Já pode visitar os túmulos do Egito sem sair do sofá

O Egito “abriu as portas” dos seus túmulos, que agora podem ser visitados virtualmente. Entre os monumentos arqueológicos estão o túmulo da Rainha Meresankh III e o Mosteiro Vermelho do século IV.

Os passeios em 3D mostram os locais antigos do Egito com detalhes impressionantes, permitindo que os espetadores “percorram” diferentes partes das ruínas. Funciona como a navegação no Google Street View.

O Ministério do Turismo e Antiguidades do Egito começou a publicar os passeios online na semana passada, como uma forma de os partilhar com pessoas que estão em casa para ajudar a “achatar a curva” durante a pandemia de covid-19, anunciou o ministério num comunicado no Facebook.

Até à data, de acordo com o LiveScience, há quatro lugares disponíveis para a visita 3D. O primeiro é o Túmulo de Menna, “um dos mais visitados e mais bem preservados” dos túmulos de elite da 18ª Dinastia (1549 a.C a 1292 a.C. A tumba, localizada na necrópole de Theban (atual Luxor), é conhecida pelas suas pinturas bem preservadas.

Pouco se sabe sobre Menna, mas o seu túmulo oferece algumas pistas sobre a sua vida na elite do Egito. Os títulos encontrados na sepultura sugerem que era um escriba e que supervisionava os campos do faraó e o templo de Amon-Re, uma forma do deus do Sol.

A esposa de Menna, Henuttawy, aparece em quase todas as cenas da capela da tumba. Uma das cenas mostra o coração de Menna a ser pesado contra uma pena na frente de Osíris, o deus egípcio da vida após a morte.

O túmulo da rainha Meresankh III também está disponível para visita. A rainha era neta do faraó Khufu, que provavelmente encomendou a Grande Pirâmide de Gizé. O túmulo mostra cenas esculpidas e pintadas da rainha Meresankh III e da família real, além de servas, artesãos e padres funerários.

Os outros passeios mostram o Mosteiro Vermelho, um mosteiro copta ortodoxo conhecido pelas suas paredes de tijolo vermelho, e a Mesquita-Madrassa medieval do sultão Barquq, construída no final do século XIV.

Os passeios virtuais “permitem que as pessoas em todo o mundo desfrutem da civilização antiga durante o confinamento em casa”.

ZAP //

 

 

 

PARTILHAR

RESPONDER

Vacina da Universidade de Oxford para a covid-19 será testada no Brasil

A vacina contra a covid-19 em que trabalham os cientistas da Universidade de Oxford será testada no Brasil, pelo nível de infeção naquele país, revelou esta sexta-feira o Times. Com o declínio nos casos de coronavírus …

Esta noite há um eclipse penumbral da Lua

Esta noite tem bons motivos para atrasar o jantar: ao início da noite desta sexta-feira, haverá um eclipse penumbral da Lua. A Lua vai ficar na penumbra na noite desta sexta-feira. Pouco antes das 21h, em …

Depois de Latifa e Haya, mais uma princesa pediu ajuda para fugir do Dubai (e está desaparecida)

Depois da fuga da princesa Latifa e da princesa Haya do Dubai, outra jovem gravou um vídeo a pedir ajuda para escapar dos seus pais. Agora, está desaparecida. De acordo com o jornal espanhol El País, …

Caso Maddie. Suspeito alemão alvo de nova investigação por crime semelhante na Alemanha

Christian B., de 43 anos, poderá estar associado ao desaparecimento de uma menina de cinco anos, em 2015, na Alemanha. De acordo com a agência DPA, o Ministério Público alemão abriu uma nova investigação sobre o …

À espera de propostas concretas, Jerónimo quer salário pago a 100%

Jerónimo de Sousa admite que só tomará uma posição quanto ao Orçamento Suplementar quando souber as "propostas concretas". Esta sexta-feira, o secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, disse que só tomará uma posição quanto ao Orçamento …

Do ruído à reciclagem. No Dia Mundial do Ambiente, associação Zero divulga dados preocupantes

As principais preocupações da associação ambientalista Zero em Portugal são ao nível do desperdício de água, do ruído e da reciclagem. Do excesso de lixo produzido por cada habitante ao ruído em excesso provocado pelo …

Esferográfica pessoal e máscara obrigatórios nas eleições do FC Porto

As eleições do FC Porto estão agendadas para este fim de semana e os sócios que quiserem exercer o seu direito de voto terão de levar uma máscara de proteção individual e uma esferográfica. No comunicado …

Açores sem infetados por covid-19. Último paciente internado recuperou

Os Açores estão oficialmente livres de covid-19. Dois meses e meio depois do primeiro caso na região, os Açores não têm qualquer registo de infetados por covid-19. Vasco Cordeiro, presidente do Governo Regional, anunciou no Facebook …

Miguel Albuquerque ainda pondera candidatura a Belém

O Presidente do Governo Regional da Madeira, Miguel Albuquerque, ainda está a ponderar uma eventual candidatura à Presidência da República. O presidente do Governo Regional da Madeira e da estrutura regional do PSD, Miguel Albuquerque, disse …

Governo reforça oferta de creches e lares com mais espaços e funcionários

O primeiro-ministro, António Costa, considera que "é necessário reforçar em equipamentos como creches, lares ou no apoio domiciliário". Os programas sociais de apoio a idosos vão criar três mil postos de trabalho, anunciou o primeiro-ministro esta …