Virgem da Sopa de Leite convidada do Museu de Arte Antiga até setembro

Wikimedia

"Virgem da Sopa de Leite", óleo em carvalho de Gerard David (circa 1450/1460–1523)

“Virgem da Sopa de Leite”, óleo em carvalho de Gerard David (circa 1450/1460–1523)

A pintura “Virgem da Sopa de Leite”, de Gérard David (1455-1523), proveniente dos Museus Reais das Belas-Artes da Bélgica, vai estar exposta no Museu Nacional de Arte Antiga (MNAA), em Lisboa, a partir de quinta-feira.

A exposição da obra do pintor flamengo, da transição do século XV para o XVI, está integrada no programa do MNAA “Obra Convidada”, e fica patente ao público até 07 de setembro.

Obra Convidada” é um novo programa do MNAA que tem permitido a exposição de obras de arte de importantes instituições estrangeiras, no quadro de um processo de internacionalização do museu.

O primeiro quadro exposto no MNAA, no âmbito deste programa, foi “Judite com a cabeça de Holofernes”, de Lucas Cranach, o Velho, proveniente do Metropolitan Museum of Art, de Nova Iorque.

A “Virgem da Sopa de Leite” que, devido às suas pequenas dimensões, os especialistas consideram ter sido destinada ao culto privado, vai estar exposta ao lado da pintura do acervo do MNAA “Repouso na Fuga para o Egito”, com características semelhantes, segundo o museu.

Os paralelismos centram-se no “grande pendor profano no tratamento da cena religiosa, não só ao ‘secularizar’ a figura da Virgem, como ao explorar a sedução da pintura de paisagem”.

A cena retratada no quadro, sem elementos religiosos explícitos, mostra uma jovem mulher a preparar a refeição do seu filho, num interior acolhedor, reforçando a noção da Virgem como recetáculo terreno da dimensão humana de Jesus.

De acordo com o museu, esta pintura constitui um modelo que foi, por várias vezes, replicado dentro do ateliê de Gérard David e poderá mesmo ter sido concebida, desde o início, com esse fim.

Provavelmente, ainda segundo o MNAA, era mostrada na loja do artista como exemplo e, a partir dela, eram feitas várias versões, das quais sobreviveram, pelo menos, sete.

Nascido em Oudewater, uma pequena cidade holandesa entre Roterdão e Utrecht, Gérard David foi admitido, em 1484, na corporação de Bruges como mestre pintor e, em 1515, tornou-se mestre também em Antuérpia.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Uma cidade chamada "amianto" está a tentar mudar o nome (e a discussão tornou-se tóxica)

Há uma cidade no Canadá chamada Asbesto - um material de construção altamente tóxico. Os habitantes da cidade não estão felizes com este nome, mas a sua mudança também não está a ser fácil. De acordo …

FC Porto 3-1 Braga | Entrada de “dragão”

O FC Porto iniciou a defesa do título nacional com uma vitória importante sobre o Sporting de Braga por 3-1. Os minhotos marcaram primeiro no Dragão, por um ex-portista, mas os descontos do primeiro tempo foram …

Barco navega em forma de coração para agradecer aos habitantes da Nova Escócia

A escuna Bluenose II navegou de forma bastante original no último dia da temporada de 2020. A rota seguida criou a forma de um coração no porto de Lunenburg, na Nova Escócia. De acordo com o …

França bate recorde com 13.498 novos casos. Espanha não vai confinar

A França registou este sábado um recorde diário de casos de covid-19, com 13.498 novos infetados nas últimas 24 horas, anunciou a Agência Nacional de Saúde, acrescentando que, no mesmo período, morreram mais 26 pessoas. No …

Diogo Jota no Liverpool

O Liverpool oficializou hoje a contratação do futebolista internacional Diogo Jota, de 23 anos, num contrato “de longa duração”, sem especificar a duração. A imprensa inglesa tem adiantado que o jogador vai assinar por cinco épocas, …

Companhia aérea australiana oferece voos de 7 horas (para lugar nenhum)

A companhia aérea australiana Qantas anunciou recentemente planos para um voo panorâmico de sete horas que fará um loop gigante em Queensland e Gold Coast, New South Wales e os remotos centros do interior do …

Barack Obama vai publicar um livro de memórias (mas só depois da eleições de novembro)

O livro de memórias do antigo Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, só vai ser publicado depois das eleições presidenciais de novembro. Uma enxurrada de livros políticos chegou às prateleiras nas últimas semanas, no final da …

Confrontos em Londres entre polícia e opositores das restrições devido à pandemia

A polícia de Londres, Inglaterra, entrou hoje em confronto com manifestantes que protestavam contra as restrições que visam conter a disseminação do novo coronavírus. De acordo com a agência Associated Press (AP), os confrontos ocorreram quando …

Milhares infetados por bactéria após fuga em fábrica farmacêutica chinesa

Milhares de pessoas no noroeste da China contraíram uma doença bacteriana depois de uma fuga que causou um surto numa biofarmacêutica no ano passado. De acordo com a CNN, que cita relatos dos media locais, mais …

Guardas da Revolução do Irão prometem vingar morte do general Soleimani

O chefe dos Guardas da Revolução, o exército ideológico do Irão, garantiu hoje que a morte do general Qassem Soleimani, alvo de um raide aéreo dos Estados Unidos, será vingada em “todos os seus implicados”. “Senhor …