Visitantes nus jogaram à apanhada em câmara de gás nazi

O vídeo já tinha sido divulgado em 2015, mas só agora se soube que tinha sido filmado no interior de uma câmara de gás. Sobreviventes e familiares estão indignados.

Queremos saber quem deu permissão para o gravar, porque é que ninguém protestou contra este vídeo e como foi possível gravá-lo”: foi assim que Efraim Zurof, o diretor do gabinete israelita do Centro Simon Wiesenthal, deu voz aos protestos de sobreviventes e descendentes de vítimas do Holocausto.

O Centro Simon Wiesenthal é uma das várias organizações que está a protestar contra o vídeo. que mostra visitantes a jogar à apanhada nus no interior de uma câmara de gás, no antigo campo de concentração nazi de Stutthof, na Polónia.

O vídeo não é de agora. Já tinha sido divulgado em 2015 como parte de uma exposição no Museu de Arte Contemporânea de Cracóvia, apoiada pela embaixada de Israel em Varsóvia, e mostra vários homens e mulheres, nus, a jogar à apanhada no interior de uma câmara de gás.

Por trás da realização do vídeo, que recebeu o nome de “Game og Tag”, ou “jogo da apanhada”, esteve o artista polaco Artur Zmijewski.

No entanto, só agora foi descoberto que a gravação foi efetivamente feita numa câmara de gás. Inicialmente, o museu retirou a gravação da sua página na Internet, mas tornou a exibi-lo, invocando a liberdade de expressão artística.

Países como a Alemanha ou a Estónia já baniram o vídeo, mas o Governo polaco não tomou qualquer posição sobre o assunto, o que indignou ainda mais as várias associações de defesa da memória das vítimas do Holocausto.

Cerca de seis milhões de pessoas morreram durante o período de governação nazi, em campos de concentração na Alemanha e na Polónia. Só no campo de Stutthof, onde foi feito este vídeo, terão morrido cerca de 65 mil pessoas.

ZAP //

PARTILHAR

9 COMENTÁRIOS

  1. graças a deus nao sou judeu, nem tive nenhum familiar morto dos campos nazis….mas custa me acreditar que o odio ainda continue a assombrar a compreensao de muita gente que ja devia ter os neuronios no lugar, pelo menos aqueles que nao entenderam o verdadeiro sentido que o video quis representar… mostrar que os termpos em que a morte e a destriçao pairavam nesses lugares ja nao tem lugar, sendo tempo de celebrar a vida e dar graças a deus por se poder brincar e viver nesses espaço que foi de morte e sofrimento.é lamentavel que ainda haja espiritos negativos e das trevas que ainda queiram fazer politica da terra queimada com tema tao triste e nefasto…….
    ja nem vale a pena discutir a pratica criminosa dos judeus para com os palistinos e a opressao que cometem ainda em lugares que continuam de morte e mau estar, nos campos de refugiados palestinos , nem vale a pena comentar o odio que os sionistas mantem contra os povos vizinhos. deviam ter mais preocupaçao em olhar para os campos de refugiados onde pouco mais ha que um pao e um copo de agua para alimentar milhares de refugiados , do que acusar de indigno um video que celebra a vida e a alegria!!!!….

  2. Só tenho um comentário a fazer:

    VERGONHA, FALTA DE RESPEITO, FALTA DE SENSIBILIDADE.
    Talvez tivesse sido boa ideia “largarem” um pouco de ZIKLON B para se tornar mais real.
    Se calhar já não achavam graça a esta palhaçada

  3. Hi Jose Oliveira,
    Como bem diz não é judeu nem teve familiar morto nos campos nazis, e neste caso não pode avaliar o sofrimento de muitos que ainda cá estão e recordam o que se passou com os seus familiares, só pensa em si!? Que frase tão bonita “o verdadeiro sentido”, já agora vamos todos nus brincar para o cemitério em cima da campa de um seu ente querido..! de certeza que não iria gostar. A constelação é a mesma!

  4. Concordo com o António Alves, foi mesmo pena não terem ligado o gás. Depois, nota-se realmente que esse grupo de anormais não tem mais nada que fazer, pelo que, em vez de jogarem à apanhada, fossem todos apanhar no c*?

