Volkswagen começa reparações em Portugal no “final de janeiro”

A SIVA, empresa importadora das marcas Volkswagen, Audi e Sköda, anunciou esta quinta-feira que “começará em janeiro” a chamada às oficinas dos 125 mil carros afetados pelas emissões poluentes. Trata-se de intervenções rápidas, mas ainda assim serão dadas “soluções de mobilidade” aos clientes.

A intenção é iniciar a implementação do processo “a partir do fim de janeiro por ondas sucessivas segundo o plano definido pelo grupo Volkswagen”, explica o administrador da SIVA, Fernando Monteiro, adiantando que “a ideia geral é que tal situação tenha o mínimo de inconvenientes para os clientes”.

Este mês vão começar a ser chamados os veículos com os motores 2.0 TDI das várias marcas afetadas. No segundo trimestre serão chamados os modelos equipados com os motores 1.2 TDI, estando previsto que no terceiro trimestre os proprietários dos veículos equipados com os motores 1.6 TDI sejam contactados para levar os carros aos concessionários.

Segundo Fernando Monteiro, trata-se de “operações simples em termos de tempo, mas estão previstas soluções de mobilidades para os clientes que assim o desejem”.

Há em Portugal 125.491 veículos afetados pela fraude cometida pelo grupo Volkswagen, segundo o relatório preliminar apresentado pelo grupo de trabalho criado pelo Governo. Dos veículos afetados, 102.140 mil são das marcas Volkswagen, Audi e Sköda e 23.351 da marca Seat.

Quando rebentou o escândalo, o executivo criou um grupo de trabalho para acompanhar o impacto da fraude da Volkswagen, mas não se sabe até ao momento se com o novo Governo socialista esse grupo de trabalho se mantém.

O grupo Volkswagen detém em Portugal a fábrica da Autoeuropa.

ZAP

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

A Realidade Virtual pode ser a próxima terapia para tratar pânico, fobias e distúrbios

A Oxford VR, empresa britânica de realidade virtual, acaba de acumular mais de 13 milhões de euros para investir na terapia com a tecnologia do futuro. A companhia surgiu a partir do departamento de psiquiatria da …

Apple não deixa que vilões de filmes usem iPhones

A Apple não deixa que os vilões dos filmes de Hollywood usem os telemóveis iPhone no grande ecrã. Esta é apenas uma das empresas que não permite este tipo de coisa. Os filmes podem ter uma …

O coronavírus pode ser a "doença X" temida pelos especialistas

O coronavírus, que já matou 2.700 pessoas e infetou mais de 80 mil desde dezembro, está a tornar-se "rapidamente" no primeiro grande desafio pandémico do mundo, enquadrando-se nos moldes da "doença X" temida por especialistas. O …

Media Capital passou de lucros a prejuízos de 54,7 milhões

A Media Capital registou prejuízos de 54,7 milhões de euros no ano passado, contra lucros de 21,6 milhões de euros um ano antes, anunciou hoje a dona da TVI, que está em processo de compra …

Camas na classe económica dos aviões podem vir a tornar-se uma realidade

A companhia aérea neozelandesa Air New Zealand está a pensar incluir camas na classe económica de alguns dos seus voos mais longos. A ideia deverá avançar dentro de um ano. A companhia aérea neozelandesa Air New …

Temperatura do planeta pode estabilizar nos valores de há três milhões de anos

A temperatura no planeta pode estabilizar nos valores de há três milhões a cinco milhões de anos, caso a humanidade consiga estancar as emissões de gases com efeito de estufa até 2030, diz a especialista …

Operação Lex. Juiz Vaz das Neves arguido por corrupção e abuso de poder

O ex-presidente do Tribunal da Relação de Lisboa Vaz das Neves é arguido na Operação Lex por suspeitas de corrupção e abuso de poder relacionadas com a distribuição eletrónica de processos, disse à Lusa fonte …

Governo quer licenças de trabalho parcial pagas para pais no primeiro ano dos filhos

O Governo quer implementar licenças de trabalho parcial remuneradas para pais e mães de crianças no seu primeiro ano de vida, no âmbito do programa para a conciliação entre vida profissional e vida familiar e …

Covid-19. Portugal "tem de preparar-se para o pior" e ter plano de contingência

Ricardo Mexia, presidente da Associação Nacional de Médicos de Saúde Pública, defende que Portugal tem de se preparar para o pior e, por esta altura, já devia ser conhecido o plano de contingência em ação. "Convém …

Misteriosa mensagem esculpida numa rocha em França foi finalmente decifrada

A inscrição, gravada há 250 anos numa rocha na região francesa da Bretanha, foi finalmente decifrada graças a um concurso lançado pelo município. O mistério, que há muitos anos intrigava a comunidade científica e curiosos de …