A Volkswagen e a sua subsidiária Porsche anunciaram esta quinta-feira um recall de 800 mil unidades de carros desportivos de luxo em todo o mundo por causa de um problema nos pedais.
A recolha afecta 390 mil veículos Volkswagen Toureg e 410 mil Porsche Cayenne, produzidos desde 2011.
“O motivo é o possível afrouxamento de um anel de retenção no suporte do sistema de pedais”, afirmou a empresa em comunicado, citado pela Deutsche Welle.
“O anel vai ser verificado para instalação apropriada nas unidades de serviços”, acrescenta o comunicado.
Segundo a Volkswagen, o problema foi encontrado durante inspecções internas e já foi corrigido nos veículos que se encontram actualmente na linha de montagem.
As concessionárias da Volkswagen vão entrar em contacto com os clientes para agendar a recolha. A reparação será gratuita e feita em cerca de meia hora.
Porsche, subsidiária da VW, adiantou por seu lado que o recall será feito para uma “inspecção de precaução” porque “um anel pode soltar-se do suporte do pedal” nos modelos Cayenne.
“Essa é uma medida puramente de precaução, já que não houve relatos de acidentes“, diz um comunicado da marca.
O anúncio acontece apenas dois dias dois dias depois de a empresa ter anunciado a recolha de 177 mil Volkswagen Passat na Europa, fabricados entre 2014 e 2015, por possíveis falhas eléctricas.
Em fevereiro, a companhia fez uma outra recolha de 680 mil viaturas, nos Estados Unidos.
Devido ao escândalo de manipulação dos dados das emissões de carbono dos veículos da empresa, a VW encontra-se ainda a braços com uma recolha de 2 milhões de veículos a diesel na Alemanha.
ZAP
Pena não recolherem tb os golf bluemotion, estou na altura de trocar de carro pq com estas polémicas a VW desvalorizou imenso e dão me metade do preço pelo que o paguei há 3 anos 🙁
penso que nesta altura quem anda convencido que a VW é de boa qualidade … entao ainda acredita no pai natal…
Sim, “boa qualidade” a burlar tudo e todos…
Afinal de contas, é uma burla Made in Germany!!!