Visitantes nus jogaram à apanhada em câmara de gás nazi

O vídeo já tinha sido divulgado em 2015, mas só agora se soube que tinha sido filmado no interior de uma câmara de gás. Sobreviventes e familiares estão indignados.

Queremos saber quem deu permissão para o gravar, porque é que ninguém protestou contra este vídeo e como foi possível gravá-lo”: foi assim que Efraim Zurof, o diretor do gabinete israelita do Centro Simon Wiesenthal, deu voz aos protestos de sobreviventes e descendentes de vítimas do Holocausto.

O Centro Simon Wiesenthal é uma das várias organizações que está a protestar contra o vídeo. que mostra visitantes a jogar à apanhada nus no interior de uma câmara de gás, no antigo campo de concentração nazi de Stutthof, na Polónia.

O vídeo não é de agora. Já tinha sido divulgado em 2015 como parte de uma exposição no Museu de Arte Contemporânea de Cracóvia, apoiada pela embaixada de Israel em Varsóvia, e mostra vários homens e mulheres, nus, a jogar à apanhada no interior de uma câmara de gás.

Por trás da realização do vídeo, que recebeu o nome de “Game og Tag”, ou “jogo da apanhada”, esteve o artista polaco Artur Zmijewski.

No entanto, só agora foi descoberto que a gravação foi efetivamente feita numa câmara de gás. Inicialmente, o museu retirou a gravação da sua página na Internet, mas tornou a exibi-lo, invocando a liberdade de expressão artística.

Países como a Alemanha ou a Estónia já baniram o vídeo, mas o Governo polaco não tomou qualquer posição sobre o assunto, o que indignou ainda mais as várias associações de defesa da memória das vítimas do Holocausto.

Cerca de seis milhões de pessoas morreram durante o período de governação nazi, em campos de concentração na Alemanha e na Polónia. Só no campo de Stutthof, onde foi feito este vídeo, terão morrido cerca de 65 mil pessoas.

ZAP //

PARTILHAR

9 COMENTÁRIOS

  1. graças a deus nao sou judeu, nem tive nenhum familiar morto dos campos nazis….mas custa me acreditar que o odio ainda continue a assombrar a compreensao de muita gente que ja devia ter os neuronios no lugar, pelo menos aqueles que nao entenderam o verdadeiro sentido que o video quis representar… mostrar que os termpos em que a morte e a destriçao pairavam nesses lugares ja nao tem lugar, sendo tempo de celebrar a vida e dar graças a deus por se poder brincar e viver nesses espaço que foi de morte e sofrimento.é lamentavel que ainda haja espiritos negativos e das trevas que ainda queiram fazer politica da terra queimada com tema tao triste e nefasto…….
    ja nem vale a pena discutir a pratica criminosa dos judeus para com os palistinos e a opressao que cometem ainda em lugares que continuam de morte e mau estar, nos campos de refugiados palestinos , nem vale a pena comentar o odio que os sionistas mantem contra os povos vizinhos. deviam ter mais preocupaçao em olhar para os campos de refugiados onde pouco mais ha que um pao e um copo de agua para alimentar milhares de refugiados , do que acusar de indigno um video que celebra a vida e a alegria!!!!….

  2. Só tenho um comentário a fazer:

    VERGONHA, FALTA DE RESPEITO, FALTA DE SENSIBILIDADE.
    Talvez tivesse sido boa ideia “largarem” um pouco de ZIKLON B para se tornar mais real.
    Se calhar já não achavam graça a esta palhaçada

  3. Hi Jose Oliveira,
    Como bem diz não é judeu nem teve familiar morto nos campos nazis, e neste caso não pode avaliar o sofrimento de muitos que ainda cá estão e recordam o que se passou com os seus familiares, só pensa em si!? Que frase tão bonita “o verdadeiro sentido”, já agora vamos todos nus brincar para o cemitério em cima da campa de um seu ente querido..! de certeza que não iria gostar. A constelação é a mesma!

