“Vou rezar para que não me matem antes de terminar o meu trabalho.” Mas Molavi foi morto a tiro

Queria divulgar documentos confidenciais do regime iraniano, mas foi morto antes de cumprir a sua ambição. Mesut Molavi integrava o Black Box, um “meio para expor a corrupção, os crimes e os bastidores do regime da República Islâmica do Irão”.

Mesut Molavi nasceu em Isfahan, a quase 400 quilómetros a sul de Teerão. Estudou nos Estados Unidos, na Universidade do Arizona, onde se doutorou em inteligência artificial. Depois rumou à Turquia, onde foi convidado várias vezes a participar em programas de rádio e de televisão em que era apresentado como o pai da inteligência artificial.

As autoridades não o confirmam, mas a imprensa turca escreve que Molavi pertencera aos serviços secretos do Irão – e terá sido essa proximidade com o regime que o traiu. Molavi teve acesso a informação confidencial e, em março do ano passado, foi associado pela primeira vez ao Black Box, um canal no Telegram que se define como um “meio para expor a corrupção, os crimes e os bastidores do regime da República Islâmica do Irão”.

Molavi partilhou documentos escritos, informações avulso e áudios. Segundo o Expresso, durante 20 meses, divulgou tudo o que deveria ser secreto. Até à noite sangrenta do dia 14 de novembro.

O iraniano de 35 anos caminhava com um amigo, de telemóvel na mão, quando, sem se aperceber, dois outros homens surgiram a disparar sobre si mesmo. Onze tiros fizeram o corpo do ativista cair no chão de uma rua do bairro de Sisli, em Istambul, Turquia. Mesut Molavi acabou por morrer pouco tempo depois.

Num dos últimos tweets daquele que era um dos administradores do Black Box, “a voz ruidosa dos iranianos”, lia-se: “Vou erradicar os comandantes da máfia corrupta e rezar para que não me matem antes de terminar o meu trabalho“. Molavi temia o que acabou mesmo por acontecer.

O teor dos documentos que Molavi queria divulgar nos próximos dias não é conhecido. De acordo com a imprensa, sabia-se apenas que poderiam comprometer as autoridades do Irão.

Há suspeitas de que Molavi tenha sido executado por ordem do regime iraniano, dado o historial de dissidentes do regime assinados também em Istambul.

LM, ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Infelizmente todos os regimes totalitários tais como os comunistas do tipo Coreia do Norte, Cuba, Venezuela e essa bizarra teocracia iraniana, são todos farinha do mesmo saco. Comandados com mão de ferro e sangue por um pequeno grupo de tiranos psicopatas e/ou genocidas garantidos por militares cheios de privilégios…

RESPONDER

Evolução de parasita está a tornar mais difícil detetar e tratar a malária

Uma mutação do parasita que causa a malária está a "camuflar" as proteínas que são identificadas nos testes rápidos, tornando mais difícil detetar e tratar a doença. De forma semelhante aos testes à covid-19, baratos e …

Banguecoque em alerta. Mais de 70.000 casas inundadas na Tailândia

As autoridades tailandesas têm feito esforços para proteger partes de Banguecoque das cheias, que já inundaram 70.000 casas e mataram seis pessoas nas províncias no norte e centro do país. A tempestade tropical Dianmu causou cheias …

Exilados sírios obrigados a pagar taxas para evitar o alistamento obrigatório

No início deste ano, Yousef, um sírio de 32 anos que vive na Suécia, teve que pagar as taxas que lhe isentavam da obrigatoriedade de se alistar no exército da Síria, caso contrário a família …

Portugal tem cerca de 8.200 pessoas em situação de sem-abrigo, mais de metade em Lisboa

Estima-se que, em 2020, cerca de 485 pessoas tenham abandonado esta condição, o que representa uma descida de 39% face a 2019. Portugal terá cerca de 8.200 pessoas em situação de sem-abrigo, segundo os resultados de …

Simone Biles: "Deveria ter desistido muito antes dos Jogos Olímpicos"

"Uma mulher preta tem que ser a melhor, as pessoas tentam menosprezar", lamentou a multi-campeã olímpica de ginástica. Simone Biles não conquistou qualquer medalha de ouro nos Jogos Olímpicos deste ano mas foi a atleta mais …

Mãe e filho de 2 anos morrem à porta do estádio. Jogo decorreu normalmente

Queda aconteceu pouco antes de começar um jogo da Major League Baseball, em San Diego. O desporto passou para segundo plano na tarde deste domingo, pouco antes de um jogo de beisebol, nos Estados Unidos da …

"Blá blá blá". Greta Thunberg acusa líderes mundiais de não cumprirem com as promessas climáticas

Ativista considera que os anúncios feitos pelos líderes mundiais não passam de bonitas intenções que, na prática, não se traduzem em ações com verdadeiro impacto na luta contra as alterações climáticas. Greta Thunberg acusou os líderes …

Mulher com síndrome de Down perde ação judicial contra a lei do aborto no Reino Unido

Na semana passada, uma mulher com síndrome de Down perdeu uma ação judicial contra o governo britânico por causa de uma lei que permite o aborto até ao fim da gestação de fetos que poderão …

Tribunal condena corticeira da Feira por despedir trabalhadora que denunciou assédio

A corticeira Fernando Couto foi condenada pelo Tribunal da Feira a pagar uma coima de cerca de 11 mil euros por ter despedido a operária Cristina Tavares, após esta ter denunciado ser vítima de assédio …

Dupla de cientistas apresenta uma nova abordagem para reciclar plástico

Um novo estudo oferece uma abordagem totalmente nova para reciclar plástico, tendo sido inspirada na forma como a natureza naturalmente "recicla" os componentes dos polímeros orgânicos presentes no ambiente. As proteínas são um dos principais compostos …