Jihadista “Viúva Branca” e o filho de 12 anos mortos na Síria em ataque com drone

(dr) Tim Stewart / Express

A britânica Sally Jones, também conhecida pela imprensa como “Viúva Branca”

A jihadista britânica, que fugiu para a Síria para se juntar ao marido terrorista, recrutava mulheres para o Estado Islâmico através das redes sociais e incitava a cometer atentados no Reino Unido.

Segundo o The Guardian, a jihadista de nacionalidade britânica Sally Jones terá sido morta, em junho, juntamente com o filho de 12 anos, num ataque com um drone dos EUA.

De acordo com a CIA, a mulher faleceu perto da fronteira síria com o Iraque, embora o Pentágono não possa confirmar a 100% essa informação porque não havia forma de obter amostras de ADN no local.

Jones recrutava mulheres para se juntarem ao Estado Islâmico e incitava a cometer atentados no Reino Unido através das redes sociais. No entanto, há alguns meses que as suas contas estão sem qualquer atividade.

A britânica, que chegou a fazer parte da banda punk Krunch, converteu-se ao Islão em 2013, ano em que partiu para a Síria para se juntar ao marido, o terrorista Junaid Hussain, que também foi morto num ataque aéreo norte-americano em 2015. Foi depois da morte de Hussain que a imprensa britânica começou a chamá-la de “Viúva Branca”.

O jornal inglês escreve que Jones usava as redes sociais para recrutar mulheres para o grupo terrorista, dando-lhes conselhos sobre como viajar para a Síria. Também encorajava pessoas no Reino Unido a cometer atentados, oferecendo ajuda sobre como construir bombas em casa e partilhava fotografias a posar ao lado de armas.

“Todos vocês cristãos precisam de ser decapitados com uma bela faca afiada e pregados às grades em Raqqa… Venham cá que eu faço-vos isso”, foi uma das ameaças partilhadas pela britânica.

ZAP //

PARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

    • Sim. Portugal é um paraíso para essa gente. Para os pagadores de impostos que trabalharam a vida inteira é que é um inferno!

  1. Menos uma louca no mundo, queria matar os outros, morreu ela, já não faz mais mal a ninguém, tenho pena do filho que foi levado para isto sem querer, mas a esta altura também já devia ter os mesmos ideais que a mãe e que o pai infelizmente esta gente incute nos filhos a maldade desde que nascem.

  2. São precisos muitos drones para eliminar essa cambada. Quando pensam que estão a salvo, cai-lhes uma bojarda em cima. Mai nada. Menos uma terrorista à face da terra! Tenho dito.

  3. Será que também tinha 70 homens virgens à espera dela lá no Vahlala? Ou os prémios são só para os mártires com pila ?

RESPONDER

Cientistas criam tinta ultra-branca que ajuda a arrefecer as superfícies

Cientistas criaram uma nova tinta ultra-branca que pode refletir 95,5% da luz solar que chega à sua superfície. De acordo com o site IFLScience, esta propriedade permite que algo revestido com esta tinta ultra-branca, como, por …

Morreu Sindika Dokolo, marido de Isabel dos Santos

O empresário Sindika Dokolo faleceu, nesta quinta-feira, no Dubai, aos 48 anos de idade, durante a prática de mergulho. A morte do empresário de origem congolesa já foi confirmada à Lusa por uma fonte ligada à …

Lagostins autoclonados invadiram (e conquistaram) um cemitério na Bélgica

Um cemitério na Bélgica foi completamente invadido por lagostins marmoreado. De acordo com o Instituto Flamengo para Pesquisa da Natureza e da Floresta (INBO), a espécie representa uma grande ameaça para a biodiversidade local. Segundo o …

Benfica 3-0 Standard Liège | “Águia” voa de forma imperial

A noite foi de festa no Estádio da Luz para os cerca de 4875 espectadores – 7,5% por cento da lotação – que se deslocaram ao reduto dos “encarnados” esta quinta-feira. O Benfica venceu por 3-0 …

Urnas abertas no Minecraft. Servem para ensinar os jovens a votar nas eleições

A organização não partidária e sem fins lucrativos Rock the Vote e a empresa criativa Sid Lee uniram-se para criar um servidor de "casa de votação" no popular jogo Minecraft antes das eleições presidenciais de …

Zorya Luhansk 0-2 Braga | “Nota artística” em triunfo minhoto

Dois jogos, duas vitórias para o Sporting de Braga no Grupo G da Liga Europa. Uma entrada de rompante em jogo, com dois golos espectaculares nos primeiros 11 minutos, permitiram aos “arsenalistas” controlar e lidar …

Amostra de ADN desvenda homicídio cometido há quatro décadas

Uma amostra de ADN, colhida de um norte-americano da Carolina do Sul após este ser detido por apontar uma arma, permitiu às autoridades desvendar um caso antigo, identificando-o como principal suspeito do homicídio de uma …

Investigadores portugueses criam simuladores para treinar médicos à distância

Investigadores da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) desenvolveram, durante o confinamento, um método para os estudantes treinarem para cenários de emergência sem saírem de casa. Em declarações à Lusa, Carla Sá Couto, do …

Restam apenas dois rinocerontes brancos do norte (mas há uma esperança para salvar a espécie)

Com a morte do último macho em 2018, o rinoceronte branco do norte chegou ao ponto em que não pode ser salvo naturalmente. Com apenas duas fêmeas restantes, a subespécie é agora tida como oficialmente …

Há uma região na América do Norte sem qualquer caso de covid-19. Tem a dimensão do México

Nunavut, uma região localizada no norte do Canadá, continua sem registar nenhum caso de covid-19. A receita para o sucesso tem vários ingredientes, mas as caraterísticas especiais da região e as medidas rígidas tomadas logo …