Visão raio-X está a decifrar texto médico invisível com 1400 anos

Investigadores estão finalmente a decifrar os escritos do médico e filósofo grego Cláudio Galeno, considerado um dos pais da medicina, que estão escondidos por trás de um texto religioso do Século XI. Tudo graças a raios-X de alta energia.

Estes escritos de Cláudio Galeno, médico e filósofo grego mais conhecido por Galeno de Pérgamo (129 d.C.-210 d.C.), considerado um dos pais da medicina, foram descobertos escondidos num antigo livro de hinos religiosos datado do Século XI.

O texto do médico grego do Século II está escrito em Siríaco antigo e terá sido manuscrito há 1400 anos, provavelmente por alguém do Mosteiro de Santa Catarina, no Egipto, adianta o ScienceAlert.

Cerca de 500 anos mais tarde, a tinta do pergaminho original foi raspada das páginas e foram escritos salmos religiosos por cima. Uma decisão motivada “quase certamente por razões económicas”, porque “os pergaminhos não eram baratos”.

Durante vários anos, investigadores tentaram decifrar o texto original com recurso à técnica de imagens multi-espectrais. As primeiras investigações usaram raios ultra-violeta e comprimentos de onda infravermelhos, mas não conseguiram desvendar o mistério.

Agora, uma equipa de cientistas do Stanford Synchrotron Radiation Lightsource (SSRL), instalação pioneira de radiação sincrotrónica ou síncrotron que integra o Centro de Aceleração Linear de Stanford e que é dirigida pela Universidade de Stanford, nos EUA, está mais perto de decifrar o texto.

“Os investigadores estão a usar raios-X de alta energia, gerados por um acelerador de partículas cíclicas, para expor resíduos infinitesimais de tinta enterrados no pergaminho e deixados pelas inscrições originais”, avança o ScienceAlert.

“Os primeiros resultados são incrivelmente alucinantes”, considera o especialista em civilizações antigas, Peter Pormann, da Universidade de Manchester, no Reino Unido, em declarações à Newsweek.

“Galeno é, sem dúvida, o mais importante e mais influente médico de todos os tempos”, afirma Pormann, realçando que desvendar o texto que ele escreveu há 1400 anos é atestar “como a medicina se desenvolveu”.

Até agora, os investigadores já conseguiram revelar uma página do documento. Até sábado perspectivam ter analisado 26 páginas (o livro tem um total de 226 páginas), com recurso a raios-X de alta energia. A análise de cada página demora cerca de 10 horas.

SV, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Câmara do Porto quer isentar rendas de 257 estabelecimentos até junho

A Câmara do Porto vai propor a isenção total das rendas de 257 estabelecimentos situados em prédios municipais, no período de 18 de março a 30 de junho, no valor global de cerca de 112 …

Deslocações na Páscoa limitadas ao concelho de residência

O Governo vai limitar as deslocações dos portugueses durante o período de Páscoa aos concelhos de residência de permanência. De acordo com o Jornal de Notícias, que avança a notícia esta quinta-feira, entre a sexta-feira Santa …

"Dos mais novos no mundo a morrer." Bebé de seis semanas morre de covid-19 nos EUA

Morreu, nos Estados Unidos, um bebé de seis semanas, que estava hospitalizado desde o fim de semana, na sequência de uma infeção provocada pela covid-19. Um bebé de seis semanas, que estava hospitalizado desde o fim …

Reyes seguia a 187 km/h quando sofreu acidente mortal

O futebolista José Antonio Reyes conduzia a 187 km/h quando rebentou um pneu do carro, provocando o acidente que causou a morte ao antigo jogador do Benfica, indica o relatório pericial da Guarda Civil. A investigação …

OMS está "muito preocupada com o rápido aumento da infeção"

A OMS mostra-se preocupada com a evolução do número de infetados pelo novo coronavírus e pede o perdão da dívida para os países mais vulneráveis. O diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS) diz estar muito …

Cerco sanitário prolongado em Ovar. "Situação ainda não está controlada"

A Direção-Geral de Saúde decidiu prolongar a cerca sanitária no concelho de Ovar por mais 15 dias, avança o Jornal de Notícias esta quinta-feira. De acordo com o matutino, as autoridades de saúde vão permitir …

Liga belga propõe fim do campeonato e o Club Brugge campeão

A Liga de futebol da Bélgica recomendou esta quinta-feira que se dê por terminada a época 2019/20 do campeonato e a “aceitação da classificação atual” que faz do Clube Brugge campeão, devido ao novo coronavírus …

Pico da pandemia pode ser tardio. "Só saberemos quando começarmos a descer"

A diretora-geral da Saúde disse que ainda não é possível saber quando é que será o pico da covid-19 em Portugal, alertando que este pode ser tardio, uma vez que uma progressão mais lenta da …

"China esconde a severidade deste vírus há meses", acusam serviços secretos dos EUA

Os Estados Unidos concluíram que a China falseou os dados sobre a severidade do novo coronavírus, indica um relatório dos serviços de inteligência norte-americanos divulgado esta quarta-feira a vários senadores. A agência Bloomberg aludiu esta quinta-feira …

Forças Armadas aceitaram líder do CDS como voluntário

O Jornal de Notícias escreve esta quinta-feira que as Forças Armadas aceitaram o líder do CDS, Francisco Rodrigues dos Santos, como voluntário para ajudar nas ações desenvolvidas na luta contra a covid-19 durante o estado …