A “Virgem Mary” da Biologia. Peixe engravida milagrosamente e tem parto por cesariana

(dr) Laura Dean

Esqueça as normas reprodutivas da árvore evolutiva da vida. As fêmeas da espécie esgana-gata colocam ovos não fertilizados que os machos, posteriormente, fertilizam no ninho. Mas “Mary” fugiu à regra e teve uma gravidez milagrosa.

O esgana-gata (Gasterosteus aculeatus), que vive tanto em água doce como nas costas do hemisfério norte, tem uma vida sexual bastante normal. O macho executa uma dança em ziguezague para atrair a fêmea ao ninho; ela coloca lá os ovos e, quando a sua tarefa termina, a fêmea é afugentada. O macho fertiliza os ovos e, durante duas semanas (até à sua eclosão), dedica-se a protegê-los e a cuidar deles, ventilando-os com as barbatanas.

No entanto, uma fêmea desta espécie que vive no Nottingham Aquarium, na Inglaterra, deu à luz filhotes de ovos fertilizados enquanto ainda estavam dentro dela – sem a ajuda de qualquer macho. O caso nunca tinha sido observado até agora e, por esse motivo, os cientistas apelidaram esta fêmea de “Mary”, devido à sua gravidez milagrosa.

“Mary” carregava os óvulos e estava muito perto da morte quando a sua condição particular foi notada pelos cientistas. Numa decisão desenfreada e tomada quase de imediato, os especialistas decidiram salva a vida da fêmea e dos seus embriões, através de uma cesariana.

A ideia da equipa foi um grande sucesso: foram recuperados os 54 embriões de pequenos peixes que cresceram até à idade adulta nos aquários de Nottingham, onde cerca de 20 ainda sobrevivem quase três anos depois.

“Ficamos muito surpreendidos com o que descobrimos quando analisamos ‘Mary’. Parecia um peixe comum, não conseguimos acreditar quando descobrimos que havia desenvolvido embriões quase inteiramente dentro dos seus ovários”, disse Laura Dean, da Escola de Ciências da Vida da Universidade de Nottingham, citada pelo ABC Ciencia.

“Isto é inédito. Os embriões eram perfeitamente saudáveis: não eram deformados e a maioria continuou a viver uma vida adulta normal”, explica a especialista.

Esta descoberta é, atualmente, o único registo deste tipo de fertilização. Por ser algo fora do comum, a equipa estava muito interessada em estudar este processo ao pormenor.

Segundo os cientistas, existem três tipos de mecanismos pelos quais um tipo anormal de reprodução pode ocorrer em peixes: a partenogénese; o hermafroditismo, com órgãos sexuais masculinos e femininos; e aquele que foi descoberto recentemente.

“Conseguimos descartar as duas primeiras possibilidade uma vez que, na partenogénese, os descendentes teriam de ser geneticamente idênticos aos pais e, caso houvesse hermafroditismo, só teriam versões de genes da fêmea, sem qualquer outra contribuição genética”, explica Dean.

Desta forma, os cientistas realizaram testes genéticos que permitiram chegar à conclusão que os filhotes tinham versões de genes que “Mary” não tinha. Sim, estes peixes tinham de ter um pai.

“A nossa teoria é que, de alguma forma, o espermatozóide entrou no peixe, fertilizou os ovos, tendo-se tornado num embrião normal. O que provavelmente aconteceu foi que a fêmea entrou num ninho para colocar os ovos, onde outra fêmea já havia colocado os dela. Os ovos acabaram por ser cobertos com esperma de um macho e, de alguma forma, parte do esperma no ninho deve ter entrado em ‘Mary'”, explica a cientista.

Para o cientista Andrew MacCooll, professor de biologia evolutiva, esta descoberta quase acidental revelou um fenómeno tão raro “que nos poderia ajudar a entender uma mudança realmente importante que ocorreu na árvore da vida”. O artigo científico foi recentemente publicado no Scientific Reports.

Contudo, apesar de este ter sido um final feliz para os embriões, esta não foi uma experiência benéfica para “Mary” que, devido à sua gravidez milagrosa, quase morreu.

