Ursula von der Leyen deixa Conselho Europeu após contacto com infetado

John Thys / EPA

Ursula Von der Leyen, a presidente da Comissão Europeia

A presidente da Comissão Europeia informou, esta quinta-feira, que iria abandonar mais cedo o Conselho Europeu, que decorre em Bruxelas, para se isolar por ter tido contacto com um caso de covid-19 na sua equipa.

“Acabo de ser informada de que um membro da minha equipa testou positivo para a covid-19 esta manhã. Eu própria tive um teste negativo. No entanto, como precaução, vou deixar imediatamente o Conselho Europeu para entrar em isolamento”, escreveu a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, no Twitter.

Antes da sua participação na cimeira de chefes de Governo e de Estado da União Europeia (UE), que decorre entre hoje e sexta-feira, em Bruxelas, von der Leyen esteve reunida, esta manhã, com o primeiro-ministro, António Costa, que lhe entregou o primeiro esboço do Plano de Recuperação e Resiliência português.

A alemã já tinha estado em isolamento, no início do mês, depois de ter participado no Conselho de Estado, em Portugal, onde também se verificou o caso positivo de covid-19 de António Lobo Xavier.

Esta quarta-feira, a comissária portuguesa, Elisa Ferreira, também anunciou, na mesma rede social, que entrou em quarentena depois de um membro da sua equipa ter testado positivo.

“Fui hoje informada que um membro da minha equipa testou positivo à covid-19. Em sintonia com os protocolos de saúde pública, irei ser testada e entrarei em isolamento. Durante este período, trabalharei a partir de casa”, referiu a comissária com a pasta da Coesão e Reformas.

“Obrigada a todos pelo vosso cuidado e votos de boa saúde. Encontro-me bem, em isolamento profilático, e a trabalhar a partir de casa. Mantenham-se saudáveis!”, escreveu ainda.

A Comissão Europeia tem quatro comissários em quarentena. Na terça-feira, o Alto Representante para a Política Externa, Josep Borrell, e o comissário com a pasta da Gestão de Crises, Janez Lenarčič, anunciaram também que ficariam isolados por terem entrado em contacto com um caso positivo.

Mariya Gabriel, comissária com a pasta da Inovação, Investigação, Cultura, Educação e Juventude, anunciou que testou positivo ao covid-19 no sábado, estando em isolamento desde a segunda-feira da semana passada.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Trabalhadores da Google só regressam aos escritórios em outubro e todos vacinados

A maioria dos trabalhadores da Google só regressará aos escritórios em meados de outubro, depois de ser totalmente vacinada, numa tentativa de combater a disseminação da variante Delta do novo coronavírus SARS-COV-2, anunciou esta quarta-feira …

Primeiro-ministro tunisino terá sido agredido antes de concordar em renunciar

O primeiro-ministro da Tunísia, Hichem Mechichi, terá sido alegadamente agredido dentro do palácio presidencial antes de ser afastado de cargo pelo chefe de Estado do país, Kais Saied. Mechichi e o restante governo foram demitidos na …

Comissão Europeia envia primeiro “cheque” do PRR na próxima semana

A Comissão Europeia irá fazer o pagamento da primeira verba do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) no decorrer da próxima semana. Na sessão de assinatura dos contratos do Mecanismo de Recuperação e Resiliência da União …

Marcelo pede ao TC fiscalização do artigo 6.º da Carta de Direitos na Era Digital

O Presidente da República pediu, esta quinta-feira, ao Tribunal Constitucional a fiscalização sucessiva do artigo 6.º da Carta Portuguesa de Direitos Humanos na Era Digital em vigor, tendo em conta o "importante debate público" sobre …

Portugal regista mais 10 mortes e 3009 casos de covid-19

Portugal registou, esta quinta-feira, mais 10 mortes e 3009 casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo o último boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da DGS, dos 3009 novos …

Ministra da Coesão diz que Portugal vai precisar de imigrantes

A ministra da Coesão Territorial disse hoje que a perda de população é preocupante e que Portugal vai ter de trabalhar numa política de imigração muito ativa e acolhedora para fazer face aos investimentos previstos. "Estando …

Testes rápidos serão gratuitos até ao final de agosto

A comparticipação a 100% dos testes rápidos de antigénio (TRAg), que vigorava até final do mês, foi alargada até 31 de agosto, segundo uma portaria esta quinta-feira publicada em Diário da República. "Perante a atual situação …

Tiago Antunes acusa Rui Rio de usar Constituição como "moeda de troca" para agradar ao Chega

No podcast Política com Palavra do PS, o secretário de Estado adjunto do primeiro-ministro, Tiago Antunes, acusou Rui Rio de propor a revisão da Constituição e do sistema eleitoral como "moeda de troca" para o …

Pedro Nuno Santos quer receitas da rodovia a ajudar a financiar a ferrovia

Há dois anos, o ministro defendia a possível separação da REFER das Estradas de Portugal. Agora, volta atrás e quer que as receitas de rodovia ajudem a financiar a ferrovia. O Ministro das Infraestruturas e da …

A China está a construir 110 novos silos nucleares. Estados Unidos estão preocupados

Na segunda-feira, a Federação de Cientistas Americanos (FAS) publicou um relatório no qual denuncia a existência de um campo de instalações nucleares perto da cidade de Hami, na província chinesa de Xinjiang. Estarão a ser …