Nova nave espacial da Virgin Galactic realizou primeiro voo supersónico

A nova nave espacial da Virgin Galactic, empresa de Richard Branson, realizou nesta quinta-feira, 5 de Abril, o seu primeiro voo supersónico desde o acidente de 2014 que matou um piloto.

O voo da VSS Unity foi feito a partir do deserto de Mojave, na Califórnia, e é considerado um grande passo pela empresa que planeia levar turistas para o espaço.

“Depois de dois anos de extensivos testes no terreno e na atmosfera, a passagem deste marco assinala o início da fase final do programa de testes de voo da Unity”, salienta a Virgin Galactic numa nota no seu site.

Richard Branson destaca que a empresa está “de volta ao caminho” do sucesso, depois de o primeiro teste da empresa, realizado em 2014, ter acabado num acidente trágico, com a morte do piloto e a destruição do SpaceShipTwo.

“O espaço parece tentadoramente próximo agora”, salienta Richard Branson na rede social Twitter.

A VSS Unity descolou do deserto do Mojave atracada a um avião de transporte, sendo depois libertada em voo livre. O teste de voo demorou cerca de uma hora, levando-a a quebrar a barreira do som, e terminando com uma aterragem segura.

Richard Branson revela, através do Twitter, que a nave completou “a queima mais longa do programa com duração de 30 segundos, a velocidade mais rápida com 1.87 Mach e a maior altitude de 84,271 pés (mais de 25 mil metros)”.

Desde que a Virgin Galactic foi fundada, Branson iniciou reservas de voos para quem possa pagar 200 mil dólares (cerca de 170 mil euros) por uma viagem no espaço de apenas uns minutos.

Segundo números avançados pela imprensa internacional, calcula-se que a lista de espera tenha mais de 800 pessoas.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

"Guerra das matrículas" faz escalar tensão entre Sérvia e Kosovo

Esta semana, a fronteira entre o norte do Kosovo e a Sérvia esteve bloqueada por protestos de elementos da etnia sérvia, que não aceitam a decisão do governo kosovar, de etnia albanesa, de proibir a …

Num golpe de "fake it until you make it", Hong Kong vai a eleições a saber o vencedor

Hong Kong prepara-se para as primeiras eleições legislativas após as mudanças no sistema eleitoral implementadas pela China para garantir a vitória dos seus aliados. Aos olhares mais desatentos, as eleições em Hong Kong são mais um …

Stefano Pioli propõe regra de basquetebol que contribui para um "futebol de ataque"

O treinador do Milan, Stefano Pioli, propõe uma alteração nas regras do futebol que promete revolucionar o desporto rei. De forma semelhante ao basquetebol, uma vez dentro do meio campo adversário, as equipas não poderiam voltar …

Um dos maiores sites de dados sobre a covid-19 na Austrália é, afinal, gerido por adolescentes

Aproveitando o momento em que passaram a integrar as estatísticas que os próprios fazem chegar diariamente à população australiana, o grupo de três jovens revelou a sua identidade para surpresa de muitos dos seus seguidores. …

Mais cinco mortes e 713 casos confirmados em Portugal

Portugal registou, este sábado, mais cinco mortes e 713 casos confirmados de covid-19, de acordo com o mais recente boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). Este sábado registaram-se mais cinco mortes e 713 novos casos …

Dirigente da Huawei detida no Canadá pode voltar à China após acordo com EUA

A justiça dos EUA aceitou hoje o acordo entre o Departamento da Justiça e a Huawei, que vai permitir à filha do fundador e diretora financeira do conglomerado chinês de telecomunicações regressar à China. Uma juíza …

Depois do coro de críticas, brasões da Praça do Império passam do jardim para a calçada

Os brasões florais que representam as capitais de distrito e as ex-colónias portuguesas vão mesmo ser retirados da Praça do Império, em Lisboa, mas passarão a estar representados em pedra da calçada. É a solução …

Vulcão, La Palma

Aeroporto de Las Palmas inoperacional devido à acumulação de cinzas

O aeroporto de La Palma, na Ilha de Tenerife, nas Canárias, está inoperacional por acumulação de cinzas, resultante da erupção do vulcão Cumbre Vieja, informou hoje a empresa gestora dos aeroportos e do tráfego aéreo …

Siza Vieira reforça que é "trabalho" dos Bancos discutir com os clientes o reembolso das moratórias

O ministro da Economia, Pedro Siza Vieira, reforça que cabe aos Bancos "discutir com os seus clientes que têm moratórias nos sectores mais afectados" pela pandemia o reembolso das dívidas após o fim destes mecanismos …

Domingos Soares de Oliveira de saída do Benfica

Além de João Varandas Fernandes e José Eduardo Moniz, o administrador Domingos Soares de Oliveira também não vai integrar a lista de Rui Costa para as próximas eleições. Rui Costa confirmou na terça-feira que é candidato …