Nova nave espacial da Virgin Galactic realizou primeiro voo supersónico

A nova nave espacial da Virgin Galactic, empresa de Richard Branson, realizou nesta quinta-feira, 5 de Abril, o seu primeiro voo supersónico desde o acidente de 2014 que matou um piloto.

O voo da VSS Unity foi feito a partir do deserto de Mojave, na Califórnia, e é considerado um grande passo pela empresa que planeia levar turistas para o espaço.

“Depois de dois anos de extensivos testes no terreno e na atmosfera, a passagem deste marco assinala o início da fase final do programa de testes de voo da Unity”, salienta a Virgin Galactic numa nota no seu site.

Richard Branson destaca que a empresa está “de volta ao caminho” do sucesso, depois de o primeiro teste da empresa, realizado em 2014, ter acabado num acidente trágico, com a morte do piloto e a destruição do SpaceShipTwo.

“O espaço parece tentadoramente próximo agora”, salienta Richard Branson na rede social Twitter.

A VSS Unity descolou do deserto do Mojave atracada a um avião de transporte, sendo depois libertada em voo livre. O teste de voo demorou cerca de uma hora, levando-a a quebrar a barreira do som, e terminando com uma aterragem segura.

Richard Branson revela, através do Twitter, que a nave completou “a queima mais longa do programa com duração de 30 segundos, a velocidade mais rápida com 1.87 Mach e a maior altitude de 84,271 pés (mais de 25 mil metros)”.

Desde que a Virgin Galactic foi fundada, Branson iniciou reservas de voos para quem possa pagar 200 mil dólares (cerca de 170 mil euros) por uma viagem no espaço de apenas uns minutos.

Segundo números avançados pela imprensa internacional, calcula-se que a lista de espera tenha mais de 800 pessoas.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Iniciativa Liberal quer retirar "carga ideológica" da Constituição

A Iniciativa Liberal vai apresentar um projeto de revisão constitucional com uma primeira parte dedicada a retirar "carga ideológica à Constituição", clarificando, por exemplo, que serviços públicos de saúde e educação podem ser prestados pelo …

Urgência do Hospital Santa Maria está a chegar ao limite

A urgência dedicada aos casos suspeitos de covid-19 do Hospital Santa Maria, em Lisboa, reflete a evolução da pandemia em Portugal com doentes a avolumarem-se à porta para realizar o teste e no interior a …

Novo Banco. BCP garante que não faz "favores a ninguém" ao emprestar dinheiro ao Fundo de Resolução

O presidente executivo do BCP, Miguel Maya, disse ontem que o banco não faz "favores a ninguém" ao entrar no empréstimo de 275 milhões de euros da banca ao Fundo de Resolução, que posteriormente financiará …

Máfia italiana "lavou" milhões de euros ganhos com fundos europeus na Madeira

Uma das mais violentas máfias de Itália, a Società Foggiana, utilizou a Madeira para branquear mais de 16 milhões de euros obtidos com um esquema de burla à União Europeia (UE). Em causa estão fundos comunitários …

Ajudas de custo para professores deslocados ficaram na gaveta (e não estão previstas no OE2021)

O Orçamento de Estado para 2020 (OE2020) previa um programa de ajudas de custo para professores deslocados como incentivo à fixação. No entanto, a medida não avançou. O Jornal de Notícias avança esta sexta-feira que a …

Biden ainda à frente, mas nada está perdido para Trump. A luta pelos "swing states" continua

O dia em que os norte-americanos vão saber quem é o próximo presidente dos EUA está muito próximo. Entres sondagens, parece fácil levantar a ponta do véu. No entanto, é importante não esquecer que não …

Nani entre os candidatos a melhor jogador da época na MLS

O internacional português, capitão dos Orlando City, está entre os 46 jogadores nomeados para o prémio de melhor da época na liga norte-americana de futebol (MLS), anunciou, esta quinta-feira, o organismo. A eleição decorre até 9 …

"Estranho, muito estranho". Ana Gomes comenta morte do marido de Isabel dos Santos e é criticada

O empresário congolês Sindika Dokolo, marido de Isabel dos Santos, morreu no Dubai, durante a prática de mergulho. Uma morte prematura aos 48 anos que leva Ana Gomes a comentar o assunto como "estranho", "muito …

Conselho Europeu. Vacinas distribuídas de forma justa e fronteiras não vão fechar

O presidente do Conselho Europeu garantiu, esta quinta-feira, no final de uma videoconferência entre os líderes da União Europeia, que os 27 estão "unidos" para enfrentar a "luta difícil" contra a segunda vaga da covid-19. "A …

Teletrabalho sim, confinamento não. O que vai sair do Conselho de Ministros de sábado

O Conselho de Ministro reúne no próximo sábado para discutir novas medidas para conter a propagação do novo coronavírus e em cima da mesa está o regresso ao teletrabalho e medidas de restrição à circulação. A …