Vírus invisível deixa bancos em alerta

A empresa de segurança electrónica Kaspersky Lab publicou esta semana um preocupante estudo sobre um novo tipo de vírus que está a espalhar-se pelo mundo.

Segundo informações reveladas pela Kaspersky no seu site Secure List, o programa em causa é praticamente indetectável e já atingiu mais de 140 bancos de grandes instituições.

O malware instala-se na memória RAM da máquina infectada, e, uma vez que não copia ficheiros para o disco rígido do computador comprometido, a sua presença torna-se  muito difícil de identificar. Quando o sistema é reiniciado, todos os vestígios do vírus desaparecem.

Segundo a empresa de segurança, o programa utiliza scripts de PowerShell, uma biblioteca da Microsoft para automação de tarefas e gestão de configurações, combinados com código do método de payload Meterpreter.

O malware, que actua apenas na RAM, não deixa nenhum vestígio, e usa utilitários comuns, como o NETSH, que oferece acesso remoto a hackers.

“Os invasores ainda estão activos, pelo que é importante lembrar que a detecção desses ataques só é possível na RAM, na rede e no Registo. Nesses casos, o uso das regras Yara, baseadas na verificação de arquivos maliciosos, não tem qualquer utilidade”, alerta a Kaspersky.

Através deste novo malware, criminosos podem ter acesso a informação sensível e dados de segurança dos bancos, incluindo passwords de administradores de sistemas.

A empresa de segurança já detectou ataques em mais de 40 países. Há pelo pelos 4 casos detectados em Espanha, mas ainda não foi identificado nenhum caso em Portugal. O número pode ser ainda maior, alerta a Kaspersky, já que esse tipo de vírus sem arquivos é muito difícil de ser detectado.

Ainda não se sabe que grupos de hackers estão por trás destes ataques. A Kaspersky pretende revelar outros detalhes sobre o malware em abril.

PARTILHAR

9 COMENTÁRIOS

  1. “…mas ainda não foi identificado nenhum caso em Portugal.”
    É a vantagem de os bancos estarem todos sem dinheiro. Problemas, já os hackers devem ter muitos. Para quê arranjar mais?

    • A gravidade de um ataque a bancos nossos é poderem vir a descobrir mais buracos enfiados em dados “confidenciais”, ou isso ou por engano meterem algum banco a dar lucros. Isso era um problema gravíssimo.

  2. Netsh

    Esse comando ‘e um comando Administrador normalmente quem usa nao ‘e apenas os Hacker,microsoft,eu,Tambem usamos esse mesmo Comando NETSH.

    Apenas ‘e abrir CMD e escrever NETSH, e o proximo passo ‘e escrever Lan,ou RAS,ou aaaa,ou Winsock e outros mais…

    não deixa nenhum vestígio…, deve ser por facto ser o Comando AAAA (Rir sera?)

    instala-se na memória RAM,por instalar na memoria RAM isso nao quer dizer que seja anomalia do comando NETSH. (Se instala-se no HD Drive o que seria? talvez autoexec.bat (REN) ‘e caso mudarem RAM por REN.sera?

    NETSH, que oferece acesso remoto a hackers.Uau… Netsh um comando que oferece acesso remoto a hacker,sera que esse mesmo comando ‘e apenas a Hackers?

    Kaspersky parece que Kaspersky seja um antivirus,vejamos se NETSH call acesso remoto a hackers,bem… neste mesmo antivirus tem uma file que aqui nao vou dize,r que tambem call acesso REMOTO se assim chamar se for para os Hackers nao sei mais call acesso remoto obrigatorio assim call.

    não se sabe que grupos de hackers estão por trás,pois…’e; caso de dizer porque que Kaspersky tem uma file call acesso remoto tambem.

    hope this helpful

  3. Faz-me lembrar a história infantildo rei que tinha um fato tão fino que ninguém via.( o rei ia, na realidade, nu). Um vírus que só esta empresa “vê”. Mais uma boa desculpa para justificar buracos nas contas dois bancos. Enfim: vírus invisíveis, russos que, aparentemente, viciam as eleições todas… isto está é tudo maluco.

