Voluntários já recolheram 3 toneladas de lixo e fezes do Evereste. Faltam 30

O Evereste é o ponto do planeta mais ambicionado por exploradores que apontam como meta o topo, pela primeira vez atingido em 1953. Mas a montanha mais alta do mundo tem hoje um novo monte.

Uma equipa de voluntários comprometeu-se agora a fazer certamente uma das maiores limpezas do mundo, de acordo com a CNN. A limpeza, levada a cabo por uma equipa de 14 voluntários, já teve efeitos imediatos: três mil quilos de lixo já foram retirados da montanha em apenas duas semanas. O objetivo é recolher dez mil quilos em 45 dias.

“Esta campanha de limpeza vai continuar nas próximas temporadas e tem o objetivo de limpar a montanha mais alta do mundo. É nossa responsabilidade manter as montanhas limpas”, disse Dandu Raj Ghimire, chefe do departamento de turismo do Nepal.

O lixo recolhido na Campanha de Limpeza do Evereste inclui latas, garrafas, plástico, material de escalada e até fezes humanas. O lixo está a ser apanhado com o auxílio de um helicóptero militar e a equipa vai subir ainda mais alto para recolher mais despejos. A equipa já encontrou quatro corpos, localizados na montanha a 8,848 metros de altitude.

Mundialmente conhecida como a montanha mais alta do mundo, o Evereste é também descrito como o “aterro mais alto do mundo”. Segundo o Comité de Controlo de Poluição de Sagarmatha, mais de 12 mil quilos de lixo encontrado num acampamento foram despejados num aterro local. O aterro evita que o lixo desça a montanha e polua as fontes de água locais.

As fezes humanas não se decompõem em temperaturas abaixo de zero e dão origem a gases nocivos. O Projeto de Biogás do Monte Evereste pretende transformar fezes humanas encontradas na montanha em gás metano – que poderá fornecer energia às aldeias locais.

Cada alpinista produz, durante o trajeto que pode durar dois meses, uma média de 27 quilos de excrementos. Em 2017, de acordo com a ABC, foram recolhidas 15 toneladas.

A poluição no Evereste é um problema com o qual o governo do Nepal se debate há várias décadas. Todos os anos, montanhistas de todo o mundo tentam subir ao topo da famosa montanha. O aumento substancial do número de visitantes ao longo dos últimos anos teve um profundo impacto no ecossistema da montanha.

O Governo nepalês está a pensar impor uma taxa de cerca de 3.500 euros para quem não regressar da subida com, pelo menos, oito quilos de lixo. Mas mesmo aquele valor poderá revelar-se insuficiente, visto que o peso pode colocar em causa a sobrevivência.

Mas não só o lixo ameaça a montanha. As mudanças climáticas e o aquecimento global estão a provocar o acelerado derretimento do gelo na montanha. Com o derretimento, estão a ser encontrados cada vez mais cadáveres, expostos pelo degelo da montanha. Mais de 200 montanhistas morreram na montanha desde 1922, quando foram reportadas as primeiras mortes no Evereste.

O topo do Evereste foi pela primeira vez atingido por Sir Edmund Percival Hillary e Tenzing Norgay, no dia 29 de maio de 1953.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Governo com margem política para abdicar de 15% do Novo Banco

Em 2022, o Governo tem margem política para abdicar do direito de entrar como acionista no Novo Banco (NB), inicial­mente com uma participação de mais de 2%, mas que pode subir a 15%. Para já, nem …

Tóquio2020. Biles renuncia também às finais de salto e barras assimétricas

A ginasta norte-americana Simone Biles, que renunciou à final do concurso geral individual dos Jogos Olímpicos Tóquio2020, também não vai participar das finais de domingo de salto e barras assimétricas, informou esta sexta-feira a Federação …

Governo não pediu parecer à CNPD sobre as "bodycams" em polícias. Método vai "aumentar a transparência"

A proposta da nova lei da videovigilância, que vai permitir que os polícias passem a usar câmaras nos uniformes, já foi aprovada em Conselho de Ministros, mas ainda não chegou ao Parlamento. Também não foi …

Marcelo reuniu com Lula, mas não revela o teor da conversa. Presidente diz que visita é apenas de cariz cultural

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, disse sexta-feira à chegada a São Paulo que a cultura tem um "papel fundamental" na convergência entre Portugal e o Brasil, rejeitando que a agenda alargada de …

PSP abre processos disciplinares por uso indevido de farda em manifestação

A PSP abriu processos disciplinares, por uso indevido e incorreto do uniforme, a agentes que participaram em 21 de junho, em Lisboa, numa manifestação organizada pelo Movimento Zero, confirmou esta sexta-feira à Lusa o porta-voz, …

Por onde passou o caminho bíblico da Judeia a Edom? Cientistas encontram respostas

Por onde passava o caminho bíblico que ligava o reino de Judeia à nação vizinha de Edom? Um novo estudo dá novas pistas sobre o possível percurso da estrada. Os investigadores israelitas sugerem que havia, pelo …

PCP diz que acusação a grupos hospitalares privados por acordo anticoncorrencial evidencia "cartelização"

O PCP considerou esta sexta-feira que a acusação da Autoridade da Concorrência a cinco grupos hospitalares privados por acordo anticoncorrencial, confirma a “prática parasitária e de cartelização” destes grupos, que fazem “da doença um negócio”. O …

Ensino Superior. Vagas voltam a aumentar com Porto, Lisboa e Aveiro na frente

O concurso nacional de acesso ao ensino superior volta a registar um aumento do número de vagas, segundo dados divulgados este sábado, que mostram Lisboa, Porto e Aveiro com o maior crescimento. Depois de, no ano …

Os pterossauros conseguiam voar assim que eclodiam dos ovos

Os pterossauros tinham asas suficientemente longas e ossos suficientemente fortes para conseguirem sustentar o voo depois de eclodirem. Uma equipa de cientistas da Universidade de Portsmouth, no Reino Unido, descobriu que os pterossauros recém-nascidos seriam capazes …

Madeira começa hoje a vacinar jovens a partir dos 12 anos. Açores não vacinam crianças "para já"

A Madeira começa este sábado a vacinar contra a covid-19 jovens a partir dos 12 anos, numa altura em que mais de metade da população adulta residente no arquipélago já está inoculada com a segunda …