Cidades submarinas e táxis voadores. A visão da Samsung para o mundo em 2069

Com o apoio de vários académicos e especialistas, fez uma previsão daquilo que será o mundo daqui a 50 anos. Autoestradas submarinas e táxis voadores são algumas das tecnologias retratadas.

O relatório “Samsung KX50: The Future in Focus” reuniu a opinião de seis investigadores universitários de topo do Reino Unido, que concederam a sua visão de como será a vida no nosso planeta em 2069. A ideia geral parece estar bem assente, com tecnologias de ponta espalhadas por todos os recantos.

As previsões do mundo no futuro nem sempre se revelaram precisas, caso contrário haveria carros voadores, estaríamos a colonizar Marte e a Lua e teríamos robôs a servir de mordomos pessoais. Apesar de estarmos a caminhar nessa direção, ainda estamos um pouco longe de chegar a esse patamar.

Ainda assim, a Samsung decidiu revelar a visão de Jacqueline de Rojas, Rhys Morgan, Morgaine Gale, Maneesh Juneja, Dale Russel e Matthew Griffin para o planeta Terra daqui a 50 anos.

De acordo com o New Atlas, os especialistas estão consensualizados em alguns aspetos. As pessoas vão viver maioritariamente em ambientes urbanos densos, com arranha-céus gigantes, auto-suficientes e que cultivam a sua própria comida. Haverá também enormes complexos subterrâneos e colónias submarinas.

As viagens serão feitas numa espécie de cápsulas autónomas, que permitem viajar grandes distâncias com o máximo de comodidade. Os céus também estarão repletos de táxis aéreos, que se vão tornar num meio de transporte generalizado.

A comida será produzida localmente, possivelmente até mesmo dentro de casa. Também a indústria será local com o apoio das impressoras 3D, que vão facilitar muito os processos. Graças à inteligência artificial e à automação, as pessoas vão poder trabalhar a partir de casa e manter contacto com exterior através de hologramas tridimensionais.

A saúde das pessoas será vigiada por biossensores, capazes de medir os sinais vitais e enviar informação ao segundo para os médicos. Na área da medicina, são ainda visionados órgãos imprimidos a 3D ou ainda implantes cerebrais que medicam, fazem reparos e melhoram o desempenho físico e mental automaticamente.

Em 2069, os especialistas calculam ainda que a dieta será totalmente revolucionada. Com a sobrepopulação do planeta, os insetos vão substituir a carne na alimentação das pessoas. Uma visão mais bizarra sugere que algumas pessoas vão optar por beber apenas nutrientes líquidos que lhes garantem sustento para o resto do dia.

Os avanços tecnológicos do futuro podem trazer novos desportos, nunca antes imaginados. As noções de entretenimento e Internet serão completamente diferentes das atuais, com mudanças drásticas que recorrem à telepatia e ao uso dos cinco sentidos humanos.

Em reação a esta visão futurista, alguns britânicos estão de pé atrás. A maioria mostra-se a favor de casas que se limpam sozinhas (63%), biossensores (43%), e táxis aéreos e órgãos imprimidos a 3D (33%). No entanto, em relação a hotéis espaciais, apenas 20% dos britânicos inquiridos se mostra otimista; 17% no que toca a uma dieta à base de insetos e uns meros 9% em relação ao entretenimento por telepatia.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Portugal volta a bater recorde de infeções: mais 4.224 casos nas últimas 24 horas

Portugal voltou a bater o recorde de infeções diárias esta quinta-feira. Nas últimas 24 horas, registaram-se mais 4.224 casos positivos em todo o país. Dia após dia, Portugal continua a bater recordes de infeções diárias. Nas …

Depois do novo confinamento, França estende uso obrigatório de máscara nas escolas às crianças de 6 anos

O uso de máscara na escola em França será estendido na próxima semana às crianças a partir dos seis anos, anunciou esta quinta-feira o primeiro-ministro francês, Jean Castex, um dia após o anúncio de novo …

"A lei não pode exigir esse tipo de heroísmo". Presidente polaco recua na oposição ao aborto

O Presidente da Polónia defendeu esta quinta-feira que as próprias mulheres deveriam ter o direito de abortar em caso de fetos com problemas congénitos, rompendo com a liderança conservadora, que apoiou uma proibição que levou …

Advogados ligados à PLMJ contestam interesse público de revelações de Rui Pinto

A invocação de interesse público dos documentos e das informações expostas por Rui Pinto na Internet foi contestada, esta quarta-feira, por advogados ligados à sociedade PLMJ, na 18.ª sessão do julgamento do processo "Football Leaks". Na …

Microempresas do turismo do Norte com maior adesão a apoios

As microempresas de turismo do Norte foram as que mais dinheiro receberam da linha de apoio à tesouraria criada em resposta ao impacto da pandemia nesse setor, ficando com 29,3% (15,3 milhões de euros) do …

Migrantes marroquinos "desesperados e assustados" em greve de fome. Entre eles está uma mulher grávida

Seis dos migrantes marroquinos que chegaram ilegalmente em setembro estiveram em greve de fome, entre os quais uma grávida. Dizem não serem autorizados a falar com as famílias há mais de 40 dias. O protesto é …

TAP precisa de mais de 100 milhões por mês até final de 2020

O Plano de Tesouraria da TAP para 2020 revela que a empresa precisa, em média, mais de 100 milhões de euros por mês até ao final do ano para suprir as necessidades de liquidez. De acordo …

Fafe declara estado de emergência municipal devido à "rapidez" da propagação da covid-19

O concelho de Fafe está em estado de emergência municipal devido à “evolução grande” do número de infetados com o novo coronavírus e à “rapidez” da propagação, anunciou o presidente da Câmara. Em vídeo publicado nas …

Ameaça iminente. FBI alerta que hackers vão atacar sistema de saúde dos Estados Unidos

O Departamento Federal de Investigação (FBI) e duas agências federais anunciaram que cibercriminosos estão a desencadear um grande ataque de resgate contra o sistema de saúde dos Estados Unidos. Num alerta conjunto, o FBI e duas …

Multidão para ver ondas gigantes na Nazaré. Câmara corta acesso ao Farol

A Câmara e a Capitania da Nazaré decidiram cortar o acesso pedonal à estrada do Farol, para conter a excessiva concentração de público que assiste às ondas gigantes e garantir condições de segurança, informou o …