“Very nice!”. Cazaquistão inspira-se em Borat para o seu novo slogan turístico

Borat, personagem interpretada por Sacha Baron Cohen.

O Cazaquistão criou uma série de pequenos vídeos para promover o turismo do país. Para tal, recorreu a uma das mais icónicas frases da personagem fictícia Borat.

Nos dias de hoje é praticamente impossível pensar no Cazaquistão sem pensar em Borat, a personagem do filme homónimo criada pelo humorista e ator britânico Sacha Baron Cohen.

Borat é um famoso jornalista do Cazaquistão que viaja para os Estados Unidos para fazer um documentário sobre os hábitos dos cidadãos norte-americanos. O primeiro filme saiu em 2006 e, na semana passada, estreou a tão esperada sequela.

Embora Borat retrate os cazaques como sendo um povo retrógrado, racista, homofóbico e misógino, a personagem fictícia é já uma figura do país. Vítima do humor de Sacha Baron Cohen, o Cazaquistão decidiu ficar com a fama e proveito e adotou uma das expressões mais icónicas de Borat como slogan turístico: “Very nice!”

Numa série de pequenos vídeos promocionais, a expressão é utilizada para mostrar algumas das melhores qualidades do país, desde a paisagem montanhosa à gastronomia.

Borat e Cazaquistão estão agora tão intrinsecamente ligados na imaginação popular que faz sentido tomar proveito do seu reconhecimento mundial. Basta olhar para a altura em que estreou o primeiro filme, que levou o turismo a registar um aumento significativo nesse período.

Em declarações ao Huffington Post, o vice-presidente do conselho de turismo do país disse que a campanha “oferece a descrição perfeita do vasto potencial turístico do Cazaquistão de uma forma curta e memorável”.

“A natureza do Cazaquistão é muito boa; a sua comida é muito boa; e o seu povo, apesar das piadas de Borat sugerirem o contrário, é um dos mais simpáticos do mundo. Gostaríamos que todos experimentassem o Cazaquistão por si próprios visitando o nosso país, para que pudessem ver que a terra natal de Borat é melhor do que aquilo que podem ter ouvido“, acrescentou.

No entanto, nem todos estão contentes com a imagem pintada pelos filmes de Borat. Mais de 100 mil cazaques assinaram uma petição para que a sequela do filme fosse cancelada.

Ao The New York Times, o ator Sacha Baron Cohen explicou: “Isto é uma comédia, e o Cazaquistão no filme não tem nada a ver com o país real. Escolhi o Cazaquistão porque era um lugar do qual quase ninguém nos Estados Unidos sabia nada, o que nos permitiu criar um mundo selvagem, cómico e falso. O verdadeiro Cazaquistão é um belo país com uma sociedade moderna e orgulhosa – o oposto da versão de Borat”.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

O envelhecimento celular em humanos foi parcialmente revertido (com o uso de oxigénio)

Investigadores da Universidade de Tel Aviv, em Israel, descobriram uma forma de reverter o processo de envelhecimento celular e podem ter feito um avanço na procura pela juventude eterna. O novo estudo publicado na revista Aging …

Porto 0-0 Man City | Pragmatismo portista garante “oitavos”

O FC Porto está nos oitavos-de-final da Liga dos Campeões. Os “azuis-e-brancos” precisavam apenas de um empate, ou que o Olympiacos não vencesse em França, em casa do Marselha, e ambos os pressupostos aconteceram – …

O céu tingiu-se de roxo na Suécia (e a culpa era de uma plantação de tomates)

O céu ficou misteriosamente tingido de roxo em Trelleborg, a cidade mais a sul da Suécia, por causa da luz vinda de uma plantação de tomate enuma cidade próxima. Há algumas semanas, os moradores de Trelleborg …

Maurícias estão a abater um morcego ameaçado de extinção por interesses económicos

O morcego das Maurícias, em perigo de extinção, é mais uma vez o centro de um polémico abate nas mãos do Governo, para alarme das organizações de conservação da vida selvagem. Sob pressão de agricultores e …

Procurador-geral dos EUA: não há provas de fraude eleitoral generalizada

O procurador-geral dos Estados Unidos da América, William Barr, reconheceu hoje que não houve fraude em dimensão suficiente para invalidar a vitória do democrata Joe Biden nas eleições presidenciais norte-americanas. "Nesta altura, não vimos fraude a …

Parque de esculturas subaquático vai ser inaugurado em Miami

Miami vai servir de casa para um novo parque de esculturas subaquático como nunca viu. O ReefLine é projetado para servir como um recife artificial e vai estar disponível a receber visitantes em dezembro de …

Da "política do filho único" aos incentivos à natalidade: como a China tem mudado a sua estratégia populacional

A China está a planear incluir novas medidas para estimular a taxa de natalidade do país e lidar com o rápido envelhecimento da população. A estratégia passa pelo “plano de cinco anos” que deverá estar …

Vacinação será “grande prioridade” de presidência portuguesa da UE

O primeiro-ministro português, António Costa, referiu hoje que a vacinação contra a covid-19 deverá ser uma das “grandes prioridades” da presidência portuguesa do Conselho da União Europeia (UE), após um encontro com o presidente do …

No Cambodja, os aldeões usam "espantalhos mágicos" para afastar a covid-19

Os aldeões do Cambodja têm evitado a pandemia de covid-19 sem máscaras nem distanciamento social, mas sim com "espantalhos mágicos" que espantam o vírus mortal. Os dois espantalhos de Ek Chan, um aldeão de 64 anos, …

O Arecibo desabou. É o fim de uma era à procura de vida extraterrestre

O Observatório de Arecibo, em Porto Rico, morreu. Três semanas depois de um dos principais cabos de sustentação da sua cúpula ter desabado, danificado irremediavelmente o radiotelescópio, o icónico caçador de vida extraterrestre antecipou-se à …