De “profeta na sua terra” a “rei de Portugal”. A imprensa internacional deixou-se render ao memorável triunfo de Miguel Oliveira no GP Portugal, este domingo.

O piloto português Miguel Oliveira (KTM) venceu este domingo o Grande Prémio de Portugal de MotoGP, 14.ª e última prova do campeonato, disputada no Autódromo Internacional do Algarve.

O piloto luso gastou 41.48,163 minutos para cumprir as 25 voltas ao traçado algarvio, deixando o australiano Jack Miller (Ducati) na segunda posição, a 3,193 segundos, e o italiano Franco Morbidelli (Yamaha) em terceiro, a 3,298 segundos, somando a segunda vitória da temporada.

Com estes resultados, Miguel Oliveira subiu à nona posição de um campeonato ganho pelo espanhol Joan Mir (Suzuki), que este domingo desistiu com problemas mecânicos na sua mota, sagrando-se campeão com apenas uma vitória esta época, enquanto a Ducati venceu o campeonato de construtores.

https://twitter.com/SPORTTVPortugal/status/1330522948269174788

“Uma sensação de que podia ter feito mais”

“É surreal. Sonhamos com estas corridas e consegui-lo é incrível. Não tenho palavras, apenas a minha gratidão a todos os que estiveram a ver casa, à minha equipa. É uma despedia da equipa, é um grande dia, que dedico vitoria à Tech3, à KTM. É extra especial porque a minha família não pôde assistir à primeira vitoria ao vivo. Eles estarem aqui é um dia incrível para mim. [Estou] muito satisfeito por acabar a época em alta”, disse Miguel Oliveira após a vitória.

Se tivesse concluído as duas corridas em que foi abalroado (numa delas qualificou-se na quinta posição) em, por exemplo, sexto lugar, a posição em que terminou mais vezes esta época, tinha somado mais 20 pontos, garantindo a terceira posição do campeonato.

“Não sei o que poderia ter acontecido. Sei que fiquei a 14 pontos de terceiro classificado. Agora é fácil olhar para trás e dizer o que poderia ter sido se isto ou se aquilo. Mas temos de ficar com o melhor de todas as corridas e tentar melhorar”, disse o piloto.

Para 2021, ano em que o desenvolvimento das motas ficou congelado, Miguel Oliveira mostra-se “otimista”.

“Não sei qual será um objetivo realista em termos de classificação, mas terei uma nova aventura em mãos, numa nova equipa, e talvez possa lutar mais por pódios”, sublinhou.

Ainda assim, fazendo a retrospetiva do campeonato de 2020, fica a sensação de que podia ter feito “algo mais”.

“Terminar o ano com duas vitórias é bom. O [espanhol] Pol [Espargaró, da KTM oficial] conseguiu mais pódios em corridas difíceis, em que terminei perto mas não o suficiente para estar no pódio. Faz-me pensar que talvez pudéssemos ter feito um pouco melhor”, disse.

Miguel Oliveira revelou ainda que no início da época, como “vinha de uma lesão”, procurou “fazer quilómetros e acumular experiência”. “Ver, a cada corrida, o que podia melhorar”, acrescentou.

https://twitter.com/MotoGP/status/1330549407335538694

“Rei de Portugal” e “profeta na sua terra”

A imprensa internacional não ficou indiferente à conquista de Miguel Oliveira e, um pouco por todo o mundo, o feito do português foi enaltecido em estilo.

“Foi o segundo triunfo do ano, em casa e a arrasar. Grande quarto lugar para Pol Espargaró. A Honda termina o ano em vitórias, algo que nunca tinha acontecido. Com condições excelentes, de sol, boa temperatura, 28 graus no asfalto e pouco vento, Oliveira não falhou após a sua primeira pole, aguentou bem a liderança, voou e apenas em três voltas já tinha dois segundos de avanço”, escreveu o jornal espanhol Marca.

“Miguel Oliveira foi profeta na sua terra e carimbou de forma inapelável o segundo triunfo do ano, depois da Estíria. No final, a KTM conseguiu três vitórias, duas do português e uma de Brad Binder em Brno, e no próximo ano terá de se contar com ambos desde o início do campeonato”, salientou, por sua vez, o jornal As.

“Oliveira rei de Portugal”, lê-se ainda no título do jornal desportivo francês L’Équipe.

Futebol nacional rendido a Miguel Oliveira

O futebol português ‘rendeu-se’ este domingo a Miguel Oliveira (KTM), com os três ‘grandes’ e a Liga de clubes a congratularem o piloto português pela sua vitória no Grande Prémio de Portugal de MotoGP.