  4. Pois se está na RAM… a RAM “esquece-se” ao desligar da máquina. Logo ele desaparece. Para ser perigoso terá de estar ainda noutro lugar no PC. Ou agora estão a usar Ram estaticas e baterias para as manter? Falta aqui alguma informação. Ou é campanha da Kaspersky para vender algum novo anti-virus para virus que os outros não veem?

  5. Todos os anos as notícias fazem “publicidade” aos mais ricos do Mundo em várias áreas… Eu acredito que haja muito milhonário por este Mundo, graças à pirataria informática! Era bom que fossem todos, tipo; Robin dos Bosques – tirar de quem tem muito e dar a quem tem pouco 😉

  6. Eu até queria que eles entrassem no meu banco e acedessem à minha conta, podia ser que tivessem pena e transferissem pra lá alguns euritos…
    Como é que se diz “dá-me uns euros” em russo? Será Daovski eurovskis? :/

RESPONDER

Chapéu de Indiana Jones bate recorde em leilão

O icónico chapéu da personagem Indiana Jones rendeu 443 mil euros num leilão em que 600 objetos de culto foram vendidos na quinta-feira em Londres, superando as estimativas dos especialistas. Entre os 600 itens disponíveis para …

Infarmed já tem substituto para medicamento de Parkinson que esgotou

O Infarmed, Autoridade Nacional do Medicamento, garantiu uma alternativa ao Sinemet, medicamento para a doença de Parkinson que está esgotado nas farmácias portuguesas. "Na sequência das diversas reuniões com as empresas que têm medicamentos nesta área, …

Outono chega no domingo com temperaturas de verão

O outono começa no domingo com temperaturas acima dos 30 graus Celsius, podendo aproximar-se dos 40 nas regiões da Beira Baixa, Alentejo e Vale do Tejo, segundo Ricardo Tavares, do Instituto Português do Mar e …

Sánchez disposto a ir ao senado explicar “erro numa passagem” do seu livro

O primeiro-ministro espanhol disse, esta quinta-feira, que está disposto a ir ao senado explicar o "erro numa passagem" de um livro que escreveu e que "vai ser corrigido", avisando a oposição que vai continuar a …

Empresa austríaca cria método que transforma plástico em petróleo

A companhia petrolífera austríaca OMV apresentou esta quinta-feira um inovador procedimento que permite a produção de petróleo a partir de resíduos de plástico - material que é precisamente fabricado a partir deste recurso natural. A inovadora …

José Sócrates promete escrever um livro sobre a "traição" do PS

O ex-primeiro-ministro socialista compara a sua situação com a do ex-Presidente brasileiro Lula da Silva. A única diferença, segundo José Sócrates, é que "o PT manteve-se sempre ao lado de Lula". Numa entrevista ao Folha de …

Em nome da ciência, polvos tomaram ecstasy (e houve muito amor à mistura)

O que é que acontece quando um polvo consome drogas, mais concretamente ecstasy? Cientistas norte-americanos tiveram a oportunidade de realizar essa experiência. De acordo com o Science Alert, a equipa de investigadores deu MDMA, substância psicotrópica …

Recapitalização da CGD faz disparar défice de 0,9% para 3%

Sem a recapitalização da Caixa Geral de Depósitos (CGD), o défice orçamental de 2017 situar-se-ia nos 0,9% do Produto Interno Bruto (PIB). Mas o cheque de quase 4 mil milhões de euros que o Governo …

Jovem foi violada quando estava inconsciente. Tribunal fala em "sedução mútua"

Uma jovem de 26 anos foi violada por dois indivíduos quando estava desmaiada, numa discoteca em Vila Nova de Gaia. A Relação do Porto entendeu que os criminosos não devem ser condenados a uma pena …

7 dos 10 políticos mais ricos de Portugal são do PS. Basílio tem 11 milhões

O presidente da Câmara Municipal de Sintra, Basílio Horta, tem um património superior a 11,5 milhões de euros, sendo assim o político em funções mais rico de Portugal. Os dados são avançados pela revista Sábado …