Violência tomou conta dos festejos em França. 2 pessoas morreram

Julien de Rosa / EPA

Pelo menos duas pessoas morreram e cerca de 300 foram detidas, na sequência dos episódios de violência registados em França, este domingo, nos festejos pela vitória da seleção francesa no Mundial de futebol.

Era suposto ser uma noite de alegria, depois de França ter conquistado o seu segundo título mundial de futebol, mas o domingo acabou por ser antes marcado por alguns episódios de violência.

Segundo o Público, nos Campos Elísios, em Paris, dezenas de jovens de cara tapada invadiram um supermercado e levaram bebidas alcoólicas, arremessando objetos contra agentes da polícia que tentavam evitar a pilhagem.

Também se registaram várias cargas policiais no centro da capital francesa, para onde cerca de quatro mil agentes foram destacados perante a possibilidade de distúrbios.

Em Lyon, cerca de uma centena de jovens envolveram-se em confrontos com a polícia numa praça onde a final era exibida ao ar livre.

Pelo menos duas pessoas morreram durante os festejos: em Annecy, um homem de 50 anos morreu ao mergulhar para um canal e, em Saint-Felix, outro homem de cerca de 30 anos morreu depois de se despistar e chocar contra uma árvore.

Além disso, nos arredores de Nancy, três crianças ficaram feridas ao serem atropeladas por uma moto, escreve o mesmo jornal.

 

 

De acordo com o Jornal de Notícias, a polícia teve de intervir com canhões de água e gás lacrimogéneo para acabar com os confrontos e arremesso de pedras, cadeiras e outros objetos.

A TSF, que cita o jornal Le Monde , escreve que 292 pessoas foram detidas em todo país. Entretanto, a seleção francesa é esperada ao inicio da tarde, em Paris, estando previsto um desfile pelo centro da cidade.

A França conquistou o seu segundo Campeonato do Mundo. Na final frente à Croácia, os gauleses foram felizes na primeira parte, somando dois golos, um na própria baliza por Mario Mandzukic, e outro de penálti, no único remate que realizaram antes do intervalo.

No segundo tempo, apesar do domínio da formação dos Balcãs, os franceses foram muito eficazes no contra-ataque, aproveitando a velocidade de Kylian Mbappé para desequilibrar a defesa contrária e construir um resultado robusto.

A Croácia ainda reduziu, mas não havia forças para mais e a França sucede à Alemanha. Caso para dizer que os “les bleus” aprenderam a lição com o campeão do Euro 2016.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Crianças inspiram Lego a livrar-se de todas as embalagens de plástico

As peças da Lego podem acabar no oceano durante mais de mil anos, mas os fabricantes dinamarqueses estão a tentar tornar a empresa ecologicamente correta. Na sua última promessa, a Lego vai começar a usar sacos …

Uma cidade chamada "amianto" está a tentar mudar o nome (e a discussão tornou-se tóxica)

Há uma cidade no Canadá chamada Asbesto - um material de construção altamente tóxico. Os habitantes da cidade não estão felizes com este nome, mas a sua mudança também não está a ser fácil. De acordo …

FC Porto 3-1 Braga | Entrada de “dragão”

O FC Porto iniciou a defesa do título nacional com uma vitória importante sobre o Sporting de Braga por 3-1. Os minhotos marcaram primeiro no Dragão, por um ex-portista, mas os descontos do primeiro tempo foram …

Barco navega em forma de coração para agradecer aos habitantes da Nova Escócia

A escuna Bluenose II navegou de forma bastante original no último dia da temporada de 2020. A rota seguida criou a forma de um coração no porto de Lunenburg, na Nova Escócia. De acordo com o …

França bate recorde com 13.498 novos casos. Espanha não vai confinar

A França registou este sábado um recorde diário de casos de covid-19, com 13.498 novos infetados nas últimas 24 horas, anunciou a Agência Nacional de Saúde, acrescentando que, no mesmo período, morreram mais 26 pessoas. No …

Diogo Jota no Liverpool

O Liverpool oficializou hoje a contratação do futebolista internacional Diogo Jota, de 23 anos, num contrato “de longa duração”, sem especificar a duração. A imprensa inglesa tem adiantado que o jogador vai assinar por cinco épocas, …

Companhia aérea australiana oferece voos de 7 horas (para lugar nenhum)

A companhia aérea australiana Qantas anunciou recentemente planos para um voo panorâmico de sete horas que fará um loop gigante em Queensland e Gold Coast, New South Wales e os remotos centros do interior do …

Barack Obama vai publicar um livro de memórias (mas só depois da eleições de novembro)

O livro de memórias do antigo Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, só vai ser publicado depois das eleições presidenciais de novembro. Uma enxurrada de livros políticos chegou às prateleiras nas últimas semanas, no final da …

Confrontos em Londres entre polícia e opositores das restrições devido à pandemia

A polícia de Londres, Inglaterra, entrou hoje em confronto com manifestantes que protestavam contra as restrições que visam conter a disseminação do novo coronavírus. De acordo com a agência Associated Press (AP), os confrontos ocorreram quando …

Milhares infetados por bactéria após fuga em fábrica farmacêutica chinesa

Milhares de pessoas no noroeste da China contraíram uma doença bacteriana depois de uma fuga que causou um surto numa biofarmacêutica no ano passado. De acordo com a CNN, que cita relatos dos media locais, mais …