Nova nave espacial da Virgin Galactic realizou primeiro voo supersónico

A nova nave espacial da Virgin Galactic, empresa de Richard Branson, realizou nesta quinta-feira, 5 de Abril, o seu primeiro voo supersónico desde o acidente de 2014 que matou um piloto.

O voo da VSS Unity foi feito a partir do deserto de Mojave, na Califórnia, e é considerado um grande passo pela empresa que planeia levar turistas para o espaço.

“Depois de dois anos de extensivos testes no terreno e na atmosfera, a passagem deste marco assinala o início da fase final do programa de testes de voo da Unity”, salienta a Virgin Galactic numa nota no seu site.

Richard Branson destaca que a empresa está “de volta ao caminho” do sucesso, depois de o primeiro teste da empresa, realizado em 2014, ter acabado num acidente trágico, com a morte do piloto e a destruição do SpaceShipTwo.

“O espaço parece tentadoramente próximo agora”, salienta Richard Branson na rede social Twitter.

A VSS Unity descolou do deserto do Mojave atracada a um avião de transporte, sendo depois libertada em voo livre. O teste de voo demorou cerca de uma hora, levando-a a quebrar a barreira do som, e terminando com uma aterragem segura.

Richard Branson revela, através do Twitter, que a nave completou “a queima mais longa do programa com duração de 30 segundos, a velocidade mais rápida com 1.87 Mach e a maior altitude de 84,271 pés (mais de 25 mil metros)”.

Desde que a Virgin Galactic foi fundada, Branson iniciou reservas de voos para quem possa pagar 200 mil dólares (cerca de 170 mil euros) por uma viagem no espaço de apenas uns minutos.

Segundo números avançados pela imprensa internacional, calcula-se que a lista de espera tenha mais de 800 pessoas.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Diferendo entre Galp/REN e ERSE pode custar 179 milhões de euros aos consumidores

As empresas de gás da Galp e da REN Portgás voltaram a impugnar as tarifas reguladas publicadas pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) e avançaram com o décimo processo judicial. Caso vençam, os clientes …

Salário mínimo de 700 euros "é perfeitamente razoável", diz líder da CIP

O presidente da Confederação Empresarial de Portugal (CIP), António Saraiva, considerou que é "perfeitamente razoável" que o salário mínimo nacional (SMN) alcance os 700 euros durante a próxima legislatura. “Parece-me tão razoável como pode parecer outro …

Descoberto caminho de peregrinos mandado construir por Pôncio Pilatos em Jerusalém

Um caminho em pedra que terá sido usado há cerca de 2000 anos por peregrinos e mandado construir por Pôncio Pilatos foi descoberto perto do Monte do Templo, em Jerusalém, com uma centena de moedas …

Canadá. Trudeau luta por segundo mandato depois de meses de casos polémicos

O primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, corre o risco de perder a maioria nas legislativas de segunda-feira, tornando-se o primeiro chefe de governo canadiano apoiado por uma maioria parlamentar a falhar a reeleição desde 1935. Para …

Exumação de Francisco Franco já tem data marcada

Os restos mortais do ditador espanhol serão trasladados, esta quinta-feira, da Basílica do Vale dos Caídos, em Madrid, para o cemitério Pardo, nos subúrbios da capital espanhola. Em comunicado, o Governo espanhol adianta que, esta quinta-feira, …

"Sabe a muito pouco." Costa não tem "um Governo de combate"

No habitual espaço de comentário na SIC, Luís Marques Mendes disse que o novo Governo de António Costa não é novo, mas antes um "remodelação do anterior". "O primeiro erro político de António Costa" é, para …

A terceira eliminatória da Taça de Portugal deixou a sua "elite" ainda mais reduzida

Sete equipas da I Liga de futebol tombaram na terceira eliminatória da Taça de Portugal. A próxima ronda vai ter mais equipas do Campeonato de Portugal do que da "elite". A terceira eliminatória da Taça de …

Brexit volta a jogar-se no Parlamento. Presidente dos Comuns poderá travar nova votação

O Governo britânico, liderado pelo primeiro-ministro Boris Johnson, vai tentar aprovar o acordo alcançado para o Brexit no Parlamento esta segunda-feira, mas o Presidente da Câmara dos Comuns pode bloquear a nova votação. O sábado passado …

Ministério Público sabia quem era o informador do caso de Tancos (mas não disse a Ivo Rosa)

O Ministério Público pediu ao juiz de instrução Ivo Rosa que autorizasse escutas telefónicas a dois suspeitos de um assalto que ainda não tinha acontecido, mas omitiu um facto. O MP, de acordo com o semanário …

Presidente do Chile decreta estado de emergência e diz que país está "em guerra" contra grupos de "criminosos"

O presidente do Chile, Sebastián Piñera, afirmou que o país está "em guerra" contra os "criminosos" responsáveis pelos protestos violentos que causaram vítimas mortais e que levaram o Governo a decretar o estado de emergência …