveu um plano para transformar uma espécie invasora de crustáceo - conhecida como como caranguejo supervilão - em copos e talheres  de "plástico", usando as suas carapaças para criar …

Covid-19. Tripulante de navio japonês pode ser o primeiro português infetado

Um português que é tripulante do navio Princess Cruises, atracado no porto de Yokohama, no Japão, pode ter sido diagnosticado "positivo" com o novo coronavírus. Contactada pela agência Lusa, a diretora-geral de Saúde, Graça Freitas, afirma …

Harry e Meghan vão deixar de poder usar a marca Sussex Royal

O duque e a duquesa de Sussex vão deixar de poder usar a marca Sussex Royal, anunciou, esta sexta-feira, um porta-voz da casa real. "Estando o duque e a duquesa focados nos seus planos de estabelecer …

Messi marca quatro e embala Barcelona para o topo da La Liga

Um póquer de Lionel Messi embalou o FC Barcelona, este sábado, para a liderança da Liga espanhola, com uma "mão cheia" de golos na receção ao Eibar (5-0). Os catalães subiram ao topo de La Liga …