Erupção do vulcão Etna causa problemas económicos na Sicília

Orietta Scardino / EPA

Vulcão Etna em erupção

Nos últimos meses, o vulcão Etna tem estado em constante erupção e o custo de limpeza das cinzas está a deixar muitas cidades da Sicília à beira da falência.

O vulcão Etna – um dos mais ativos do mundo – tem dado muito trabalho às autoridades italianas.

O facto do vulcão estar em constante erupção faz com que os trabalhos de limpeza tenham de ser frequentes, mas este é um processo que não é barato.

Na passada segunda-feira, o governo italiano disponibilizou 5 milhões de euros para compensar várias aldeias que têm lutado para se livrar das cinzas vulcânicas, cujo custo pode chegar a mais de 1 milhão de euros por cada erupção.

Em declarações ao jornal The Guardian, Alfio Previtera, funcionário municipal da cidade de Giarre, uma das aldeias mais afetadas pelas cinzas do Etna, disse que “a situação é muito grave”, pois “está tudo coberto de cinzas.

O responsável acrescentou ainda que desde março, cerca de 25 mil toneladas de cinzas assolaram a cidade. “As pessoas estão a usar guarda-chuvas como proteção”, frisou.

De acordo com a lei italiana, as cinzas provenientes de vulcões em erupção são consideradas resíduos especiais, o que aumenta o custo do seu descarte para cerca de 20 euros por metro cúbico.

“A cada erupção, o Etna expele dezenas de milhares de cinzas por metro cúbico”, refere Boris Behncke, vulcanologista do Instituto Nacional de Geofísica de Catânia, explicando que esta situação “é um problema para os municípios”.

Segundo o especialista, para conseguir fazerem a manutenção dos resíduos, várias cidades têm acumulado uma grande dívida, sendo que algumas já entraram num “colapso financeiro”.

Para evitar que os municípios fiquem os cofres vazios, o Senado aprovou, na semana passada, uma lei que determina que as cinzas já não precisam de ser consideradas lixo especial.

“A lei vai reduzir significativamente os custos de limpeza”, destaca Silvio Grasso, engenheiro e chefe da proteção civil de Giarre.

Grasso prevê que com a nova lei, as cinzas podem ser utilizadas “na agricultura para tornar a terra mais fértil, ou na construção. Ainda assim o problema persiste porque o Etna ainda está em erupção”, relembra.

Desde fevereiro, o vulcão Etna, que se encontra a 3.300 metros acima do nível do mar, entrou em erupção, com fontes de lava de 2.000 metros de altura.

De 1977 até o presente, houve centenas de episódios semelhantes ao atual, incluindo a sequência excecional de entre janeiro e agosto de 2000 e entre 2011 e 2013.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Asteroide que dizimou dinossauros permitiu que as cobras evoluíssem (e se espalhassem pelo mundo)

As cobras devem, em parte, o seu sucesso na Terra ao asteroide que atingiu o planeta há 66 milhões de anos e levou à extinção dos dinossauros, aponta um novo estudo. Além da extinção dos dinossauros …

Novo modelo geofísico ajuda a prever furacões com origem no Golfo do México

Ao analisar a temperatura da atmosfera, que se encontra a vários quilómetros acima da Terra, os investigadores descobriram uma forma de prever quantos furacões podem afetar o Golfo do México no verão e no outono. Os …

Requiem. Supernova irá fazer uma "reaparição fantasmagórica" em 2037

Uma supernova distante, chamada Requiem, vai fazer uma "reaparição fantasmagórica" em 2037. O Hubble captou-a três vezes em 2016, graças a um fenómeno conhecido como lente gravitacional. A Requiem é o resultado de uma explosão estelar …

A polícia holandesa achava que tinha em mãos o mafioso mais procurado da Europa. Afinal, era só um fã de F1

Um homem de Liverpool de 54 anos pensava que o grande evento da sua viagem aos Países Baixos seria assistir ao Grande Prémio de Fórmula 1, mas acabou detido numa prisão de alta segurança por …

Cobertura global de corais caiu para metade desde 1950, revela relatório

A cobertura global de recifes de coral caiu para metade desde 1950, cenário originado pelo aquecimento global, pesca excessiva, poluição e destruição de habitats naturais, revelou uma análise divulgada esta sexta-feira. Desde a Grande Barreira de …

O sonho de Christo concretizou-se, 60 anos depois. O Arco do Triunfo foi embrulhado como um presente

Já desde o início dos anos 60 que Christo imaginava como seria cobrir o Arco do Triunfo em tecido. A sua visão foi finalmente concretizada e pode ser visitada entre 18 de Setembro e 3 …

Holanda. Ministra da Defesa renuncia devido à crise de evacuação do Afeganistão

Após a ministra das Relações Externas holandesa, Sigrid Kaag, renunciar devido ao desastre da evacuação do Afeganistão, esta sexta-feira foi a vez da ministra da Defesa, Ank Bijleveld. Segundo relatou o Guardian, acredita-se que os ministros …

Tribunal da África do Sul recusa anular pena de prisão do ex-Presidente Jacob Zuma

O mais alto tribunal da África do Sul rejeitou o pedido do ex-Presidente Jacob Zuma para anular a sua sentença de 15 meses de prisão por não comparecer a uma sessão de inquérito por corrupção. Em …

EUA. Advogado planeou o próprio assassinato para o filho receber seguro. Foi detido por fraude

Um influente advogado norte-americano, cuja esposa e um dos filhos foram assassinados, foi acusado de fraude contra uma empresa de seguros e falso testemunho por organizar o seu próprio assassinato. Segundo avançou a agência France-Presse, …

Norberto Mourão conquista bronze nos Mundiais de canoagem adaptada

Norberto Mourão já tinha conquistado o bronze nos Jogos Paralímpicos de Tóquio e junta agora mais uma medalha à colecção, desta vez nos Mundiais de canoagem adaptada. O atleta de canoagem adaptada Norberto Mourão conquistou hoje …