Virgem da Sopa de Leite convidada do Museu de Arte Antiga até setembro

Wikimedia

"Virgem da Sopa de Leite", óleo em carvalho de Gerard David (circa 1450/1460–1523)

“Virgem da Sopa de Leite”, óleo em carvalho de Gerard David (circa 1450/1460–1523)

A pintura “Virgem da Sopa de Leite”, de Gérard David (1455-1523), proveniente dos Museus Reais das Belas-Artes da Bélgica, vai estar exposta no Museu Nacional de Arte Antiga (MNAA), em Lisboa, a partir de quinta-feira.

A exposição da obra do pintor flamengo, da transição do século XV para o XVI, está integrada no programa do MNAA “Obra Convidada”, e fica patente ao público até 07 de setembro.

Obra Convidada” é um novo programa do MNAA que tem permitido a exposição de obras de arte de importantes instituições estrangeiras, no quadro de um processo de internacionalização do museu.

O primeiro quadro exposto no MNAA, no âmbito deste programa, foi “Judite com a cabeça de Holofernes”, de Lucas Cranach, o Velho, proveniente do Metropolitan Museum of Art, de Nova Iorque.

A “Virgem da Sopa de Leite” que, devido às suas pequenas dimensões, os especialistas consideram ter sido destinada ao culto privado, vai estar exposta ao lado da pintura do acervo do MNAA “Repouso na Fuga para o Egito”, com características semelhantes, segundo o museu.

Os paralelismos centram-se no “grande pendor profano no tratamento da cena religiosa, não só ao ‘secularizar’ a figura da Virgem, como ao explorar a sedução da pintura de paisagem”.

A cena retratada no quadro, sem elementos religiosos explícitos, mostra uma jovem mulher a preparar a refeição do seu filho, num interior acolhedor, reforçando a noção da Virgem como recetáculo terreno da dimensão humana de Jesus.

De acordo com o museu, esta pintura constitui um modelo que foi, por várias vezes, replicado dentro do ateliê de Gérard David e poderá mesmo ter sido concebida, desde o início, com esse fim.

Provavelmente, ainda segundo o MNAA, era mostrada na loja do artista como exemplo e, a partir dela, eram feitas várias versões, das quais sobreviveram, pelo menos, sete.

Nascido em Oudewater, uma pequena cidade holandesa entre Roterdão e Utrecht, Gérard David foi admitido, em 1484, na corporação de Bruges como mestre pintor e, em 1515, tornou-se mestre também em Antuérpia.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Cientistas conseguiram manter tecido cerebral de cobaias vivo durante semanas

Cientistas japoneses conseguiram manter partes de tecido cerebral de cobaias vivas e viáveis durante 25 dias, isoladas numa cultura, graças a um novo método. De acordo com o Science Alert, a chave para o sucesso foi …

Arqueólogos descobrem 25 sítios que comprovam presença militar romana no Norte e na Galiza

Investigadores portugueses e galegos descobriram 25 novos sítios no Norte de Portugal e na Galiza que “comprovam arqueologicamente” a presença militar romana nos dois territórios, correspondendo a maioria dos locais a “acampamentos militares”, revelou hoje …

EUA poderão manter alguns efetivos na Síria para proteger poços de petróleo

Os EUA planeiam deixar alguns efetivos no nordeste da Síria para proteger instalações petrolíferas e garantir o combate contra um possível ressurgimento do grupo extremista Estado Islâmico (EI), disse hoje o secretário de Defesa dos …

Polícias realizam manifestação conjunta em Lisboa a 21 de novembro

Elementos da PSP e da GNR realizam a 21 de novembro, em Lisboa, uma manifestação conjunta para exigirem ao novo Governo "a resolução rápida" dos problemas que ficaram por resolver na anterior legislatura. Com o lema …

Sérvia punida por racismo no jogo com Portugal

A UEFA condenou nesta segunda-feira a Sérvia a disputar o próximo jogo da fase de qualificação para o Euro 2020 à porta fechada, por manifestações racistas na partida com Portugal, disputada em Belgrado, que terminou …

Juve Leo lança críticas à direção: Um clube sem rumo e que precisa de bodes expiatórios

Depois de o Sporting rescindir os protocolos com a Juventude Leonina e com o Diretivo Ultras XXI devido à "escalada de violência" recente, a Juve Leo reagiu em comunicado com duras críticas à direção de …

Um terço dos fogos deste ano tiveram como causa queima e queimadas

Um terço dos incêndios florestais registados este ano e investigados tiveram como causa queimadas e queimas, revela o último relatório do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF). O relatório provisório de incêndios rurais, …

De Nova Iorque a Sydney em 19 horas. Avião da Qantas bate recorde

O primeiro voo comercial direto entre as cidades de Nova Iorque e Sydney, com mais de 19 horas, terminou, este domingo, na cidade australiana. O teste realizado pela companhia aérea Qantas faz parte do Project Sunrise, …

Marcelo ficou "muito impressionado" pela destruição do furacão Lorenzo nos Açores

O Presidente da República visitou, este domingo, o porto das Lajes das Flores, que ficou destruído após a passagem do furacão Lorenzo pelos Açores, mostrando-se "muito impressionado" pela destruição "massiva". "Muito impressionado com aquilo que foi …

Sporting é o terceiro clube com mais jogadores da formação espalhados pela Europa

O Sporting é o terceiro clube com mais jogadores da sua formação a atuarem nas ligas europeias e o emblema português mais representado nas 'big 5', segundo o observatório de futebol do Centro Internacional de …