/

Volkswagen cria ilha sustentável na Grécia

A Volkswagen assinou, esta quarta-feira, um acordo com o governo grego, que prevê que o grupo alemão invista na transição energética sustentável na ilha de Astypalea, um segredo guardado no mar Egeu.

Astypalea, um território apenas conhecido entre os locais, está longe de ser a ilha grega mais popular, mas a sua fama poderá dar um salto importante no próximo ano – a ilha será palco de uma grande experiência de autossuficiência.

Na quarta-feira a Volkswagen assinou um contrato com o governo Grego para transformar a mobilidade da ilha de 95 quilómetros quadrados, substituindo os veículos a combustão por veículos elétricos, uma opção mais ecológica. Ao executivo grego cabe a função de substituir os geradores a gasóleo da ilha por aparelhos mais recentes, alimentados com energias renováveis.

O objetivo, relata o El País, é tornar Astypalea numa ilha “verde” e autossuficiente em termos energéticos, que bem se poderia chamar a ilha Volkswagen.

O projeto está integrado na política de investimentos em eletricidade do grupo alemão, que tem de cumprir o mínimo de emissões de dióxido de carbono traçado pelo executivo, e prevê um investimento de dez milhões de dólares em Astypalea.

De acordo com o Observador, a ilha grega será um local propício para a empresa começar a testar os novos automóveis exclusivamente elétricos que tem projetados e os primeiros veículos com direção autónoma, também incluídos no protocolo.

O acordo prevê ainda que, durante os próximos anos, a Volkswagen irá substituir os 1.500 veículos existentes por cerca de mil carros e motas elétricas que poderão ser partilhados. A empresa alemã vai também criar 230 postos de abastecimento elétrico.

Estamos a transformar ideias futuristas em realidade. A Grécia demonstrou que está pronta para adotar investimentos pioneiros, inovadores e emblemáticos”, disse Konstantinos Fragogiannis, ministro grego negócios estrangeiros.

Fragogiannis ressalva, no entanto, que o projeto não se trata de um interesse do governo em comercializar uma certa marca automóvel e que não veta investimentos semelhantes por parte de outras empresas. O estado não irá comparticipar nem incentivar os habitantes de Astypalea a mudar de automóvel. Os incentivos serão feitos por parte da empresa através de descontos e concessões acordadas entre os bancos e a Volkswagen para facilitar os empréstimos a quem queira comprar o produto.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.