Jihadista “Viúva Branca” e o filho de 12 anos mortos na Síria em ataque com drone

(dr) Tim Stewart / Express

A britânica Sally Jones, também conhecida pela imprensa como “Viúva Branca”

A jihadista britânica, que fugiu para a Síria para se juntar ao marido terrorista, recrutava mulheres para o Estado Islâmico através das redes sociais e incitava a cometer atentados no Reino Unido.

Segundo o The Guardian, a jihadista de nacionalidade britânica Sally Jones terá sido morta, em junho, juntamente com o filho de 12 anos, num ataque com um drone dos EUA.

De acordo com a CIA, a mulher faleceu perto da fronteira síria com o Iraque, embora o Pentágono não possa confirmar a 100% essa informação porque não havia forma de obter amostras de ADN no local.

Jones recrutava mulheres para se juntarem ao Estado Islâmico e incitava a cometer atentados no Reino Unido através das redes sociais. No entanto, há alguns meses que as suas contas estão sem qualquer atividade.

A britânica, que chegou a fazer parte da banda punk Krunch, converteu-se ao Islão em 2013, ano em que partiu para a Síria para se juntar ao marido, o terrorista Junaid Hussain, que também foi morto num ataque aéreo norte-americano em 2015. Foi depois da morte de Hussain que a imprensa britânica começou a chamá-la de “Viúva Branca”.

O jornal inglês escreve que Jones usava as redes sociais para recrutar mulheres para o grupo terrorista, dando-lhes conselhos sobre como viajar para a Síria. Também encorajava pessoas no Reino Unido a cometer atentados, oferecendo ajuda sobre como construir bombas em casa e partilhava fotografias a posar ao lado de armas.

“Todos vocês cristãos precisam de ser decapitados com uma bela faca afiada e pregados às grades em Raqqa… Venham cá que eu faço-vos isso”, foi uma das ameaças partilhadas pela britânica.

ZAP //

6 COMENTÁRIOS

    • Sim. Portugal é um paraíso para essa gente. Para os pagadores de impostos que trabalharam a vida inteira é que é um inferno!

  1. Menos uma louca no mundo, queria matar os outros, morreu ela, já não faz mais mal a ninguém, tenho pena do filho que foi levado para isto sem querer, mas a esta altura também já devia ter os mesmos ideais que a mãe e que o pai infelizmente esta gente incute nos filhos a maldade desde que nascem.

  2. São precisos muitos drones para eliminar essa cambada. Quando pensam que estão a salvo, cai-lhes uma bojarda em cima. Mai nada. Menos uma terrorista à face da terra! Tenho dito.

RESPONDER

Além de um ícone da ciência, Marie Curie também foi uma heroína de guerra

Marie Curie foi, além de uma cientista conceituada, vencedora de dois prémios Nobel, uma filantropa que usou as suas competências na área da ciência para ajudar a salvar vidas na I Guerra Mundial. Se perguntarmos a …

Incêndios: Costa garante que "nada ficará como dantes", a ministra "não teve férias"

O primeiro-ministro pediu hoje consenso político para a aplicação das recomendações da comissão independente aos fogos de junho e prometeu que, no fim dos incêndios, o Governo assumirá totais responsabilidades na reconstrução do território e …

Mosteiro alemão com 900 anos vai fechar. Não há monges

Um antigo mosteiro na Alemanha, com quase nove séculos de actividade, está prestes a fechar as portas, devido a problemas financeiros e à escassez de monges. À medida que a Igreja Católica vê declinar significativamente o …

Furacão Ophelia com ventos de 150 Km/h faz três mortos na Irlanda

A Irlanda está em alerta vermelho com os ventos provocados pelo furacão a atingirem os 150 km/h. A tempestade provocada pelo furacão Ophelia causou esta segunda-feira a morte de três pessoas na Irlanda, segundo informações da …

Oposição venezuelana não aceita resultados das eleições regionais

O Conselho Nacional Eleitoral dá conta de que o PSUV, o partido no Governo, ganhou em 17 dos 23 Estados do país, nas eleições deste domingo. A aliança opositora venezuelana Mesa de Unidade Democrática (MUD) rejeitou, …

Número de mortos em atentado na Somália já ultrapassou os 300

O número de mortos do violento atentado terrorista registado no sábado em Mogadíscio, capital da Somália, já ultrapassou as três centenas, havendo, porém, a certeza que o total vítimas será ainda maior, indicou fonte médica …

Astrónomos detetam um novo tipo de ondas gravitacionais: "O princípio de uma nova era"

Segundo os cientistas, as novas emissões de radiação agora detetadas são consequência da fusão de duas estrelas de neutrões numa galáxia distante. Uma equipa internacional anunciou esta segunda-feira ter conseguido ver através da luz e das …

Sal no pão vai baixar ainda mais a partir de 2018

O teor de sal no pão vai baixar ainda mais a partir do próximo ano, de acordo com um protocolo que será assinado, esta segunda-feira, entre o Estado e a indústria da panificação e pastelaria. Segundo …

Falsos recibos verdes podem enfrentar "aumento de impostos desumano" em 2018

"Um aumento de impostos desumano", é o que antecipa o fiscalista Mendes da Silva sobre as mudanças no regime simplificado dos trabalhadores independentes, os chamados recibos verdes, que estão previstas no Orçamento de Estado para …

Bancos obrigados a comunicar mais cedo transferências para offshores

Os bancos serão obrigados a comunicar mais cedo à administração tributária a lista das transferências realizadas para contas sediadas em paraísos fiscais sempre que as movimentações ultrapassem os 15 mil euros. As declarações deveriam ser feitas …