Visitantes do Grand Canyon expostos a radiação perigosa de contentores de urânio

Hostelworld.com

Durante 18 anos, os visitantes e funcionários do Museu do Grand Canyon, nos EUA, podem ter estado expostos à radiação de três contentores com urânio que se encontravam no edifício.

“Se visitou o prédio do Museu de Coleções (2C) entre 2000 e 18 de junho de 2018, foi exposto ao urânio, conforme definido pela OSHA [Administração de Segurança e Saúde Ocupacional]”, disse Elston Stephenson, gerente de segurança do Grand Canyon, através de um e-mail para funcionários do Serviço Nacional de Parques no início de fevereiro.

“As taxas de radiação, à primeira vista, excedem os limites de segurança da Comissão Reguladora Nuclear”, disse Stephenson, acrescentando que a sua próxima tarefa é “identificar quem foi exposto” e em que nível de radiação, avançou o The Arizona Republic.

Noutro e-mail, o gerente enfatizou que solicitou repetidamente aos executivos do Parque Nacional que informassem os visitantes. No entanto, a gerência sénior recusou-se a fazê-lo, referiu ele.

De acordo com Stephenson, os espécimes de urânio estavam num porão na sede do parque durante décadas e foram transferidos para o prédio do museu quando foi inaugurado, por volta de 2000. Um dos baldes estava tão cheio que a tampa não fechava.

Segundo Stephenson, os contentores com urânio poderiam conter um nível de radiação 400 vezes maior do que o limite para adultos e até quatro mil vezes maior para as crianças.

Os contentores foram armazenados ao lado de uma exibição, onde as crianças pararam para apresentações, sentadas ao lado de urânio durante mais de 30 minutos. As crianças poderiam ter recebido doses de radiação acima dos padrões federais de segurança em três segundos e os adultos poderiam ter sofrido exposição perigosa em menos de meio minuto.

As rochas de urânio foram retiradas do parque nacional a 18 de junho de 2018 e uma investigação está em andamento.

Atualmente, “não há risco para os funcionários do parque ou para o público”, disse Emily Davis, especialista em relações públicas do Grand Canyon. “O prédio está aberto e as informações que tenho são de que as rochas de urânio foram removidas, portanto não há perigo”, disse.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Asteróide que passou recentemente pela Terra não estava sozinho

Astrónomos descobriram que o asteróide 2020 BX12, que passou pela Terra na semana passada, era afinal um sistema binário de asteróides. Estamos a falar do asteróide 2020 BX12, que passou a 4,3 milhões de quilómetros de distância da …

"Parasitas" vai ter uma série na HBO. E já são conhecidos dois nomes do elenco

A produção sul-coreana de Bong Joon Ho, especialmente condecorada pela Academia, merece agora uma adaptação para a televisão pelas mãos da HBO. A série televisiva de "Parasitas" foi anunciada em janeiro e a produção está encarregue …

O carregador do seu smartphone é mais potente do que o computador da Apollo 11

Não restam dúvidas de que a informática deu um passo gigante em termos de evolução nos últimos 50 anos. Agora, um engenheiro de software descobriu que até mesmo o carregador do seu smartphone é mais …

Tribunal suspende construção da Gigafactory na Alemanha

Um tribunal alemão ordenou à Tesla, este domingo, a suspensão das obras da sua fábrica "Gigafactory" por questões ambientais. Em novembro do ano passado, Elon Musk, presidente executivo da Tesla, anunciou que a Alemanha tinha sido …

Novos semáforos da Índia ficam vermelhos quando os condutores buzinam

A Polícia de Mumbai, na Índia, instalou detetores de ruído em vários semáforos de cruzamentos importantes da cidade, visando reduzir a poluição sonora. Agora, quanto mais os condutores buzinam, mais tempo a luz se mantém …

Polícia de Hong Kong procura autores de roubo de papel higiénico

Um camião que transportava papel higiénico foi, esta segunda-feira, alvo de um assalto à mão armada em Hong Kong, onde a escassez do produto motivou uma corrida ao comércio local. As autoridades informaram que um motorista …

Centeno considera gravações de Varoufakis "politicamente lamentáveis"

O presidente do Eurogrupo considerou, esta segunda-feira, a atitude do antigo ministro das Finanças grego, que gravou reuniões do fórum de ministros das Finanças da zona euro, "politicamente lamentável". "Honestamente, não tenho comentários a fazer sobre …

Elton John obrigado a interromper concerto devido a crise de pneumonia

O cantor britânico foi obrigado a interromper um concerto, na Nova Zelândia, devido a um diagnóstico de pneumonia atípica. No último domingo, o cantor britânico Elton John interrompeu um concerto no Auckland’s Mount Stadium, na Nova …

Tancos. Coronel da GNR nega pacto de silêncio

O ex-diretor de investigação criminal da GNR disse, esta segunda-feira, desconhecer qualquer pacto de silêncio com a Polícia Judiciária Militar que envolvesse a colaboração na investigação do furto das armas de Tancos. Na sessão desta segunda-feira …

Anel de curso perdido nos EUA encontrado 47 anos depois na Finlândia

Um anel de curso de um liceu nos Estados Unidos, perdido em 1973, foi agora descoberto numa floresta da Finlândia. De acordo com o The Guardian, Debra McKenna perdeu o anel de curso do marido em …