Von der Leyen grava mensagem de apoio a partido croata. Comissão “assume erros”, mas não lamenta

Dirk Vorderstraße / Flickr

A ministra da Defesa da Alemanha, Ursula Von Der Leyen

A presidente da Comissão Europeia, Ursula Von Der Leyen, está a ser criticada por ter gravado um vídeo com uma mensagem de apoio ao primeiro-ministro croata, para as eleições do passado domingo.

Ursula von der Leyen, presidente da Comissão Europeia, aceitou gravar um vídeo de apoio ao partido croata HDZ do primeiro-ministro croata, Andrej Plenković, que foi a votos este domingo.

A presidente da Comissão surge apenas alguns segundos no início do vídeo que junta vários líderes do Partido Popular Europeu (PPE) a repetirem a mesma mensagem – “Croácia Segura” – numa referência ao slogan de campanha do partido de Plenković.

De acordo com o Expresso, a Comissão assume que o vídeo foi filmado no estúdio da instituição e reconhece que foi um “erro” utilizar o edifício do Berlaymont como imagem de fundo. Além disso, um porta-voz do executivo comunitário admite que, na versão final, a alemã não deveria ter sido identificada como presidente, uma vez que falava a título pessoal.

Apesar de assumir erros “não intencionais”, Eric Mamer não os atribui a Von der Leyen, nem se desculpa pelo sucedido. O responsável adianta que já foram dadas instruções para que não se repita a mesma situação, caso a presidente venha a gravar um novo vídeo.

“A presidente foi informada dos erros e exprimiu muito claramente as instruções à sua equipa. Qualquer sequência que ela possa gravar de natureza política deve respeitar os artigos do código de conduta dos comissários e ela vai assegurar-se que os procedimentos apropriados sejam postos em prática para evitar no futuro este tipo de erros não intencionais”, afirmou à comunicação social.

O código de conduta prevê que os recursos da Comissão não sejam utilizados para campanhas nacionais, mas este não é visto como um problema. O porta-voz não cede às críticas que têm sido feitas a Von der Leyen por participar numa campanha nacional e interferir na vida política de um Estado-Membro.

“A presidente acha que é uma coisa boa para a democracia que os membros do colégio possam ter uma vida política ativa. É preciso que este tipo de coisas possam ser feitas, mas nas condições apropriadas. Ela gravou uma sequência breve no âmbito de uma campanha eleitoral e pensa que isto é efetivamente algo que deve poder ser feito”, disse.

“A presidente é membro do PPE e é a este título pode exprimir opiniões políticas“, justifica, adiantando que von der Leyen “acredita que respeitou, nas suas intenções, todos os seus compromissos”.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

PayPal resiste à pandemia. Volume de pagamentos cresce 30% no segundo trimestre

O volume de pagamentos através do PayPal cresceu 30% no segundo trimestre. A empresa parece resistir à pandemia de covid-19, que abalou o setor das viagens, cujos pagamentos estão muitas vezes associados a meios eletrónicos. …

Quatro pessoas morreram nos Estados Unidos depois de beberem desinfetante para as mãos

Quatro pessoas morreram nos Estados Unidos depois de ingerirem desinfetante para as mãos à base de álcool, revelou um relatório do Centros de Controlo e Prevenção de Doenças (CDC) do país esta quarta-feira publicado. De …

Jim Hackett deixa a Ford após três anos de liderança

Ao fim de três anos como CEO da Ford, Jim Hackett será substituído por Jim Farley. Um mandato que fica marcado por problemas financeiros, de produção e pela morte dos três volumes e utilitários. O mandato …

Covid-19: Portugal tem mais 186 casos e quatro pessoas morreram desde sexta-feira

Portugal regista hoje mais quatro mortos e 186 novos casos de infeção por covid-19 em relação a sexta-feira, segundo o boletim diário da Direção-Geral da Saúde. De acordo com o relatório da DGS sobre a situação …

Versão americana da Eurovisão chega em 2021

O Festival Eurovisão da Canção — o maior espetáculo de entretenimento televisivo do mundo — vai chegar aos Estados Unidos no final do próximo ano. A novidade foi divulgada, esta sexta-feira (7), em comunicado oficial. A …

Contratações na TVI após apoios financeiros "suscitam preocupação"

O professor universitário e ex-ministro Miguel Poiares Maduro manifestou "preocupação" relativamente às contratações na TVI, da Media Capital, grupo que beneficia do apoio do Estado, através da compra antecipada de publicidade institucional. Em entrevista à Lusa, …

Invocando Sá Carneiro, Miguel Albuquerque também defende diálogo entre PSD e Chega

O Presidente do Governo Regional da Madeira, Miguel Albuquerque, defendeu que o PSD deve dialogar com vários partidos, incluindo o Chega de André Ventura. Depois de Rui Rio admitir em entrevista à RTP que poderá vir …

Sobe para 18 o número de mortos no acidente de avião na Índia

As autoridades indianas atualizara para 18 o número de mortes no acidente com o avião da Air India Express, que voava do Dubai para Kozhikode, no sul da Índia, e que se partiu em dois …

Luz verde para reabertura de centros de dia. DGS sugere dois metros de distância entre idosos

Os centros de dia vão poder reabrir a partir de 15 de agosto, mas de forma faseada e condicionados a uma avaliação prévia da Segurança Social e entidade de saúde local sempre que funcionem juntamente …

Vacina russa para a covid-19 preocupa cientistas. País pode estar a saltar etapas

Países de todo o mundo continuam na corrida por uma vacina contra a covid-19. A Rússia diz estar prestes a anunciar a vacina, deixando preocupada a comunidade científica, ao passo que Itália avança para os …