Edifício de Londres que derrete carros eleito o mais feio de Inglaterra

gwallter / Flickr

O "Walkie-talkie", em Londres (à direita)

O “Walkie-talkie”, em Londres (à direita)

Um arranha-céus em Londres, desenhado pelo arquiteto uruguaio Rafael Vinoly e conhecido como o “Walkie-talkie”, foi eleito o “edifício mais feio do Reino Unido”.

Ao prédio, com 160 metros de altura, 34 pisos e cuja construção terminou em abril de 2014, foi atribuída a Taça do Carbúnculo, o prémio para o “prédio mais feio construído nos últimos doze meses no país”, concedido pela revista de arquitetura Building Design.

O arranha-céus de escritórios, que está localizado no centro financeiro da capital britânica e que no topo tem um jardim, um miradouro e um restaurante, tem sido alvo de muitas críticas.

Desde que foi construído, em 2014, o número 20 da Fenchurch Street, no centro de Londres, tem sido notícia por supostamente provocar correntes de vento capazes de derrubar os peões na rua e, segundo consta, por ser capaz de derreter carros com o reflexo do sol nas suas paredes envidraçadas com ângulos estranhos.

O reflexo da luz do sol provocado pelo prédio é tão intenso que em 2013 o dono de um Jaguar acusou o edifício, na altura em construção, de ser o responsável por o seu carro ter ficado arruinado.

“O carro esteve estacionado na City por umas duas horas e agora está completamente empenado”, afirmou Martin Lindsay, o infeliz proprietário do Jaguar. “Ficou totalmente arruinado”, lamentou-se.

Alguns vizinhos contaram também que o reflexo do prédio foi responsável por provocar um buraco no tapete de boas-vidas de uma barbearia, do outro lado da rua.

“Estávamos a trabalhar, e de repente começou a sair fumo do tapete”, contou à BBC o proprietário da barbearia, Ali Akay.

“Este é um assunto de saúde e segurança pública, e eles tinham saber disto antes de construir o prédio”, defende Akay.

Mas os reflexos do sol são o menos. O problema é que o edifício é feio. Muito feio.

“É uma torre que parece de um filme de James Bond. É mais típica de um vilão daqueles filmes. Além disso, pode derreter os carros com o reflexo dos raios de sol”, diz Eleanor Jollifee, um dos membros do júri.

Para Thomas Lane, editor da Building Design, o prédio “invade o horizonte londrino como um penetra numa festa”.

A cobertura abaulada do prédio “premiado” também já foi comparada a um terminal de aeroporto.

“O resultado disto é que os londrinos têm agora de aturar a vista deste carbúnculo inchado”, acrescenta Lane.

ZAP / Lusa

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. O edifício em questão tem 34 pisos e não 347 como é referido!
    “Bonito ou feio” pouco importa, sendo certo que o edifício, até pela exposição mediática que lhe estão a dar já se transformou em mais uma landmark da cidade de Londres (walkie-talkie), mesmo junto ao sugestivo supositório gigante da da Swiss Re.

RESPONDER

Achados da Idade do Bronze descobertos em Mafra

Vestígios da Idade do Bronze foram encontrados durante a construção do Centro de Saúde de Mafra e são os mais antigos até agora descobertos na vila, disse esta segunda-feira à Lusa a arqueóloga Ana Catarina …

Filho de José Eduardo dos Santos em prisão preventiva

O filho do ex-Presidente angolano está em prisão preventiva por suspeita de vários crimes. Vários jornais estão a avançar que José Filomeno dos Santos, filho do ex-Presidente angolano, está em prisão preventiva. Em causa estão os crimes …

Metallica regressam a Portugal

A banda americana regressa a Portugal a 1 de maio de 2019, num concerto no estádio do Restelo, em Lisboa. O concerto em solo luso da digressão WorldWired será o primeiro de 20 concertos agendados …

Jovem indonésio sobreviveu 48 dias à deriva no Pacífico

Um jovem indonésio sobreviveu 48 dias com a ajuda de uma plataforma para captura de peixe até ter sido resgatado por um cargueiro a cerca de dois mil quilómetros do território norte-americano de Guam, no …

Câmara de Braga condenada a pagar mais 4 milhões pelo Estádio

Construído nos mandatos de Mesquita Machado, o estádio tinha um orçamento inicial de 65 milhões, mas acabou por custar mais de 150 milhões. O Tribunal Administrativo e Fiscal condenou a Câmara de Braga a pagar mais …

Movimento de Rui Moreira confronta António Costa sobre Infarmed

A Associação Cívica Porto, o Nosso Movimento pediu, este domingo, ao primeiro-ministro que esclareça se apoiou o ministro da Saúde na decisão de reavaliar a eventual transferência do Infarmed para o Porto. A associação Porto, o …

Nova acusação de assédio sexual contra juiz nomeado por Trump para o Supremo

O juiz nomeado pelo Presidente dos EUA para o Supremo Tribunal foi acusado por uma segunda mulher, este domingo, de assédio sexual na década de 80.  A New Yorker noticiou, este domingo, que os democratas que …

"Hard Brexit" pode ser o fim do Reino Unido

A primeira-ministra do Reino Unido, Theresa May, tem sido alertada por elementos do seu Executivo para o possível desmembramento do Reino Unido, num cenário de saída da União Europeia sem acordo, o chamado ‘hard Brexit’. Após …

Duas sondas japonesas pousaram num asteróide e fizeram História

Pela primeira vez na história, o Homem conseguiu aterrar dois rovers não tripulados num asteróide. A proeza histórica aconteceu este sábado e deveu-se aos japoneses. "Fiquei impressionado com o que conquistamos no Japão. Este é apenas …

Milionário da Somague declara falência e pede perdão de 67 milhões de euros

O ex-presidente da Somague, Diogo Vaz Guedes, declarou falência, pedindo o perdão de dívidas superiores a 67 milhões de euros. O Novo Banco e o BCP estão entre os credores do milionário. O jornal Correio da …