//

Nova nave espacial da Virgin Galactic realizou primeiro voo supersónico

A nova nave espacial da Virgin Galactic, empresa de Richard Branson, realizou nesta quinta-feira, 5 de Abril, o seu primeiro voo supersónico desde o acidente de 2014 que matou um piloto.

O voo da VSS Unity foi feito a partir do deserto de Mojave, na Califórnia, e é considerado um grande passo pela empresa que planeia levar turistas para o espaço.

“Depois de dois anos de extensivos testes no terreno e na atmosfera, a passagem deste marco assinala o início da fase final do programa de testes de voo da Unity”, salienta a Virgin Galactic numa nota no seu site.

Richard Branson destaca que a empresa está “de volta ao caminho” do sucesso, depois de o primeiro teste da empresa, realizado em 2014, ter acabado num acidente trágico, com a morte do piloto e a destruição do SpaceShipTwo.

“O espaço parece tentadoramente próximo agora”, salienta Richard Branson na rede social Twitter.

A VSS Unity descolou do deserto do Mojave atracada a um avião de transporte, sendo depois libertada em voo livre. O teste de voo demorou cerca de uma hora, levando-a a quebrar a barreira do som, e terminando com uma aterragem segura.

Richard Branson revela, através do Twitter, que a nave completou “a queima mais longa do programa com duração de 30 segundos, a velocidade mais rápida com 1.87 Mach e a maior altitude de 84,271 pés (mais de 25 mil metros)”.

Desde que a Virgin Galactic foi fundada, Branson iniciou reservas de voos para quem possa pagar 200 mil dólares (cerca de 170 mil euros) por uma viagem no espaço de apenas uns minutos.

Segundo números avançados pela imprensa internacional, calcula-se que a lista de espera tenha mais de 800 pessoas.

ZAP // Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.