Cidades submarinas e táxis voadores. A visão da Samsung para o mundo em 2069

Com o apoio de vários académicos e especialistas, fez uma previsão daquilo que será o mundo daqui a 50 anos. Autoestradas submarinas e táxis voadores são algumas das tecnologias retratadas.

O relatório “Samsung KX50: The Future in Focus” reuniu a opinião de seis investigadores universitários de topo do Reino Unido, que concederam a sua visão de como será a vida no nosso planeta em 2069. A ideia geral parece estar bem assente, com tecnologias de ponta espalhadas por todos os recantos.

As previsões do mundo no futuro nem sempre se revelaram precisas, caso contrário haveria carros voadores, estaríamos a colonizar Marte e a Lua e teríamos robôs a servir de mordomos pessoais. Apesar de estarmos a caminhar nessa direção, ainda estamos um pouco longe de chegar a esse patamar.

Ainda assim, a Samsung decidiu revelar a visão de Jacqueline de Rojas, Rhys Morgan, Morgaine Gale, Maneesh Juneja, Dale Russel e Matthew Griffin para o planeta Terra daqui a 50 anos.

De acordo com o New Atlas, os especialistas estão consensualizados em alguns aspetos. As pessoas vão viver maioritariamente em ambientes urbanos densos, com arranha-céus gigantes, auto-suficientes e que cultivam a sua própria comida. Haverá também enormes complexos subterrâneos e colónias submarinas.

As viagens serão feitas numa espécie de cápsulas autónomas, que permitem viajar grandes distâncias com o máximo de comodidade. Os céus também estarão repletos de táxis aéreos, que se vão tornar num meio de transporte generalizado.

A comida será produzida localmente, possivelmente até mesmo dentro de casa. Também a indústria será local com o apoio das impressoras 3D, que vão facilitar muito os processos. Graças à inteligência artificial e à automação, as pessoas vão poder trabalhar a partir de casa e manter contacto com exterior através de hologramas tridimensionais.

A saúde das pessoas será vigiada por biossensores, capazes de medir os sinais vitais e enviar informação ao segundo para os médicos. Na área da medicina, são ainda visionados órgãos imprimidos a 3D ou ainda implantes cerebrais que medicam, fazem reparos e melhoram o desempenho físico e mental automaticamente.

Em 2069, os especialistas calculam ainda que a dieta será totalmente revolucionada. Com a sobrepopulação do planeta, os insetos vão substituir a carne na alimentação das pessoas. Uma visão mais bizarra sugere que algumas pessoas vão optar por beber apenas nutrientes líquidos que lhes garantem sustento para o resto do dia.

Os avanços tecnológicos do futuro podem trazer novos desportos, nunca antes imaginados. As noções de entretenimento e Internet serão completamente diferentes das atuais, com mudanças drásticas que recorrem à telepatia e ao uso dos cinco sentidos humanos.

Em reação a esta visão futurista, alguns britânicos estão de pé atrás. A maioria mostra-se a favor de casas que se limpam sozinhas (63%), biossensores (43%), e táxis aéreos e órgãos imprimidos a 3D (33%). No entanto, em relação a hotéis espaciais, apenas 20% dos britânicos inquiridos se mostra otimista; 17% no que toca a uma dieta à base de insetos e uns meros 9% em relação ao entretenimento por telepatia.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

As rãs de cristal revelaram uma nova forma de camuflagem

As rãs de cristal são bem conhecidas pela sua pele transparente, mas, até agora, o motivo desta curiosa característica não tinha recebido atenção experimental. Uma equipa de cientistas da Universidade de Bristol, no Reino Unido, da …

Pescador encontra destroços de navio que terá naufragado há mais de 200 anos

Arqueólogos mexicanos localizaram os destroços de um navio na costa do estado de Quintana Roo, no México, e acreditam que o mesmo terá naufragado há mais de 200 anos. De acordo com a BBC, o naufrágio …

Bloco apoia travão ao desconfinamento na região de Lisboa

O Bloco de Esquerda apoiou o adiamento do levantamento de restrições impostas pela pandemia na região de Lisboa e Vale do Tejo, destacando que é importante aumentar a vigilância nas empresas de construção e trabalho …

Descoberto "cemitério" de mamutes nos arredores da Cidade do México

Investigadores descobriram um "cemitério" com cerca de 60 mamutes nos arredores da Cidade do México, avança o Instituto Nacional de Antropologia e História (INAH) do país. De acordo com o site Live Science, a descoberta aconteceu, …

David Luiz confirma rumores. Regresso "vai acontecer se o presidente permitir e os adeptos quiserem"

David Luiz confirmou este sábado os rumores que davam conta que o Benfica e o jogador estavam a negociar um eventual regresso do brasileiro à Luz. Em entrevista ao desportivo Record, David Luiz confirmou a …

Cães treinados para proteger animais selvagens salvam 45 rinocerontes

Há inúmeras razões que explicam o motivo pelo qual os cães são conhecidos como o melhor amigo do Homem. Além de leais e inteligentes, dão sempre o corpo às balas, mesmo nos piores momentos. Quarenta e …

Fez-se história. Foguetão da SpaceX lançado com sucesso rumo à EEI

O primeiro foguetão concebido e construído por uma empresa privada, a SpaceX, de Elon Musk, levando a bordo dois astronautas foi lançado este sábado na presença do Presidente do Estados Unidos, Donald Trump. O lançamento decorreu …

"A Rússia não permitirá a privatização da Lua", avisa Roscosmos

A Rússia não permitirá a privatização da Lua, independentemente de quem avance a iniciativa, avisou o chefe da agência espacial russa (Roscosmos), Dmitri Rogozin, em entrevista ao jornal Komsomólskaya Pravda. "Não permitiremos que ninguém privatize a …

Plataforma flutuante extrai energia das ondas, do vento e do Sol

A empresa alemã Sinn Power criou uma plataforma marítima flutuante capaz de gerar energia renovável a partir de ondas, vento e energia solar. A plataforma híbrida combina turbinas eólicas, painéis solares e coletores de energia das …

Balneários proibidos e 3 metros de distância. As regras da DGS para a prática de exercício físico

A Direção-Geral da Saúde (DGS) recomenda uma distância mínima de três metros entre pessoas que pratiquem exercício físico, no âmbito das medidas de prevenção da pandemia de covid-19. A orientação, intitulada “Procedimentos de Prevenção e Controlo …