Surto de covid-19 em Vila Flor. Festa de aniversário de autarca gera polémica

Husond / Wikimedia

Vila Flor, no distrito de Bragança

A festa organizada por funcionários da Câmara de Vila Flor, no distrito de Bragança, para celebrar o aniversário do seu presidente, está a dar que falar. O município já conta com cerca de 70 infetados.

De acordo com o Diário de Notícias, o primeiro caso de covid-19 em Vila Flor, no distrito de Bragança, foi detetado no dia 11. Agora, o município já regista cerca de 70 infetados, detetados sobretudo entre os serviços da Câmara Municipal, do agrupamento escolar, da Unidade de Cuidados Continuados e dos bombeiros.

“Está tudo identificado e controlado. Estamos já numa fase de recuperação. No caso da Câmara Municipal, os nossos colaboradores estão todos recuperados e em condições de regressar ao trabalho”, declarou ao jornal o vice-presidente Abílio Evaristo.

Mas, segundo o DN, é uma festa organizada por alguns elementos da autarquia, para celebrar o aniversário do presidente da Câmara, Fernando Barros, no dia 8, que está a dar que falar. Tanto que os próprios funcionários publicaram um comunicado, esta quarta-feira, a isentar o autarca de quaisquer responsabilidades e a garantir que esse encontro não provocou nenhum infetado.

Na nota, os trabalhadores recordam que a festa aconteceu numa altura em que Vila Flor ainda não registava qualquer caso e não vigorava o atual estado de calamidade.

“O presidente nesse dia nem esteve no município e quando chegou é que teve essa surpresa. Foi um grupo de funcionários, onde eu também estava, que comprou um bolo e que no fim do dia, num espaço com todas as condições e com toda a gente de máscara, fez essa homenagem. Não durou mais de 15/20 minutos e todos respeitaram as distâncias”, disse Abílio Evaristo sobre o sucedido.

“Foi tudo legal, normal. Arrisco mesmo a dizer que não surgiu dali nenhum contágio. Tudo o resto que possam dizer é politiquice baixa. Não tem nada a ver”, atirou ainda o vice.

Confrontada pelo diário sobre a possibilidade de o surto no município ter tido origem nesta festa, a Autoridade Regional de Saúde do Norte disse que ainda não conseguiu confirmar a sua origem, mas que, tal como qualquer outro, “causa preocupação junto das autoridades competentes e imenso trabalho, quer no acompanhamento dos casos então identificados, quer no trabalho epidemiológico de tentativa de identificação de eventuais cadeias de transmissão”.

ZAP //

PARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

  1. Palavras para quê? – É um “artista” português que segue a prática nacional de que CÁ, OS EXEMPLOS NÃO VÊM DE CIMA.

  2. Os autarcas… os autarcas… essa espécie de artistas locais, caciques em bom rigor, que confundem o deles com o nosso. Os autarcas…E depois ainda querem regionalizar.

  3. E anda tanta gente preocupada com a regionalização!! Só se for para entregarem o povo a gente irresponsável como esta. A educação já está, erradamente, muito dependente deste tipo de poder que, infelizmente, facilmente se liga a corrupção, caciquismo, conluio e muito mais, salvo raras excepções. Temos um ex- presidente da câmara a ser processado por corrupção mas que faltou ao julgamento apresentando um atestado a provar que sofre de Alzheimer! É a regionalização no seu melhor!

  4. Até comeram o bolo com a máscara?! Podiam dizer qual é a marca de máscara que proporciona tais capacidades? Isto é que é corporativismo! O sr. Presidente pode estar tranquilo que o seu pessoal não o deixará cair nunca!!

  5. disse Abílio Evaristo sobre o sucedido.

    “Foi tudo legal, normal. Arrisco mesmo a dizer que não surgiu dali nenhum contágio. Tudo o resto que possam dizer é politiquice baixa. Não tem nada a ver”, atirou ainda o vice.

    Baixa politiquice foi o que ele praticou ao permitir e fazer parte do convívio para homenagear o big boss. Este senhor é de uma irresponsabilidade de todo o tamanho, quem o diz sou que não tenho simpatia por partido nenhum e tão pouco por políticos de meia tijela que são do “olha para o que digo e não olhes para o que digo e faço”
    Perante a situação nacional / mundial que se vive, que moral tem este senhor para dizer o que quer que seja??

RESPONDER

Espanha, França e Bélgica com descida de casos. Itália limita Natal e Madrid cancela festas de Ano Novo

Madrid, assim como Paris e Bruxelas, têm boas notícias - mas não o suficiente para suavizar medidas. Já em Itália há restrições adicionais e a cidade de Londres também considera também passar ao nível três, …

UE dá exemplo de Portugal para defender salário mínimo europeu

O comissário europeu do Emprego, Nicolas Schmit, diz esperar um acordo ou pelo menos "bastante progresso" sobre a proposta comunitária para garantir salários mínimos adequados em todos os Estados-membros da União Europeia (UE) e dá …

Na primeira fase, será possível administrar 400 mil doses de vacinas “numa semana a dez dias”. Segunda ronda pode ser crítica

Os especialistas já fazem previsões. Se por um lado a primeira fase da vacinação contra a covid-19 se adivinha rápida, a segunda será poderá ser muito complicada. Os representantes dos profissionais dos centros de saúde - …

Bruxelas conclui que Zona Franca da Madeira violou regras e quer devolução das "ajudas indevidas"

A Comissão Europeia (CE) conclui que o regime da Zona Franca da Madeira (ZFM) desrespeitou as regras de ajudas estatais, pois abrangeu empresas que não contribuíram para o desenvolvimento da região, pelo que Portugal deve …

Chuva de críticas ao plano nacional de vacinação: "É vasto em imprecisões e impreparações"

Francisco Rodrigues dos Santos considerou que "faltou planeamento" no plano de vacinação português e observou que "basta comparar" com aqueles anunciados "na Alemanha, no Reino Unido ou em Espanha para perceber que há diferenças abismais". O …

O corpo ideal? O mistério das enigmáticas figuras pré-históricas de Vénus pode ter sido resolvido

Um dos primeiros exemplos mundiais de arte, as enigmáticas estatuetas de "Vénus" esculpidas há cerca de 30 mil anos, intrigaram os cientistas durante quase dois séculos. Agora, o mistério das estranhas figuras pode ter sido …

Nova geringonça à vista? Rui Rio mostra-se disposto a governar mesmo sem vencer eleições

São muitos os sinais que tem dado. Rui Rio está disponível para liderar uma futura maioria de direita se esta vier a surgir no quadro de futuras eleições legislativas - mesmo que o PSD seja …

Cientistas encontram nova criatura gelatinosa no fundo do mar (mas podem nunca mais voltar a vê-la)

Uma equipa de investigadores da Administração Nacional de Pesca Oceânica e Atmosférica (NOAA) revelou que descobriu Duobrachium sparksae, uma nova espécie de ctenóforo - ou águas-vivas-de-pente. A descoberta foi feita remotamente usando imagens de vídeo de …

Costa anuncia hoje medidas que vão vigorar nos períodos de Natal e de passagem de ano

O primeiro-ministro anuncia hoje as medidas de combate à covid-19 enquadradas pelo decreto presidencial de estado de emergência, que indicativamente vigorará até 7 de janeiro, incluindo os períodos de Natal e de passagem de ano. Na …

Especialistas explicam de que forma o novo coronavírus pode afetar o cérebro

Através do uso de amostras de tecido de pacientes que já morreram, uma equipa de investigadores conseguiu desvendar os mecanismos pelos quais o coronavírus é capaz de chegar ao cérebro de pacientes com covid-19 e …