/

Ursula von der Leyen deixa Conselho Europeu após contacto com infetado

John Thys / EPA

Ursula Von der Leyen, a presidente da Comissão Europeia

A presidente da Comissão Europeia informou, esta quinta-feira, que iria abandonar mais cedo o Conselho Europeu, que decorre em Bruxelas, para se isolar por ter tido contacto com um caso de covid-19 na sua equipa.

“Acabo de ser informada de que um membro da minha equipa testou positivo para a covid-19 esta manhã. Eu própria tive um teste negativo. No entanto, como precaução, vou deixar imediatamente o Conselho Europeu para entrar em isolamento”, escreveu a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, no Twitter.

Antes da sua participação na cimeira de chefes de Governo e de Estado da União Europeia (UE), que decorre entre hoje e sexta-feira, em Bruxelas, von der Leyen esteve reunida, esta manhã, com o primeiro-ministro, António Costa, que lhe entregou o primeiro esboço do Plano de Recuperação e Resiliência português.

A alemã já tinha estado em isolamento, no início do mês, depois de ter participado no Conselho de Estado, em Portugal, onde também se verificou o caso positivo de covid-19 de António Lobo Xavier.

Esta quarta-feira, a comissária portuguesa, Elisa Ferreira, também anunciou, na mesma rede social, que entrou em quarentena depois de um membro da sua equipa ter testado positivo.

“Fui hoje informada que um membro da minha equipa testou positivo à covid-19. Em sintonia com os protocolos de saúde pública, irei ser testada e entrarei em isolamento. Durante este período, trabalharei a partir de casa”, referiu a comissária com a pasta da Coesão e Reformas.

“Obrigada a todos pelo vosso cuidado e votos de boa saúde. Encontro-me bem, em isolamento profilático, e a trabalhar a partir de casa. Mantenham-se saudáveis!”, escreveu ainda.

A Comissão Europeia tem quatro comissários em quarentena. Na terça-feira, o Alto Representante para a Política Externa, Josep Borrell, e o comissário com a pasta da Gestão de Crises, Janez Lenarčič, anunciaram também que ficariam isolados por terem entrado em contacto com um caso positivo.

Mariya Gabriel, comissária com a pasta da Inovação, Investigação, Cultura, Educação e Juventude, anunciou que testou positivo ao covid-19 no sábado, estando em isolamento desde a segunda-feira da semana passada.

ZAP // Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.