  LM, ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. “na partogénese, os descendentes teriam de ser geneticamente idênticos aos pais e, caso houvesse hermafroditismo, só teriam versões de genes da fêmea”
    Existe um erro na reportagem. Partenogênese gera somente fêmeas. Já no hermafroditismo os filhos seriam idênticos aos pais, não o contrário como diz a reportagem.

    • Caro Iran,
      Obrigado pelo seu reparo. A frase em causa é uma citação do autor do artigo, que entendemos não dever alterar.
      De qualquer forma, a partenogénese pode originar apenas fêmeas, apenas machos, ou machos e fêmeas (consoante seja telítoca, arrenótoca ou deuterórtoca)

RESPONDER

Pintor da corte tentou impedir Henrique VIII de casar com Ana de Cleves. O rei ignorou - e arrependeu-se

A aristocrata alemã Ana de Cleves foi a quarta das seis esposas de Henrique VIII, casando-se com o rei inglês a 6 de janeiro de 1540. Depois de mais um divórcio, e de estar dois anos …

A diretora-geral da Saúde, Graça Freitas.

Graça Freitas não fecha a porta a novos confinamentos. "Está tudo em aberto"

Em entrevista ao Diário de Notícias, a diretora-geral da Saúde fez um balanço da pandemia no país. Além de falar sobre o que se pode esperar no inverno, Graça Freitas não afastou a hipótese de …

Com guerra de palavras à esquerda, Costa recebe apoio de Marcelo. "É o ano com mais alterações"

Estalou o verniz entre Bloco de Esquerda e Governo, pelo que a última esperança para António Costa é a de que os comunistas reconsideram os sinais que têm vindo a dar num passado recente. Marcelo …

A extinção dos mamutes-lanosos não foi culpa dos humanos

Durante várias décadas, os cientistas acreditaram que os ancestrais dos atuais elefantes se extinguiram porque eram constantemente caçados pelos humanos. No entanto, a análise de ADN dos antigos campos de pasto dos mamutes-lanosos revela uma …

O candidato à liderança do Partido Social Democrata (PSD), Paulo Rangel, durante um encontro com militantes

Rio não "pica" Rangel. "O que me pica é a fraca governação do PS"

O primeiro objetivo de Paulo Rangel é vencer a Rui Rio e liderar o Partido Social Democrata. O segundo é vencer a António Costa e liderar o país. O comício que marcou o arranque da …

A ministra da Saúde, Marta Temido

Carreira de técnico auxiliar de saúde avança já em 2022 (como reivindicava o BE)

A ministra da Saúde, Marta Temido, anunciou este domingo que a carreira de técnico auxiliar de saúde vai avançar em 2022, numa antecipação reivindicada pelo Bloco de Esquerda. A criação da carreira de técnico auxiliar de …

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa

"Não houve proibição nenhuma" de cânticos no Dia do Exército, foi recomendação sanitária

O Presidente da República foi questionado sobre o incidente que levou a que, nas celebrações do Dia do Exército, o ministro da Defesa tenha sido vaiado e pedida a sua demissão por centenas de ex-paraquedistas. …

Até 2030, o plástico irá emitir mais gases de efeito de estufa do que o carvão

Um novo relatório mostra que, até 2030, os plásticos irão emitir mais gases de efeito de estufa do que o carvão, caso a indústria norte-americana mantenha os planos futuros. O aumento contínuo da produção de plástico …

Titã pode estar condenada a chocar contra Saturno

A maior lua de Saturno, Titã, tem um enorme efeito na inclinação do planeta, e o seu afastamento do planeta pode derrubá-lo e condenar a própria Titã. A cada ano que passa, Titã afasta-se 11 centímetros …

É um cenário de filme de ficção científica - mas será possível a Lua colidir contra a Terra?

Está sempre aparentemente calma no céu, mas será que a Lua pode algum dia vir a chocar com a Terra? Há simulações que ajudam a ter uma ideia do que aconteceria neste cenário. Um novo filme …