  5. Gente ordinária sem um mínimo de respeito ou sentimento, mesmo por mais contra que possam ser aos judeus há que saber respeitar a memória de gente que tanto sofreu, seriam os judeus tão reles e ordinários como esta gente deu provas de ser? Duvido!.

  6. Tanto dinheiro, tanta saúde, tantos privilégios sociais e culturais e decidem que é divertido sapatear nús no túmulo de milhares de pessoas, de milhares de crianças ! Ou isto prova que a melhoria social e financeira não torna os seres humanos melhores, nem mais evoluidos ou pior, que nossa espécie não vai chegar a lugar algum e que os que lutam por um mundo melhor estão iludidos e estão perdendo seu tempo

RESPONDER

Noah, de apenas dois anos, está desaparecido desde quarta-feira. Cadela, peça de roupa e pegadas encontradas

Um menino de dois anos está desaparecido em Proença-a-Velha, concelho de Idanha-a-Nova, desde quarta-feira de manhã. A GNR e PJ estão no local a fazer buscas com auxílio de populares que se juntaram às autoridades. Ao …

Passos avisa que há reformas que se fazem em “confronto” e não vale a pena “ficar à espera” do PS

O ex-primeiro-ministro Pedro Passos Coelho acusou esta quarta-feira a esquerda de "desqualificar" o Serviço Nacional de Saúde (SNS) e avisou que há reformas que só se fazem "em confronto", pedindo às forças políticas que "não …

Luzes cintilantes mostram potencial como novo tratamento para o Alzheimer

Uma equipa de investigadores usou som e luzes cintilantes para tratar ratos com a doença de Alzheimer, obtendo alguns resultados positivos. Agora, os cientistas testaram o mesmo tratamento em humanos, conseguindo mais uma vez resultados …

Planeta Terra passa a ter (oficialmente) cinco oceanos

A National Geographic Society fez o primeiro mapeamento dos oceanos em mais de 100 anos e, desta vez, reconhece que a Terra possui cinco oceanos. Definir as fronteiras dos oceanos da Terra não é uma tarefa …

O misterioso escurecimento da Betelgeuse foi oficialmente desvendado

A causa da misteriosa perda de brilho da estrela foi causada por uma nuvem gigante de poeira, expelida pela própria supergigante vermelha. O "Grande Escurecimento da Betelgeuse", como passou a ser conhecido, foi um fenómeno que …

Entre cursos de água e "kahns", a Alemanha ainda alberga uma minoria étnica de língua eslava

As nações europeias nasceram e desvaneceram ao longo do tempo, mas há uma minoria étnica de língua eslava que permanece dentro da Alemanha. Lehde é uma pacata vila, com cerca 150 habitantes, de ilhas pantanosas interligadas …

Itália 3-0 Suíça | Squadra Azzurra volta a ganhar e a encantar

A Itália tornou-se hoje a primeira seleção a garantir o apuramento para os oitavos de final do Euro2020 de futebol, ao vencer a Suíça por 3-0, em encontro da segunda jornada do Grupo A, disputado …

Sony apresenta o seu primeiro drone, o Airpeak S1

Há algum tempo que a Sony planeava lançar um drone, agora, é oficial. A empresa de tecnologia apresentou um drone chamado Airpeak S1 que será, muito provavelmente, o primeiro de muitos. A Sony anunciou oficialmente o …

Candidaturas a astronauta da Agência Espacial Europeia encerram na sexta-feira

Os candidatos têm de ter, pelo menos, um mestrado e experiência profissional, serem fluentes em inglês e ter mais de 1,30 metros.  O prazo para apresentação de candidaturas a vagas para novos astronautas da Agência Espacial …

Dois meses no escuro. Valentina Miozzo passou a quarentena sozinha no Ártico

A pandemia de covid-19 foi um duro golpe de solidão forçada para a maioria das pessoas, mas para a italiana Valentina Miozzo foi a oportunidade perfeita para usufruir de alguns momentos a sós. A meio da …