Jihadista “Viúva Branca” e o filho de 12 anos mortos na Síria em ataque com drone

(dr) Tim Stewart / Express

A britânica Sally Jones, também conhecida pela imprensa como “Viúva Branca”

A jihadista britânica, que fugiu para a Síria para se juntar ao marido terrorista, recrutava mulheres para o Estado Islâmico através das redes sociais e incitava a cometer atentados no Reino Unido.

Segundo o The Guardian, a jihadista de nacionalidade britânica Sally Jones terá sido morta, em junho, juntamente com o filho de 12 anos, num ataque com um drone dos EUA.

De acordo com a CIA, a mulher faleceu perto da fronteira síria com o Iraque, embora o Pentágono não possa confirmar a 100% essa informação porque não havia forma de obter amostras de ADN no local.

Jones recrutava mulheres para se juntarem ao Estado Islâmico e incitava a cometer atentados no Reino Unido através das redes sociais. No entanto, há alguns meses que as suas contas estão sem qualquer atividade.

A britânica, que chegou a fazer parte da banda punk Krunch, converteu-se ao Islão em 2013, ano em que partiu para a Síria para se juntar ao marido, o terrorista Junaid Hussain, que também foi morto num ataque aéreo norte-americano em 2015. Foi depois da morte de Hussain que a imprensa britânica começou a chamá-la de “Viúva Branca”.

O jornal inglês escreve que Jones usava as redes sociais para recrutar mulheres para o grupo terrorista, dando-lhes conselhos sobre como viajar para a Síria. Também encorajava pessoas no Reino Unido a cometer atentados, oferecendo ajuda sobre como construir bombas em casa e partilhava fotografias a posar ao lado de armas.

“Todos vocês cristãos precisam de ser decapitados com uma bela faca afiada e pregados às grades em Raqqa… Venham cá que eu faço-vos isso”, foi uma das ameaças partilhadas pela britânica.

ZAP //

PARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

    • Sim. Portugal é um paraíso para essa gente. Para os pagadores de impostos que trabalharam a vida inteira é que é um inferno!

  1. Menos uma louca no mundo, queria matar os outros, morreu ela, já não faz mais mal a ninguém, tenho pena do filho que foi levado para isto sem querer, mas a esta altura também já devia ter os mesmos ideais que a mãe e que o pai infelizmente esta gente incute nos filhos a maldade desde que nascem.

  2. São precisos muitos drones para eliminar essa cambada. Quando pensam que estão a salvo, cai-lhes uma bojarda em cima. Mai nada. Menos uma terrorista à face da terra! Tenho dito.

  3. Será que também tinha 70 homens virgens à espera dela lá no Vahlala? Ou os prémios são só para os mártires com pila ?

RESPONDER

Peru decreta estado de emergência na fronteira com a Colômbia

O Peru decretou na segunda-feira o estado de emergência por 60 dias na fronteira com a Colômbia, devido à presença de narcotraficantes e de dissidentes da antiga guerrilha das Forças Armadas Revolucionários da Colômbia. O Presidente …

CP acaba com o primeiro Alfa Pendular do dia (e reforça receios de colapso)

A partir de 5 de Agosto, deixa de haver o primeiro comboio Alfa Pendular do dia a realizar o percurso de Lisboa ao Porto. A CP - Comboios de Portugal vai acabar com esta ligação …

São feitos por dia quase 600 créditos para comprar carro

Vendem-se cada vez mais carros em Portugal. Só no mês de maio foram concedidos quase 290 milhões de euros e feitos mais de 20 mil contratos, segundo dados do Banco de Portugal. Os empréstimos para compra …

Transferência do Infarmed "ameaça saúde pública” em Portugal e no mundo

A presidente do Infarmed, Maria do Céu Chamado, alertou esta terça-feira que uma deslocalização da instituição pode ser uma “ameaça à saúde pública” em Portugal e também no mundo. Ouvida na comissão parlamentar de Saúde, a …

Campanha oficial do Brexit multada por violar lei eleitoral

A campanha oficial para o voto a favor da saída do Reino Unido da União Europeia - Vote Leave - foi multada por violar a lei eleitoral, anunciou esta terça-feira a Comissão Eleitoral. Segundo revelou a …

Bitcoin ajudou a financiar ciberespionagem eleitoral da Rússia, acusam os EUA

A bitcoin terá ajudado a financiar o esquema de ciberespionagem nos Estados Unidos levado a cabo por 12 agentes russos durante as eleições presidenciais de 2016. Segundo um relatório, apresentado esta sexta-feira pelo vice-procurador-geral dos Estados …

Parlamento chumba fim do adicional ao imposto dos combustíveis

O Parlamento chumbou esta terça-feira, na especialidade, com os votos da esquerda, o projeto de lei do CDS que punha fim ao adicional ao Imposto sobre os Produtos Petrolíferos (ISP). PS, PCP e Bloco chumbaram o projeto …

UE e Japão assinam acordo de comércio livre contra protecionismo

A União Europeia e o Japão assinaram nesta terça-feira, em Tóquio, um acordo de comércio livre que o presidente do Conselho Europeu considerou ser uma "mensagem clara" contra o protecionismo. "Enviamos uma mensagem clara de que …

Alunos da secundária Pedro Nunes tiveram de pagar 10 euros para se matricularem

Os alunos da Escola Secundária Pedro Nunes tiveram de pagar 10 euros para se matricularem. A diretora do estabelecimento de ensino desconhecia a situação e já deu instruções para que o dinheiro seja devolvido. Os alunos …

Transplante de fígado do futebolista Eric Abidal foi legal

A Organização Nacional de Transplantes da Espanha concluiu que o transplante de fígado de doador vivo ao qual o ex-lateral-esquerdo Eric Abidal foi submetido "foi realizado de acordo com a lei" e com boas práticas. Em …