Volkswagen cria ilha sustentável na Grécia

A Volkswagen assinou, esta quarta-feira, um acordo com o governo grego, que prevê que o grupo alemão invista na transição energética sustentável na ilha de Astypalea, um segredo guardado no mar Egeu.

Astypalea, um território apenas conhecido entre os locais, está longe de ser a ilha grega mais popular, mas a sua fama poderá dar um salto importante no próximo ano – a ilha será palco de uma grande experiência de autossuficiência.

Na quarta-feira a Volkswagen assinou um contrato com o governo Grego para transformar a mobilidade da ilha de 95 quilómetros quadrados, substituindo os veículos a combustão por veículos elétricos, uma opção mais ecológica. Ao executivo grego cabe a função de substituir os geradores a gasóleo da ilha por aparelhos mais recentes, alimentados com energias renováveis.

O objetivo, relata o El País, é tornar Astypalea numa ilha “verde” e autossuficiente em termos energéticos, que bem se poderia chamar a ilha Volkswagen.

O projeto está integrado na política de investimentos em eletricidade do grupo alemão, que tem de cumprir o mínimo de emissões de dióxido de carbono traçado pelo executivo, e prevê um investimento de dez milhões de dólares em Astypalea.

De acordo com o Observador, a ilha grega será um local propício para a empresa começar a testar os novos automóveis exclusivamente elétricos que tem projetados e os primeiros veículos com direção autónoma, também incluídos no protocolo.

O acordo prevê ainda que, durante os próximos anos, a Volkswagen irá substituir os 1.500 veículos existentes por cerca de mil carros e motas elétricas que poderão ser partilhados. A empresa alemã vai também criar 230 postos de abastecimento elétrico.

Estamos a transformar ideias futuristas em realidade. A Grécia demonstrou que está pronta para adotar investimentos pioneiros, inovadores e emblemáticos”, disse Konstantinos Fragogiannis, ministro grego negócios estrangeiros.

Fragogiannis ressalva, no entanto, que o projeto não se trata de um interesse do governo em comercializar uma certa marca automóvel e que não veta investimentos semelhantes por parte de outras empresas. O estado não irá comparticipar nem incentivar os habitantes de Astypalea a mudar de automóvel. Os incentivos serão feitos por parte da empresa através de descontos e concessões acordadas entre os bancos e a Volkswagen para facilitar os empréstimos a quem queira comprar o produto.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Em apenas três anos, a Austrália perdeu um terço dos seus coalas

A seca, os incêndios florestais e a desflorestação na Austrália levaram o país a perder um terço dos seus coalas nos últimos três anos. A Austrália perdeu cerca de 30% dos seus coalas nos últimos …

Há modelos matemáticos que preveem se uma música vai ser viral — os mesmos utilizados com a covid-19

O uso de modelos matemáticos para antecipar o nível de sucesso de uma música pode começar a ser usado, a partir da publicação do presente estudo, por artistas e editoras para melhorar o desempenho dos …

Alemanha. Funcionário de posto de combustível abatido a tiro por cliente que se recusou a usar máscara

Um homem de 49 anos matou um funcionário de um posto de combustível na Alemanha, após tentar comprar cerveja sem utilizar a máscara. No país, o uso deste equipamento de proteção é obrigatório para entrar …

Um violino gigante flutuou no Grande Canal de Veneza (ao som de Vivaldi)

No passado fim de semana, um violino gigante, com quase 12 metros de comprimento, desceu o Grande Canal de Veneza. A bordo estava um quarteto de cordas, que tocou Four Seasons de Vivaldi. O Noah's Violin …

Assembleia de credores aprova recuperação da Groundforce

Esta quarta-feira, os credores da Groundforce aprovaram a recuperação da empresa. Em causa está uma dívida de 154 milhões de euros. Os credores da Groundforce, reunidos esta quarta-feira em assembleia de credores, no tribunal de Monsanto, …

Europeus acreditam numa "guerra fria" entre os EUA e a China e Rússia

A maioria dos cidadãos da União Europeia (UE), 62%, considera que os Estados Unidos (EUA), com apoio das instituições comunitárias, estão numa nova "guerra fria" com a China, mas recusam envolvimento nacional, revelou um inquérito …

Desenho de Van Gogh esteve guardado mais de 100 anos. Agora, é exibido pela primeira vez

O Museu de Amesterdão, nos Países Baixos, ganhou um novo inquilino: Study for 'Worn Out', um desenho recém-descoberto de Vincent van Gogh. O holandês Vincent van Gogh ainda continua a impressionar o mundo inteiro com a …

No Afeganistão, as professoras estão prontas para desafiar o regime talibã

No Afeganistão, as professoras estão prontas para desafiar o regime talibã, com receio de que os avanços dos últimos 20 anos tenham sido conquistados em vão. A Vice falou com algumas professoras afegãs que garantem continuar …

Apenas um terço das crianças em 91 países tem acesso a uma alimentação adequada, alerta UNICEF

Apenas um terço das crianças com menos de dois anos em 91 países em desenvolvimento têm acesso aos alimentos que necessitam para um crescimento saudável, revelou um relatório da UNICEF, apontando que nenhum progresso foi …

Preços das casas voltaram a aumentar no segundo trimestre

Entre abril e junho, o índice de Preços da Habitação (IPHab) cresceu 6,6% em termos homólogos. A revelação foi feita esta quarta-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE). O Índice de Preços da Habitação (IPHab) cresceu …