Edifício de Londres que derrete carros eleito o mais feio de Inglaterra

gwallter / Flickr

O "Walkie-talkie", em Londres (à direita)

O “Walkie-talkie”, em Londres (à direita)

Um arranha-céus em Londres, desenhado pelo arquiteto uruguaio Rafael Vinoly e conhecido como o “Walkie-talkie”, foi eleito o “edifício mais feio do Reino Unido”.

Ao prédio, com 160 metros de altura, 34 pisos e cuja construção terminou em abril de 2014, foi atribuída a Taça do Carbúnculo, o prémio para o “prédio mais feio construído nos últimos doze meses no país”, concedido pela revista de arquitetura Building Design.

O arranha-céus de escritórios, que está localizado no centro financeiro da capital britânica e que no topo tem um jardim, um miradouro e um restaurante, tem sido alvo de muitas críticas.

Desde que foi construído, em 2014, o número 20 da Fenchurch Street, no centro de Londres, tem sido notícia por supostamente provocar correntes de vento capazes de derrubar os peões na rua e, segundo consta, por ser capaz de derreter carros com o reflexo do sol nas suas paredes envidraçadas com ângulos estranhos.

O reflexo da luz do sol provocado pelo prédio é tão intenso que em 2013 o dono de um Jaguar acusou o edifício, na altura em construção, de ser o responsável por o seu carro ter ficado arruinado.

“O carro esteve estacionado na City por umas duas horas e agora está completamente empenado”, afirmou Martin Lindsay, o infeliz proprietário do Jaguar. “Ficou totalmente arruinado”, lamentou-se.

Alguns vizinhos contaram também que o reflexo do prédio foi responsável por provocar um buraco no tapete de boas-vidas de uma barbearia, do outro lado da rua.

“Estávamos a trabalhar, e de repente começou a sair fumo do tapete”, contou à BBC o proprietário da barbearia, Ali Akay.

“Este é um assunto de saúde e segurança pública, e eles tinham saber disto antes de construir o prédio”, defende Akay.

Mas os reflexos do sol são o menos. O problema é que o edifício é feio. Muito feio.

“É uma torre que parece de um filme de James Bond. É mais típica de um vilão daqueles filmes. Além disso, pode derreter os carros com o reflexo dos raios de sol”, diz Eleanor Jollifee, um dos membros do júri.

Para Thomas Lane, editor da Building Design, o prédio “invade o horizonte londrino como um penetra numa festa”.

A cobertura abaulada do prédio “premiado” também já foi comparada a um terminal de aeroporto.

“O resultado disto é que os londrinos têm agora de aturar a vista deste carbúnculo inchado”, acrescenta Lane.

ZAP / Lusa

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. O edifício em questão tem 34 pisos e não 347 como é referido!
    “Bonito ou feio” pouco importa, sendo certo que o edifício, até pela exposição mediática que lhe estão a dar já se transformou em mais uma landmark da cidade de Londres (walkie-talkie), mesmo junto ao sugestivo supositório gigante da da Swiss Re.

RESPONDER

Estoril vs Benfica | Salvio em cima do gongo

O Benfica arrancou um suado triunfo por 2-1 na visita ao Estoril Praia. A formação benfiquista marcou primeiro, foi superior no primeiro tempo, mas no segundo, os “canarinhos” deram a volta ao texto e justificaram …

Cientistas criam "tatuagem biomédica" para detetar vários tipos de cancro

Cientistas suíços desenvolveram uma "tatuagem biomédica" que escurece quando deteta mudanças no corpo que podem indicar a presença de cancro. Os investigadores do Instituto Federal de Tecnologia de Zurique (ETH), na Suíça, desenvolveram uma "tatuagem biomédica" …

Vinho tinto e frutos vermelhos podem prevenir doenças mentais

As substâncias presentes nos frutos vermelhos e no vinho tinto podem contribuir para a prevenção da depressão e doenças neurodegenerativas. Investigadores do Centro de Investigação em Tecnologias e Serviços de Saúde (Cintesis) descobriram que as substâncias …

Karl Lagerfeld: "Se não querem que vos baixem as calças, não sejam modelos"

O designer não ficou calado e fez declarações sobre queixas de assédio sexual na indústria do cinema e da moda à revista francesa Número Magazine. Karl Lagerfeld, designer de moda e responsável pela Fendi e Chanel, …

Descobertas acidentalmente ossadas humanas com mil anos enterradas duas vezes

Uma equipa de investigadores do Instituto Politécnico Nacional do México descobriu restos mortais de antigos indígenas que datam do ano de 1100 d.C.. Fósseis humanos com cerca de mil anos foram encontrados na praia de El …

Vem aí chuva de poeiras vindas do Norte de África

Este fim de semana, o sul de Portugal pode enfrentar uma chuva carregada de poeiras vindas do Norte de África. O IPMA explica que se trata apenas de uma deposição. Uma chuva de poeiras pode atingir …

Marcelo deverá vetar mudança de género aos 16 anos

O Presidente da República deverá vetar a lei que permite a mudança de género no registo civil aos 16 anos, por questionar não ser necessário um relatório médico. Marcelo Rebelo de Sousa deverá vetar a lei …

Nacionalidade automática para filhos de imigrantes há 2 anos em Portugal

Os filhos de imigrantes que vivam em Portugal há dois anos vão ser considerados portugueses originários, a não ser que declarem que não querem ser portugueses. Esta alteração vai "inverter a atual regra" e irá encurtar …

Eleições de 2019 com plano europeu para travar perturbações nas redes sociais

Em 2019, o objetivo central dos técnicos da "sala de situação" é proteger as infraestruturas de apoio ao processo eleitoral, nas europeias e as legislativas, ainda sem data marcada. O cenário internacional tem sido marcado pela …

PSD dá a Costa espaço para reformar o SNS sem o Bloco

O ministro-sombra da saúde de Rui Rio, Luís Filipe Pereira, está a preparar um documento estratégico sobre o SNS. O PSD pretende, assim, ir a jogo na discussão sobre o futuro do Serviço Nacional de Saúde. A …