/

“Vulcão de gelo” com 15 metros emerge no Cazaquistão

1

No Cazaquistão é possível ver um “vulcão de gelo” com 15 metros de altura, que tem atraído o interesse de vários turistas e locais.

O inverno é duro no Cazaquistão e, este ano, as condições meteorológicas alinharam-se, resultando numa torre de gelo com 15 metros de altura. Este “vulcão de gelo”, como alguns cientistas lhe chamam, formou-se a partir da água de uma nascente que jorra de uma planície gelada.

Ao contrário de um típico vulcão de lava, neste caso, o gelo vem de uma fonte termal. A água salta para a atmosfera e congela ao cair na superfície, explica o Business Insider. Com o tempo, uma estrutura oca forma-se, semelhante a um vulcão.

Este é um fenómeno comum na região de Almaty, no Cazaquistão, que todos os anos é motivo de interesse dos locais que viajam até lá para tirar fotografias. Por volta do ano novo, as redes sociais enchem-se de fotografias de pessoas que visitam este “vulcão de gelo”.

Cones semelhantes podem também ser vistos noutros lugares do planeta. Nos Estados Unidos, são frequentemente vistos nos Grandes Lagos, como o Lago Erie e o Lago Ontário.

A dimensão dos “vulcões de gelo” norte-americanos não é comparável à do cazaque, mas o processo pelo qual se forma é semelhante.

Nos dias de hoje é praticamente impossível pensar no Cazaquistão sem pensar em Borat, a personagem do filme homónimo criada pelo humorista e ator britânico Sacha Baron Cohen.

Embora Borat retrate os cazaques como sendo um povo retrógrado, racista, homofóbico e misógino, a personagem fictícia é já uma figura do país. Vítima do humor de Sacha Baron Cohen, o Cazaquistão decidiu ficar com a fama e o proveito e adotou uma das expressões mais icónicas de Borat como slogan turístico: “Very nice!”

Numa série de pequenos vídeos promocionais, a expressão é utilizada para mostrar algumas das melhores qualidades do país, desde a paisagem montanhosa à gastronomia.

ZAP //

Siga o ZAP no Whatsapp

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.