/

Vikings conquistam semáforos de uma cidade na Dinamarca

Aarhus, cidade na Dinamarca está a substituir os peões dos semáforos por vikings. As luzes vermelhas e verdes para peões passam a ter figuras vikings, para assinalar a história da cidade.

Os primeiros 17 sinais de trânsito com figuras vikings, que estão ilustrados com machados e escudos, foram revelados esta segunda-feira por Bünyamin Simsek, vereador responsável pela pasta da Tecnologia e Ambiente de Aarhus.

Bünyamin Simsek escreveu no Twitter que Aarhus tem um “papel especial na história Viking dinamarquesa” e, lembrou que muitas das ruas no centro da cidade se encontram exatamente no mesmo sítio em que estavam no século X.

Na publicação o vereador acrescentou ainda que “em colaboração com o Museu Moesgaard, vamos partilhar histórias do espaço urbano e fortalecer a narrativa do nosso ADN“. Esta colaboração faz com que os 17 semáforos colocados formem uma rota da antiga Aarhus, criada pelos vikings há mais de mil anos.

Mads Kähler Holst, diretor do Museu Moesgaard espera que a transição de peões para vikings nos semáforos consciencialize as pessoas sobre a história de Aarhus. “Os semáforos são uma das coisas que não se pode evitar olhar quando estamos no trânsito, então acho que a mudança vai fazer as pessoas parar e pensar”, revelou o diretor.

Temos que ter mais orgulho da nossa história. Precisamos de partilhá-la e transmiti-la. Os jovens precisam de a aprender, os turistas precisam de a ouvir” disse o vereador à TV2 East Jyland.

Os sinais vão ser colocados nas ruas que circundam o centro de Aarhus, uma cidade fundada pelos vikings no século VIII e que se tornou na altura um movimentado centro portuário.

DR, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.