/

Voto prévio no Senado aponta para absolvição de Trump

Stefani Reynolds / EPA

Donald Trump

Na terça-feira, 45 dos 50 republicanos no Senado votaram contra a continuidade do julgamento ao ex-Presidente Donald Trump, considerando inconstitucional que um chefe de Estado que já terminou o mandato seja julgado no Congresso.

De acordo com o Expresso, cinco senadores republicanos votaram a favor, mas são necessários 17. Este voto prévio, indicou o semanário, pode indicar que os republicanos não pretendem para condenar Trump por incitamento à insurreição devido à invasão do Capitólio por vários dos seus apoiantes. Cinco pessoas morreram nos confrontos.

Segundo o Expresso, os cinco republicanos que consideram constitucional este julgamento podem considerar que não foram apresentadas provas conclusivas sobre o alegado envolvimento do ex-Presidente no incitamento daquela violência.

Além disso, mesmo que estes cinco votos sejam alterados, são ainda precisos mais 12 para que Trump seja julgado.

“Ainda que a Câmara dos Representantes impugne o Presidente Trump esta semana, o julgamento do Senado sobre essa impugnação não começará antes de Trump deixar o cargo e o Presidente eleito Biden tomar posse a 20 de janeiro. Esse julgamento no Senado seria inconstitucional”, indicou o ex-juiz desembargador Michael Luttig ao Washington Post, antes de a Câmara dos Representantes ter aprovado os artigos de ‘impeachment’.

Taísa Pagno //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.