/

Voluntários já recolheram 3 toneladas de lixo e fezes do Evereste. Faltam 30

O Evereste é o ponto do planeta mais ambicionado por exploradores que apontam como meta o topo, pela primeira vez atingido em 1953. Mas a montanha mais alta do mundo tem hoje um novo monte.

Uma equipa de voluntários comprometeu-se agora a fazer certamente uma das maiores limpezas do mundo, de acordo com a CNN. A limpeza, levada a cabo por uma equipa de 14 voluntários, já teve efeitos imediatos: três mil quilos de lixo já foram retirados da montanha em apenas duas semanas. O objetivo é recolher dez mil quilos em 45 dias.

“Esta campanha de limpeza vai continuar nas próximas temporadas e tem o objetivo de limpar a montanha mais alta do mundo. É nossa responsabilidade manter as montanhas limpas”, disse Dandu Raj Ghimire, chefe do departamento de turismo do Nepal.

O lixo recolhido na Campanha de Limpeza do Evereste inclui latas, garrafas, plástico, material de escalada e até fezes humanas. O lixo está a ser apanhado com o auxílio de um helicóptero militar e a equipa vai subir ainda mais alto para recolher mais despejos. A equipa já encontrou quatro corpos, localizados na montanha a 8,848 metros de altitude.

Mundialmente conhecida como a montanha mais alta do mundo, o Evereste é também descrito como o “aterro mais alto do mundo”. Segundo o Comité de Controlo de Poluição de Sagarmatha, mais de 12 mil quilos de lixo encontrado num acampamento foram despejados num aterro local. O aterro evita que o lixo desça a montanha e polua as fontes de água locais.

As fezes humanas não se decompõem em temperaturas abaixo de zero e dão origem a gases nocivos. O Projeto de Biogás do Monte Evereste pretende transformar fezes humanas encontradas na montanha em gás metano – que poderá fornecer energia às aldeias locais.

Cada alpinista produz, durante o trajeto que pode durar dois meses, uma média de 27 quilos de excrementos. Em 2017, de acordo com a ABC, foram recolhidas 15 toneladas.

A poluição no Evereste é um problema com o qual o governo do Nepal se debate há várias décadas. Todos os anos, montanhistas de todo o mundo tentam subir ao topo da famosa montanha. O aumento substancial do número de visitantes ao longo dos últimos anos teve um profundo impacto no ecossistema da montanha.

O Governo nepalês está a pensar impor uma taxa de cerca de 3.500 euros para quem não regressar da subida com, pelo menos, oito quilos de lixo. Mas mesmo aquele valor poderá revelar-se insuficiente, visto que o peso pode colocar em causa a sobrevivência.

Mas não só o lixo ameaça a montanha. As mudanças climáticas e o aquecimento global estão a provocar o acelerado derretimento do gelo na montanha. Com o derretimento, estão a ser encontrados cada vez mais cadáveres, expostos pelo degelo da montanha. Mais de 200 montanhistas morreram na montanha desde 1922, quando foram reportadas as primeiras mortes no Evereste.

O topo do Evereste foi pela primeira vez atingido por Sir Edmund Percival Hillary e Tenzing Norgay, no dia 29 de maio de 1953.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.