Web Summit teve proposta para se mudar para a Ásia, mas optou por Lisboa

André Kosters / Lusa

O fundador da Web Summit, Paddy Cosgrave

A Web Summit teve uma proposta para mudar-se para a Ásia, mas preferiu continuar em Lisboa. “Poderíamos ter recebido 25 milhões de euros e ir embora”, disse o fundador Paddy Cosgrave.

A edição deste ano da Web Summit volta a realizar-se em Lisboa, embora de forma totalmente virtual. Ainda assim, o evento vai manter o custo de 11 milhões de euros ao erário público, mantendo o preço acordado antes da pandemia, revela o fundador da conferência.

Paddy Cosgrave entende que se questionem os valores envolvidos, mas diz que a alternativa era cancelar por incumprimento do contrato e mudar este ano para a Ásia, de onde surgiram propostas tentadoras. “Poderíamos ter recebido 25 milhões de euros e ir embora”, realça o irlandês, em declarações ao Público.

“Tivemos propostas para fazê-la num país do Leste asiático este ano. Em vez disso, decidimos manter-nos em Portugal, porque essa é a melhor opção no longo prazo. Vamos organizar uma edição inteiramente online, que será, mesmo assim, a mais cara de sempre”, explica o empreendedor.

A mudança para o formato online resulta de uma “decisão coletiva”, garante Cosgrave, e acarreta uma quebra na receita “de 25 a 30 milhões”.

Apesar de entender as preocupações de alguns deputados, o criador da Web Summit justifica que “todas as grandes conferências da Europa e dos EUA foram canceladas e, no entanto, mantiveram-se as contribuições estatais ou federais”.

“Este é um ano muito mau para nós, mas estamos num casamento de dez anos e concluímos que o melhor era uma conferência digital”, assumiu.

Ainda assim, a Web Summit vai lançar uma nova conferência no continente asiático, reservando um anúncio oficial para a próxima semana.

Paddy Cosgrave argumenta que ficar em Lisboa foi a decisão certa, já que o “valor da marca está ligado a Portugal” e que tal mudança prejudicaria a reputação da Web Summit. “O que parece bom no curto prazo pode ser mau no longo prazo”, atirou.

“Não esqueçamos que a cidade de Valência nos ofereceu 17 milhões só para deixarmos Lisboa e mudarmo-nos para lá. Isto fora as contribuições que viriam do governo espanhol. Mesmo assim, decidimos ficar aqui, porque nem tudo é financeiro”, disse ainda.

Esta será a edição mais cara de sempre, reitera o irlandês. “Temos meia centena de engenheiros a trabalhar de manhã à noite, todo o ano. A infraestrutura, para 140 mil pessoas interagirem online é incrivelmente complexa e o custo elevado. A alternativa era fazer nada, e isso sairia mais barato”.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Há uma rua no Texas onde todas as casas foram impressas em 3D

Esta é a primeira comunidade de casas impressas em 3D nos EUA que está pronta a receber habitantes. A construção torna as habitações mais resistentes ao fogo e a inundações. Chama-se East 17th Street e fica …

A filha de Picasso doou nove obras do artista espanhol a França

A família de Pablo Picasso doou nove obras do artista ao Estado francês, que serão agora integradas no Museu Picasso, em Paris. Maya, a filha de Pablo Picasso, doou nove obras do artista como parte de …

Dormir bem? Depois da pandemia, não

O novo coronavírus criou uma "nação" de pessoas com insónias. Trabalhar menos horas pode ajudar. Insónias. Já eram um problema para muita gente até ao início de 2020 mas a pandemia que mudou o mundo também …

"Não posso ficar sentado a ver-nos voltar a 1972". Médico desafia a lei no Texas e admite que já fez um aborto

Um médico texano escreveu uma coluna de opinião no Washington Post a admitir que já fez um aborto no estado, depois da lei que proíbe interromper as gravidezes após seis semanas ter entrado em vigor. Em …

A cidade mais segura do mundo foi revelada (e é europeia)

Copenhaga foi eleita a cidade mais segura do mundo em 2021 pelo Índice de Cidades Seguras (SCI), da Economist Intelligence Unit. Quando se trata de escolher o destino a visitar, a segurança é um dos aspetos …

Benfica 3-1 Boavista | Águia evolui com Darwin para a vitória

Desde 1982/83 que o Benfica não vencia os primeiros seis jogos no Campeonato. Pois bem, na noite desta segunda-feira, os encarnados venceram o duelo ante o Boavista e fizeram xeque-mate graças ao bis de Darwin …

Milhões de pessoas em risco de tráfico e escravidão devido à crise climática, revela relatório

Milhões de pessoas forçadas a deixar as suas casas por causa da seca severa e ciclones correm o risco da escravidão moderna e de tráfico humano nas próximas décadas, alertou um novo relatório publicado esta …

Mercado teme corrida ao imobiliário com o fim dos vistos gold

A partir de janeiro, segundo as novas regras aplicáveis aos vistos gold, vão deixar de estar abrangidos os investimentos em imobiliário com destino a habitação em Lisboa, no Porto e no litoral. O regime que visa …

Desempregados inscritos no IEFP caem 10% em agosto

O número de desempregados inscritos no Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP) voltou a cair, pelo quinto mês consecutivo. Agosto fechou com 368.404 desempregados inscritos nos serviços públicos de emprego De acordo com os dados …

Agora que a catedral de Notre-Dame está estabilizada, pode dar-se início à reconstrução

Dois anos e meio após o incêndio que devastou a catedral de Notre-Dame, o edifício encontra-se seguro para iniciar o processo de reconstrução, que se espera estar concluído em 2024. Os trabalhos de segurança e consolidação …