Cidades submarinas e táxis voadores. A visão da Samsung para o mundo em 2069

Com o apoio de vários académicos e especialistas, fez uma previsão daquilo que será o mundo daqui a 50 anos. Autoestradas submarinas e táxis voadores são algumas das tecnologias retratadas.

O relatório “Samsung KX50: The Future in Focus” reuniu a opinião de seis investigadores universitários de topo do Reino Unido, que concederam a sua visão de como será a vida no nosso planeta em 2069. A ideia geral parece estar bem assente, com tecnologias de ponta espalhadas por todos os recantos.

As previsões do mundo no futuro nem sempre se revelaram precisas, caso contrário haveria carros voadores, estaríamos a colonizar Marte e a Lua e teríamos robôs a servir de mordomos pessoais. Apesar de estarmos a caminhar nessa direção, ainda estamos um pouco longe de chegar a esse patamar.

Ainda assim, a Samsung decidiu revelar a visão de Jacqueline de Rojas, Rhys Morgan, Morgaine Gale, Maneesh Juneja, Dale Russel e Matthew Griffin para o planeta Terra daqui a 50 anos.

De acordo com o New Atlas, os especialistas estão consensualizados em alguns aspetos. As pessoas vão viver maioritariamente em ambientes urbanos densos, com arranha-céus gigantes, auto-suficientes e que cultivam a sua própria comida. Haverá também enormes complexos subterrâneos e colónias submarinas.

As viagens serão feitas numa espécie de cápsulas autónomas, que permitem viajar grandes distâncias com o máximo de comodidade. Os céus também estarão repletos de táxis aéreos, que se vão tornar num meio de transporte generalizado.

A comida será produzida localmente, possivelmente até mesmo dentro de casa. Também a indústria será local com o apoio das impressoras 3D, que vão facilitar muito os processos. Graças à inteligência artificial e à automação, as pessoas vão poder trabalhar a partir de casa e manter contacto com exterior através de hologramas tridimensionais.

A saúde das pessoas será vigiada por biossensores, capazes de medir os sinais vitais e enviar informação ao segundo para os médicos. Na área da medicina, são ainda visionados órgãos imprimidos a 3D ou ainda implantes cerebrais que medicam, fazem reparos e melhoram o desempenho físico e mental automaticamente.

Em 2069, os especialistas calculam ainda que a dieta será totalmente revolucionada. Com a sobrepopulação do planeta, os insetos vão substituir a carne na alimentação das pessoas. Uma visão mais bizarra sugere que algumas pessoas vão optar por beber apenas nutrientes líquidos que lhes garantem sustento para o resto do dia.

Os avanços tecnológicos do futuro podem trazer novos desportos, nunca antes imaginados. As noções de entretenimento e Internet serão completamente diferentes das atuais, com mudanças drásticas que recorrem à telepatia e ao uso dos cinco sentidos humanos.

Em reação a esta visão futurista, alguns britânicos estão de pé atrás. A maioria mostra-se a favor de casas que se limpam sozinhas (63%), biossensores (43%), e táxis aéreos e órgãos imprimidos a 3D (33%). No entanto, em relação a hotéis espaciais, apenas 20% dos britânicos inquiridos se mostra otimista; 17% no que toca a uma dieta à base de insetos e uns meros 9% em relação ao entretenimento por telepatia.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Thomas Cook anuncia falência e obriga a repatriamento maciço de 600 mil turistas

O operador turístico britânico Thomas Cook anunciou falência depois de não ter conseguido encontrar, durante o fim de semana, fundos necessários para garantir a sua sobrevivência e, por isso, entrará em “liquidação imediata”. “Apesar dos esforços …

Dar à luz era mais fácil há 2 milhões de anos

Como humanos modernos, desenvolvemos a habilidade de caminhar em duas pernas e temos cérebros grandes. Estas características ajudam-nos a chegar à prateleira de cima e a resolver quebra-cabeças - mas vêm com um preço. As nossas …

Lotes de medicamentos para azia com possível carcinogénio retirados do mercado

O Infarmed ordenou este sábado a recolha e retirada imediata de uma série de lotes de medicamentos protetores gástricos contendo o princípio ativo ranitidina do mercado, depois de ter sido detetada a presença de uma …

Ator de Star Trek morre aos 50 anos

Aron Eisenberg, o Nog de Star Trek: Deep Space Nine, morreu este sábado, com apenas 50 anos. A causa de morte do ator ainda não foi revelada. Morreu Aron Eisenberg, ator que interpretou a personagem Nog, …

Mesmo que não beba, o seu fígado pode sofrer danos causados por álcool

A lesão hepática é uma das consequências bem conhecidas do consumo excessivo de álcool. Mas nem sempre é preciso beber para sofrer delas. Algumas bactérias intestinais produzem álcool e podem danificar o nosso fígado sem lhe …

Colisão gigante de asteróides no Espaço provocou um boom de vida na Terra

Os asteróides desempenharam um "papel divino" na história da vida na Terra. Um novo estudo sugere que um gigantesco boom de biodiversidade na Terra, há cerca de 470 milhões de anos, poderá ter acontecido devido …

Alguns planetas podem orbitar um buraco negro supermassivo em vez de uma estrela

Estamos habituados à ideia de que um planeta orbita estrelas. No entanto, estes corpos celestes podem também existir em torno de buracos negros supermassivos. Os cientistas já haviam adotado a ideia de que há planetas a …

PSD a 3 deputados da maioria na Madeira. CDS afasta geringonças

Miguel Albuquerque, político experiente, apreciador de música e apaixonado por rosas, voltou hoje a vencer as eleições regionais da Madeira, mas tem agora pela frente a ‘espinhosa’ tarefa de negociar um entendimento que garanta estabilidade …

Porto 2-0 Santa Clara | E vão cinco vitórias consecutivas na Liga

O FC Porto respondeu ao triunfo do Benfica no sábado em Moreira de Cónegos com a quinta vitória consecutiva na Liga, na recepção ao Santa Clara, por 2-0. Num jogo morno, com uma segunda parte mal jogada …

Mazda entra na corrida e prepara lançamento do seu primeiro carro elétrico

A Mazda garantiu o lançamento do seu primeiro carro elétrico já no próximo ano. O veículo será apresentado no Salão Automóvel de Tóquio. A corrida dos veículos elétricos acelera a todo o vapor e a Mazda …