Visão raio-X está a decifrar texto médico invisível com 1400 anos

Investigadores estão finalmente a decifrar os escritos do médico e filósofo grego Cláudio Galeno, considerado um dos pais da medicina, que estão escondidos por trás de um texto religioso do Século XI. Tudo graças a raios-X de alta energia.

Estes escritos de Cláudio Galeno, médico e filósofo grego mais conhecido por Galeno de Pérgamo (129 d.C.-210 d.C.), considerado um dos pais da medicina, foram descobertos escondidos num antigo livro de hinos religiosos datado do Século XI.

O texto do médico grego do Século II está escrito em Siríaco antigo e terá sido manuscrito há 1400 anos, provavelmente por alguém do Mosteiro de Santa Catarina, no Egipto, adianta o ScienceAlert.

Cerca de 500 anos mais tarde, a tinta do pergaminho original foi raspada das páginas e foram escritos salmos religiosos por cima. Uma decisão motivada “quase certamente por razões económicas”, porque “os pergaminhos não eram baratos”.

Durante vários anos, investigadores tentaram decifrar o texto original com recurso à técnica de imagens multi-espectrais. As primeiras investigações usaram raios ultra-violeta e comprimentos de onda infravermelhos, mas não conseguiram desvendar o mistério.

Agora, uma equipa de cientistas do Stanford Synchrotron Radiation Lightsource (SSRL), instalação pioneira de radiação sincrotrónica ou síncrotron que integra o Centro de Aceleração Linear de Stanford e que é dirigida pela Universidade de Stanford, nos EUA, está mais perto de decifrar o texto.

“Os investigadores estão a usar raios-X de alta energia, gerados por um acelerador de partículas cíclicas, para expor resíduos infinitesimais de tinta enterrados no pergaminho e deixados pelas inscrições originais”, avança o ScienceAlert.

“Os primeiros resultados são incrivelmente alucinantes”, considera o especialista em civilizações antigas, Peter Pormann, da Universidade de Manchester, no Reino Unido, em declarações à Newsweek.

“Galeno é, sem dúvida, o mais importante e mais influente médico de todos os tempos”, afirma Pormann, realçando que desvendar o texto que ele escreveu há 1400 anos é atestar “como a medicina se desenvolveu”.

Até agora, os investigadores já conseguiram revelar uma página do documento. Até sábado perspectivam ter analisado 26 páginas (o livro tem um total de 226 páginas), com recurso a raios-X de alta energia. A análise de cada página demora cerca de 10 horas.

SV, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Portugal foi o país da Europa que mais pagou a agentes de futebol

Em 2019, Portugal foi o país da Europa que mais gastou em comissões a agentes nos processos de venda de jogadores de futebol. Os números são de um relatório FIFA, citado esta quinta-feira pelo Jornal de …

"Agregar, agregar, agregar". Se vencer, Pinto Luz conta com Rio e Montengro

O candidato à liderança do PSD Miguel Pinto Luz disse que caso vença as diretas de 11 de janeiro quer contar os seus adversários nesta corrida - o antigo líder parlamentar Luís Montenegro e o …

Açores são o único arquipélago do mundo com certificado de destino turístico sustentável

Os Açores são a primeira região do país certificada como destino turístico sustentável, distinção atribuída a apenas 13 regiões no mundo e entregue esta quinta-feira com a categoria de "prata" pela certificadora Earthcheck. "É com profundo …

Kendrick Lamar atua em data extra do Alive

O rapper norte-americano Kendrick Lamar vai atuar a 8 de julho, num dia extra do festival Alive, no Passeio Marítimo de Algés, em Oeiras. Esta será a terceira vez que o rapper atua em Portugal, tendo …

Hugh Grant em campanha porta a porta contra Boris Johnson e o Brexit

Hugh Grant está em campanha contra o primeiro-ministro do seu país. O ator britânico decidiu juntar-se aos trabalhistas e liberais democratas para derrotar Boris Johnson e, nos últimos dias, tem participado em ações de campanha …

Sarah previu a vitória de Trump em 2016. Agora, alerta para o perigo das redes sociais

Sarah Kendzior, que previu a vitória de Donald Trump nas eleições presidenciais de 2016, diz que as redes sociais podem ser utilizadas como uma arma política. Quando quase todos menosprezavam a corrida eleitoral de Donald Trump …

Marcelo "afasta-se" do encontro entre Pompeo e Netanyahu

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, garantiu esta quinta-feira que o encontro, que decorre em Lisboa, entre o secretário de estado dos Estados Unidos e o primeiro ministro israelita "é uma realidade que …

Economia portuguesa cresce acima da média europeia

As economias da zona euro e da União Europeia (UE) mantiveram, no terceiro trimestre, o ritmo de crescimento do período homólogo, respetivamente 1,2% e 1,4%, com Portugal a avançar acima da média (1,9%). Segundo revelou o …

Atendimento a sem-abrigo passa a ser feito independentemente da morada

O atendimento de emergência a pessoas sem-abrigo passa a poder ser feito em qualquer centro distrital da Segurança Social, independentemente da morada em que a pessoa está registada ou da existência de um processo familiar, …

Catarina Martins presente na contra-cimeira do clima em Madrid

A coordenadora do BE integra a comitiva bloquista que, na sexta-feira, vai a Madrid para a manifestação da contra-cimeira do clima, enquanto decorre na capital espanhola a cimeira da Organização das Nações Unidas, a COP25. Em …