Vítor Bento substitui Ricardo Salgado no BES

RTP / Flickr

O economista Vítor Bento

O economista Vítor Bento

O economista Vítor Bento é o nome escolhido pelos principais acionistas do Banco Espírito Santo (BES) para assumir os destinos da instituição, substituindo o líder histórico, Ricardo Salgado, segundo avançam vários jornais portugueses.

Vítor Bento será uma escolha consensual dos dois maiores acionistas do BES, o Espírito Santo Financial Group (ESFG), que conta com 25% do capital do banco, e o grupo francês Crédit Agricole, que detém uma fatia de 15%.

Com a proposta de Vítor Bento para a liderança da instituição, que vive um período de reestruturação, cai a hipótese de Amílcar Morais Pires, actual administrador financeiro do BES, vir a liderar o banco, tal como foi proposto há duas semanas pelo ESFG.

Na altura, o principal acionista do BES avançou com o nome de Morais Pires, o braço-direito de Ricardo Salgado, para assumir a presidência executiva do banco, num comunicado oficial enviado ao supervisor do mercado, no qual foi comunicado o agendamento de uma assembleia-geral extraordinária para o dia 31 de julho.

Vítor Bento é licenciado em Economia pelo Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG). Foi nomeado membro do Conselho de Estado pelo Presidente da República, Cavaco Silva, de quem é há alguns anos consultor para a área de economia.

Foi presidente do Conselho Directivo do Instituto de Gestão do Crédito Público, diretor-geral do Tesouro, diretor do Departamento de Estrangeiros do Banco de Portugal, vogal no Conselho de Administração do Instituto Emissor de Macau e presidente do Conselho de Administração da SIBS.

Em 2011 Vítor Bento foi o primeiro nome convidado para a pasta das Finanças no governo de Passos Coelho, mas recusou, abrindo lugar a outro Vítor, de seu nome Gaspar.

ZAP/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Metade dos chefes de equipa da Urgência do Hospital de Braga demitiu-se em bloco

Uma dezena de chefes de equipa da Urgência do Hospital de Braga demitiu-se esta segunda-feira, em protesto contra a falta de condições de trabalho e o "desinvestimento" no Serviço Nacional de Saúde. Contactada pela agência Lusa, …

Primeiro-ministro da Polónia acusa UE de ter "arma apontada à cabeça" do país

O primeiro-ministro polaco acusou a União Europeia (UE), esta segunda-feira, de "ter uma arma pontada à cabeça" da Polónia, ao exigir que Varsóvia reveja as reformas judiciais, ameaçando-a com sanções. Numa entrevista publicada pelo Financial Times, …

Carlos César acusa BE e PCP de terem preferido "jogos de poder"

O presidente do PS acusou, esta segunda-feira, os partidos de esquerda de terem preferido "os jogos de poder", no seguimento do anúncio de ambos do voto contra o Orçamento do Estado para 2022 (OE2022). "BE e …

O dirigente do PSD Paulo Mota Pinto

Mota Pinto aponta "irresponsabilidade" de marcar diretas. Rangel reforça importância de ter líder "fortemente legitimado"

O dirigente do PSD defendeu, esta segunda-feira, que o partido "está preparado" para legislativas antecipadas, defendendo que estas devem ocorrer "o mais rapidamente possível". Em declarações à agência Lusa, o presidente da Mesa do Congresso e …

EMA aprova terceira dose da vacina da Moderna a partir dos 18 anos

A Agência Europeia do Medicamento (EMA) deu luz verde, esta segunda-feira, à administração da terceira dose da vacina da Moderna a partir dos 18 anos. Em comunicado, a agência refere que os dados apontam que uma …

Câmara do Porto aprova sistema de videovigilância no centro histórico

Esta segunda-feira, na reunião do Executivo portuense, foi aprovado, com o voto contra da CDU e do BE, o protocolo a celebrar com a PSP para implementação da videovigilância na Baixa do Porto. O presidente da …

Conselho das Finanças Públicas alerta para riscos na TAP e falta de orçamentação para Novo Banco

O Conselho das Finanças Públicas (CFP) alertou esta segunda-feira, numa análise à proposta do Governo para o Orçamento do Estado de 2022 (OE2022), para a possibilidade de se injetar mais dinheiro na TAP e no …

O presidente executivo do Novo Banco, António Ramalho

Novo Banco apresenta nova imagem. "Agora é o renascimento", diz Ramalho

O presidente do Novo Banco disse, esta segunda-feira, que a nova imagem representa o "renascimento" da instituição financeira, que está numa "rota de lucro e rendibilidade". Na apresentação da nova imagem de marca do Novo Banco, …

Governo disponível para suspender caducidade de convenções coletivas "sem limite de tempo"

O Governo está disponível para avançar com a suspensão dos prazos da caducidade das convenções coletivas "sem limite de tempo", disse, esta segunda-feira, no Parlamento a ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social. A medida foi …

PEV também vota contra o Orçamento do Estado para 2022

O partido ecologista "Os Verdes" (PEV) anunciou, esta segunda-feira, que também vai votar contra o Orçamento do Estado para 2022. Em conferência de imprensa, na Assembleia da República, José Luís Ferreira disse que "o grupo parlamentar …