  4. Concordo com o António Alves, foi mesmo pena não terem ligado o gás. Depois, nota-se realmente que esse grupo de anormais não tem mais nada que fazer, pelo que, em vez de jogarem à apanhada, fossem todos apanhar no c*?

  5. Gente ordinária sem um mínimo de respeito ou sentimento, mesmo por mais contra que possam ser aos judeus há que saber respeitar a memória de gente que tanto sofreu, seriam os judeus tão reles e ordinários como esta gente deu provas de ser? Duvido!.

  6. Tanto dinheiro, tanta saúde, tantos privilégios sociais e culturais e decidem que é divertido sapatear nús no túmulo de milhares de pessoas, de milhares de crianças ! Ou isto prova que a melhoria social e financeira não torna os seres humanos melhores, nem mais evoluidos ou pior, que nossa espécie não vai chegar a lugar algum e que os que lutam por um mundo melhor estão iludidos e estão perdendo seu tempo

RESPONDER

Morreu Sindika Dokolo, marido de Isabel dos Santos

O empresário Sindika Dokolo faleceu, nesta quinta-feira, no Dubai, aos 48 anos de idade, durante a prática de mergulho. A morte do empresário de origem congolesa já foi confirmada à Lusa por uma fonte ligada à …

Lagostins autoclonados invadiram (e conquistaram) um cemitério na Bélgica

Um cemitério na Bélgica foi completamente invadido por lagostins marmoreado. De acordo com o Instituto Flamengo para Pesquisa da Natureza e da Floresta (INBO), a espécie representa uma grande ameaça para a biodiversidade local. Segundo o …

Benfica 3-0 Standard Liège | “Águia” voa de forma imperial

A noite foi de festa no Estádio da Luz para os cerca de 4875 espectadores – 7,5% por cento da lotação – que se deslocaram ao reduto dos “encarnados” esta quinta-feira. O Benfica venceu por 3-0 …

Urnas abertas no Minecraft. Servem para ensinar os jovens a votar nas eleições

A organização não partidária e sem fins lucrativos Rock the Vote e a empresa criativa Sid Lee uniram-se para criar um servidor de "casa de votação" no popular jogo Minecraft antes das eleições presidenciais de …

Zorya Luhansk 0-2 Braga | “Nota artística” em triunfo minhoto

Dois jogos, duas vitórias para o Sporting de Braga no Grupo G da Liga Europa. Uma entrada de rompante em jogo, com dois golos espectaculares nos primeiros 11 minutos, permitiram aos “arsenalistas” controlar e lidar …

Amostra de ADN desvenda homicídio cometido há quatro décadas

Uma amostra de ADN, colhida de um norte-americano da Carolina do Sul após este ser detido por apontar uma arma, permitiu às autoridades desvendar um caso antigo, identificando-o como principal suspeito do homicídio de uma …

Investigadores portugueses criam simuladores para treinar médicos à distância

Investigadores da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) desenvolveram, durante o confinamento, um método para os estudantes treinarem para cenários de emergência sem saírem de casa. Em declarações à Lusa, Carla Sá Couto, do …

Restam apenas dois rinocerontes brancos do norte (mas há uma esperança para salvar a espécie)

Com a morte do último macho em 2018, o rinoceronte branco do norte chegou ao ponto em que não pode ser salvo naturalmente. Com apenas duas fêmeas restantes, a subespécie é agora tida como oficialmente …

Há uma região na América do Norte sem qualquer caso de covid-19. Tem a dimensão do México

Nunavut, uma região localizada no norte do Canadá, continua sem registar nenhum caso de covid-19. A receita para o sucesso tem vários ingredientes, mas as caraterísticas especiais da região e as medidas rígidas tomadas logo …

Site da campanha de Trump foi alvo de ataque. Hackers "fartaram-se das fake news"

O website oficial da campanha presidencial de Donald Trump foi alvo de um ataque informático que o deixou temporariamente desfigurado na noite desta quarta-feira. Os hackers responsáveis substituíram o habitual conteúdo por uma mensagem normalmente utilizada …