Através da sua conta na rede social Twitter, o Benfica deu os parabéns a Miguel Oliveira, partilhando o vídeo da coroação do piloto luso no Autódromo Internacional do Algarve, esta tarde.

https://twitter.com/SLBenfica/status/1330523128540389376

Também o treinador da equipa de futebol do FC Porto, Sérgio Conceição, parabenizou o piloto da Tech3 pela sua vitória no Grande Prémio de Portugal de MotoGP, em Portimão, destacando que o almadense é “um grande embaixador do nosso país”.

Na sua conta no Twitter, o técnico ‘portista’ enalteceu a “grande vitória em casa” e desejou que a próxima seja “com o banho de multidão” que Miguel Oliveira merece, unindo-se às felicitações endereçadas pelos ‘dragões’, que destacaram a “enorme vitória” do português.

“Histórico”, limitou-se a exaltar o Sporting na mesma rede social, ao partilhar o vídeo do triunfo do piloto luso, enquanto o Sporting de Braga falou de “orgulho nacional”.

https://twitter.com/Sporting_CP/status/1330523857678196740

Já o presidente da Liga Portuguesa de Futebol Profissional, Pedro Proença, lembrou que Miguel Oliveira “continua a fazer história e assim vai continuar”, considerando-o “um orgulho e uma inspiração para Portugal e para os portugueses”.

O primeiro-ministro, António Costa, deu os parabéns ao piloto português Miguel Oliveira, considerando que representou “um orgulho” para o desporto português.

“Parabéns ao Miguel Oliveira, que venceu hoje o Grande Prémio de Portugal. Uma grande prova e um orgulho para o desporto português no regresso do MotoGP ao nosso país”, escreveu o primeiro-ministro na sua conta pessoal na rede social Twitter.

ZAP ZAP // Lusa

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Cientistas sugerem que os gorilas não batem no peito apenas para se exibir

Os cientistas sugerem que o ato de bater no peito permite aos gorilas machos sinalizar o seu tamanho e assim evitar brigas desnecessárias. De acordo com o jornal The Guardian, cientistas que estudam gorilas-das-montanhas (Gorilla beringei …

Médicos alertam que Navalny pode sofrer paragem cardíaca "a qualquer momento"

Alexei Navalny está cada vez mais em risco de insuficiência renal. Médicos próximos do opositor russo alertam que pode sofrer uma paragem cardíaca "a qualquer momento". Médicos próximos do opositor russo Alexei Navalny, detido e em …

Perto de sequenciar 1 milhão de genomas, cientistas querem desvendar segredos genéticos

O projeto All of Us está a recolher informações genéticas, registos médicos e hábitos de saúde de mais de um milhão de pessoas. Os dados podem ser usados para desvendar segredos genéticos. O primeiro esboço do …

"Besta dos cinco dentes". Descoberta nova espécie de mamífero na Patagónia

Paleontólogos descobriram uma nova espécie de mamífero, com dentes peculiares, que viveu na Patagónia durante o período Cretáceo. De acordo com a agência Europa Press, os fósseis foram encontrados em Cerro Guido, na província chilena de …

Com os zoos fechados, tudo serve para entreter uma família de lontras. Até um simples galho de bambu

O confinamento serviu como um lembrete indesejado de que ficar preso dentro de casa sem muito o que fazer pode ser desgastante. O mesmo é verdade para os animais, por isso os jardins zoológicos tiveram …

Uma ilha, cinco géneros. Os Bugis têm palavras para as "cinco maneiras de estar no mundo"

Uma ilha, cinco géneros. O povo Bugis é um poderoso grupo étnico que se destaca pelo reconhecimento de cinco géneros distintos. Na Indonésia, a ilha Sulawesi é a casa de um povo que reconhece cinco …

O "aeroporto do amanhã" está abandonado no meio de um pântano dos Estados Unidos

Era para ser o "aeroporto do amanhã", um centro intercontinental para aviões supersónicos com seis pistas e conexões ferroviárias de alta velocidade para as cidades vizinhas. Hoje, é pouco mais do que uma pista no …

Facebook remove (acidentalmente) página oficial de Ville de Bitche, uma remota cidade francesa

O Facebook apagou a página de Ville de Bitche, uma remota cidade francesa. O município passou um mês a apelar à rede social para repor a página. "Recebemos uma mensagem no Facebook e também percebemos que …

NASA escolheu SpaceX de Elon Musk para a próxima missão tripulada à Lua

Elon Musk fecha contrato de 2,9 mil milhões de dólares para levar o Homem novamente à Lua. O contrato é a mais importante vitória da SpaceX e reforça a posição da empresa como parceira …

Benfica 1-2 Gil Vicente | Galo canta e silencia águia na Luz

STOP. O Gil Vicente visitou na tarde deste sábado o Benfica e saiu do palco da Luz com os três pontos na bagagem e a “cantar de galo”, ao vencer por 2-1, num duelo relativo …