Web Summit em risco de sair da FIL

Miguel A. Lopes / Lusa

Abertura da Web Summit, em Lisboa

A Web Summit poderá abandonar os pavilhões da Feira Internacional de Lisboa (FIL), onde tem estado a grande maioria dos palcos e expositores da cimeira mundial de empreendedorismo e de tecnologia, depois da edição de 2019.

De acordo com o Expresso, que avança com a notícia na sua edição deste sábado, em causa está um “ambiente de ferro e fogo” e as discórdias entre a Câmara Municipal de Lisboa (CML) e a Fundação AIP, proprietária da FIL.

Como espaços alternativos à FIL, adianta o semanário, estão a Foz do Trancão e um espaço junto à Feira Popular, em Carnide.

Em declarações ao Expresso, a autarquia confirmou que  “colaborou no levantamento de possíveis locais e discutiu com a equipa as conclusões” do mesmo périplo, que foi “realizado com o apoio de consultores internacionais”.

O contrato entre a Web Summit, a Câmara Municipal de Lisboa e outras entidades públicas prevê que a área da FIL tenha, pelo menos, mais 90 mil metros quadrados de espaços de exposição permanente até 2021.

O presidente da Câmara de Lisboa, Fernando Medina está disposto a pagar a ampliação caso esse investimento resultasse numa “posição no capital da sociedade titular da infraestrutura correspondente ao investimento que realize bem como na gestão”. O valor da ampliação não é revelado oficialmente, mas uma “fonte conhecedora” apontou um valor ao Expresso: serão cerca de 30 milhões de euros.

O presidente da Fundação AIP, Jorge Rocha de Matos, não quer que seja o município a pagar e tem um plano diferente: de quase triplicar a área da FIL (passando de 40 mil para para 111 mil metros quadrados). Para a Câmara lisboeta, esse investimento é da “exclusiva responsabilidade da Fundação AIP e excede de forma significativa as necessidades de expansão da área expositiva para a Web Summit, bem como de um moderno centro de congressos”.

Não temos ainda qualquer confirmação formal que a próxima Web Summit se realizará na FIL”, afirmaou o vice-preside da AIP Carlos Brazão, em declarações ao Eco.

“Em anos anteriores a confirmação do espaço foi normalmente feita em finais do ano anterior ou princípio do ano do evento”, explica, mas desta vez isso ainda não aconteceu, apesar das tentativas de contacto por parte da dona do espaço, um dos que tem feito parte do evento, juntamente com a Altice Arena, escreve o diário de economia-

A maior conferência do mundo de tecnologia e empreendedorismo, que vai decorrer em Portugal até 2028 depois de três edições bem sucedidas, arranca a 4 de novembro. 

Nos primeiros três anos da cimeira em Portugal, o Governo investiu 1,3 milhões por ano. O impacto económico anual do evento, estimado pelo Governo em 2017, foi de 300 milhões de euros apenas em turismo e serviços associados.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

É possível fazer uma máscara de tecido em apenas alguns segundos

O cirurgião-geral norte-americano Jerome Adams disse que as máscaras faciais de pano podem ser feitas a partir de utensílios domésticos comuns. No início do mês, Jerome Adams, cirurgião-geral dos Estados Unidos, deixou um aviso ao público …

Há dois mil enfermeiros em casa em vigilância ativa (e 363 infetados)

De acordo com o comunicado da Ordem dos Enfermeiros, que sublinha a necessidade de testar estes profissionais, "já não há nenhum distrito sem enfermeiros infetados". Quase dois mil enfermeiros estão, atualmente, em casa em situação de …

Atribuição de certificados de imunidade tem de ser vista com cuidado

A imunologista Akiko Iwasaki diz que "ter anticorpos" contra o coronavírus "não significa" que "se vai estar protegido de uma reinfeção" ou que "não se vai contagiar". A imunologista japonesa Akiko Iwasaki afirmou, esta segunda-feira, que …

Mais de metade dos ventiladores que chegaram da China ficam na Grande Lisboa

A região Norte concentra 57% dos casos de covid-19, mas mais de metade dos 144 ventiladores que chegaram este domingo da China vão ficar na Grande Lisboa. Segundo o Público, os ventiladores são uma oferta feita …

Nova Iorque pondera enterrar temporariamente vítimas de covid-19 em parques urbanos

As autoridades de Nova Iorque, nos Estados Unidos, ponderam utilizar parques urbanos locais para enterrar temporariamente vítimas da pandemia de covid-19, anunciou o presidente do comité de saúde do conselho da cidade, Mark Levine. "Em breve, …

Ações de Isabel dos Santos arrestadas na NOS ascendem a 422 milhões

O Tribunal Central de Instrução Criminal arrestou em março 26,07% das ações da NOS, controladas indiretamente por Isabel dos Santos. No total, as ações ascendem a 422 milhões de euros. Segundo o Jornal Económico, a ZOPT, …

Vem aí uma Super Lua Rosa. É a maior de 2020

Na noite desta terça-feira, vai ser possível observar a maior e mais brilhante Lua cheia do ano de 2020. Chama-se "Super Lua Rosa". As superluas ocorrem quando a Lua está a 90% da sua abordagem mais …

Grávidas sem covid-19 voltam a ter acompanhantes no Hospital de Santa Maria

A suspensão, que decorria desde há 2 semanas no Hospital de Santa Maria, foi levantada "a pensar nos enormes benefícios para as grávidas nesse momento único", devido à "introdução de colheitas sistemáticas do novo coronavírus". As …

Miranda Sarmento acusa ministro da Economia de ter faltado à verdade

Joaquim Miranda Sarmento considera que o ministro da Economia "disse duas coisas que não são verdade" ao comentar as 18 propostas apresentadas pelo PSD esta segunda-feira. Em entrevista à Rádio Observador, Joaquim Miranda Sarmento, Presidente do …

Hospital da Cruz Vermelha acusa Francisco George de pôr em risco sobrevivência da unidade

Clínicos do Hospital da Cruz Vermelha Portuguesa (HCVP) acusam Francisco George de estar a colocar em risco "a sobrevivência clínica e económica" daquela unidade de saúde de Lisboa. Mais de 50 clínicos do Hospital da Cruz …