Cem mil famílias vão receber 1.300 euros para melhorar conforto térmico de casa

Cerca de 100 mil famílias carenciadas vão receber vouchers no valor de 1.300 euros para melhorar a eficiência energética das suas casas.

Parte do dinheiro da “bazuca europeia” vai destinar-se a melhorar a eficiência energética. O Ministério do Ambiente anunciou que vão ser distribuídos 100 mil vales no valor de 1.300 euros pelas famílias portuguesas para pagar obras que melhorem o conforto térmico.

Segundo o Jornal de Notícias, estes vales vão cobrir a totalidade da despesa feita e vão abranger a compra de fogões elétricos, aquecedores, equipamentos para arrefecer a casa ou na instalação de painéis solares para a produção de energia para auto consumo.

O apoio também pode ser usado para pagar obras que melhorem a eficiência energética das habitações, como a troca de portas, de janelas ou do revestimento de paredes exteriores e de coberturas.

O primeiro concurso deverá ser lançado este verão e deve alcançar, pelo menos, 20 mil agregados.

O sistema de vouchers está a ser desenhado assente numa “rede de fornecedores locais”, refere o secretário de Estado Adjunto e da Energia, João Galamba, ao JN.

“Há uma oportunidade, à boleia do combate à pobreza energética, de dinamizar a economia local que venderá os equipamentos e fará as instalações nas casas”, referiu o governante.

Dos seis milhões de edifícios de habitações, mais de metade foram construídos sem requisitos térmicos. O alerta da associação Zero não é de agora, mas o apoio do Governo só foi anunciado esta quarta-feira.

O Governo espera que este processo esteja concluído até ao fim de junho.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. mais uma fortuna, para a classe média pagar, acho que o irs vai passa a ser taxa única de 60%. A divida continua a aumentar, a coisa está linda e depois falam da bazuca, o problema é quando ela rebentar…

  2. Não é preciso ser-se da “classe média”. Pertenço à “classe miserável”, mas como fiquei viúvo, pago quase 3 vezes mais de IRS de quando era casado. Subsídios de férias e de natal já nem chegam para pagar o IRS.

    • Se paga muito IRS, isso é bom. Pior estou eu que nem sequer recebo de reforma o suficiente para pagar IRS!!

RESPONDER

“Incompetência e arrogância”. Cabrita está (novamente) debaixo de fogo. Partidos pedem a sua demissão

Eduardo Cabrita, ministro da Administração Interna, está mais uma vez no centro da polémica. Depois de ter avançado com uma requisição civil para que mais de 20 imigrantes fossem transportados para o Zmar, durante a …

Fernando José é o candidato do PS a Setúbal. Ana Catarina Mendes concorre à Assembleia Municipal

O deputado e vereador socialista Fernando José é o cabeça de lista do PS às próximas eleições autárquicas para a Câmara de Setúbal e Ana Catarina Mendes à Assembleia Municipal, revelou fonte oficial do Partido …

Portugal na zona de queda dos restos do foguetão chinês

O foguete de Longa Marcha chinês que foi lançado a 29 de abril, e agora está a preocupar o mundo. As previsões é que a reentrada na atmosfera se dê até ao próximo dia 9 …

CIP propõe "almofada" pública de 8.000 milhões para resolver moratórias

A Confederação Empresarial de Portugal (CIP) propôs ao Governo criar uma "almofada" de garantias públicas no valor de oito mil milhões de euros para dar poder às empresas e levar a banca a renegociar os …

Reino Unido. Variante indiana é “preocupante“ e já infetou idosos vacinados

No Reino Unido, já foram encontradas 48 cadeias de transmissão da variante indiana e sabe-se que há transmissão comunitária. A Public Health England classifica esta variante como “preocupante”. A direção geral de saúde de Inglaterra (PHE …

Petição para cancelar Jogos Olímpicos conta já com 200 mil assinaturas

Uma petição 'online' a pedir o cancelamento dos Jogos Olímpicos Tóquio2020 devido à pandemia da covid-19 ultrapassou esta sexta-feira as 200 mil assinaturas, avançou a agência Lusa. A campanha, lançada na quarta-feira pelo advogado e ativista …

“Não queremos estragar a nossa joia da coroa“. Governo pode limitar acesso da Peneda-Gerês

O Secretário de Estado da Conservação da Natureza concorda com os autarcas, sobre o impacto positivo do turismo para as populações, mas nota que o sucesso do PNPG não pode pôr em causa os valores …

Fome e seca levam milhares de angolanos a fugirem para a Namíbia

A fome provocada pela seca extrema na província de Cunene, no sul de Angola, está a levar milhares de pessoas a fugir para a Namíbia. "A estiagem provocou a rutura de 'stocks' alimentares das comunidades e …

Governo britânico confirma Portugal na “lista verde” de viagens. Preço das viagens disparou

Portugal vai estar na “lista verde” de países considerados seguros para viajar e isentos de quarentena na chegada a Inglaterra a partir de 17 de maio, anunciou hoje o ministro dos Transportes britânico, Grant Shapps. Portugal …

Nova Zelândia vai proteger fiorde emblemático de turismo de massas

O Governo da Nova Zelândia anunciou que vai proteger do turismo de massas a paisagem natural do icónico fiorde Milford Sound-Piopiotahi, património mundial na ilha do Sul. O turismo em Milford Sound-Piopiotahi, considerado um dos principais …