Jihadista “Viúva Branca” e o filho de 12 anos mortos na Síria em ataque com drone

(dr) Tim Stewart / Express

A britânica Sally Jones, também conhecida pela imprensa como “Viúva Branca”

A jihadista britânica, que fugiu para a Síria para se juntar ao marido terrorista, recrutava mulheres para o Estado Islâmico através das redes sociais e incitava a cometer atentados no Reino Unido.

Segundo o The Guardian, a jihadista de nacionalidade britânica Sally Jones terá sido morta, em junho, juntamente com o filho de 12 anos, num ataque com um drone dos EUA.

De acordo com a CIA, a mulher faleceu perto da fronteira síria com o Iraque, embora o Pentágono não possa confirmar a 100% essa informação porque não havia forma de obter amostras de ADN no local.

Jones recrutava mulheres para se juntarem ao Estado Islâmico e incitava a cometer atentados no Reino Unido através das redes sociais. No entanto, há alguns meses que as suas contas estão sem qualquer atividade.

A britânica, que chegou a fazer parte da banda punk Krunch, converteu-se ao Islão em 2013, ano em que partiu para a Síria para se juntar ao marido, o terrorista Junaid Hussain, que também foi morto num ataque aéreo norte-americano em 2015. Foi depois da morte de Hussain que a imprensa britânica começou a chamá-la de “Viúva Branca”.

O jornal inglês escreve que Jones usava as redes sociais para recrutar mulheres para o grupo terrorista, dando-lhes conselhos sobre como viajar para a Síria. Também encorajava pessoas no Reino Unido a cometer atentados, oferecendo ajuda sobre como construir bombas em casa e partilhava fotografias a posar ao lado de armas.

“Todos vocês cristãos precisam de ser decapitados com uma bela faca afiada e pregados às grades em Raqqa… Venham cá que eu faço-vos isso”, foi uma das ameaças partilhadas pela britânica.

ZAP //

PARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

    • Sim. Portugal é um paraíso para essa gente. Para os pagadores de impostos que trabalharam a vida inteira é que é um inferno!

  1. Menos uma louca no mundo, queria matar os outros, morreu ela, já não faz mais mal a ninguém, tenho pena do filho que foi levado para isto sem querer, mas a esta altura também já devia ter os mesmos ideais que a mãe e que o pai infelizmente esta gente incute nos filhos a maldade desde que nascem.

  2. São precisos muitos drones para eliminar essa cambada. Quando pensam que estão a salvo, cai-lhes uma bojarda em cima. Mai nada. Menos uma terrorista à face da terra! Tenho dito.

  3. Será que também tinha 70 homens virgens à espera dela lá no Vahlala? Ou os prémios são só para os mártires com pila ?

RESPONDER

Harry Potter ganha novo (e estranho) capítulo

Harry Potter e o retrato daquilo que parecia ser um grande monte de cinzas é o título do mais recente pedaço da história protagonizada pelo famoso feiticeiro. Mas não foi J.K. Rowling que o escreveu. Os autores …

Rússia pode cortar a Internet mundial, avisa General britânico

É uma nova ameaça à "nossa forma de vida" e à segurança e economia mundiais. O alerta é do chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas do Reino Unido, Stuart Peach, que teme que a Rússia …

Tribunal mantém pena de 30 anos para mulher que alega ter sofrido aborto espontâneo

Um tribunal de El Salvador confirmou a sentença de 30 anos de prisão a uma mulher acusada de homicídio agravado devido à morte do seu recém-nascido. Teodora Vásquez garante que se tratou de um aborto …

WikiLeaks é agora um meio de comunicação social

Um tribunal britânico considerou, em sentença, que o portal de divulgação de informação WikiLeaks é, agora, uma "organização de meios de comunicação". Um tribunal britânico, que avalia casos sobre liberdade de informação, classificou o WikiLeaks como …

Arquiteto Manuel Aires Mateus vence Prémio Pessoa 2017

Esta sexta-feira, o arquiteto Manuel Aires Mateus foi distinguido com o Prémio Pessoa, uma das mais importantes distinções em Portugal. O arquiteto Manuel Aires Mateus é o vencedor do Prémio Pessoa, anunciado esta sexta-feira pelo presidente …

Investigação australiana recomenda fim do celibato na Igreja Católica

Esta sexta-feira, uma investigação australiana sobre abuso sexual de crianças recomendou à Igreja Católica que levante a exigência de celibato ao clero. A Comissão Real da Austrália, que corresponde à procuradoria-geral da república, divulgou esta sexta-feira …

Carrilho absolvido do crime de violência doméstica por falta de provas

O ex-ministro da Cultura Manuel Maria Carrilho foi absolvido do crime de violência doméstica contra a ex-mulher Bárbara Guimarães. A juíza do processo considera que não há provas suficientes para uma condenação. Manuel Maria Carrilho era …

Ex-dirigente da Cerci da Guarda usa instituição para faturar

O ex-vice-presidente da Cercig, a cooperativa de solidariedade social da Guarda com estatuto de utilidade pública, foi acusado de crime de participação económica em negócio, punível com 5 anos de prisão. De acordo com o Ministério …

Pensões, subsídios e abono de família aumentam já em Janeiro

As prestações sociais pagas pela Segurança Social vão subir já a partir de Janeiro de 2018, fruto do aumento previsto de 1,8% para o chamado Indexante dos Apoios Sociais (IAS). O IAS é o referencial usado …

Lince-ibérico esteve à venda (com urgência) no OLX

Um anúncio no OLX vendia "urgentemente" um lince-ibérico pelo valor negociável de 1500 euros. O Ministério Público já está a investigar o caso. O Ministério Público está a investigar uma possível venda online de um lince-ibérico, …