Vírus invisível deixa bancos em alerta

A empresa de segurança electrónica Kaspersky Lab publicou esta semana um preocupante estudo sobre um novo tipo de vírus que está a espalhar-se pelo mundo.

Segundo informações reveladas pela Kaspersky no seu site Secure List, o programa em causa é praticamente indetectável e já atingiu mais de 140 bancos de grandes instituições.

O malware instala-se na memória RAM da máquina infectada, e, uma vez que não copia ficheiros para o disco rígido do computador comprometido, a sua presença torna-se  muito difícil de identificar. Quando o sistema é reiniciado, todos os vestígios do vírus desaparecem.

Segundo a empresa de segurança, o programa utiliza scripts de PowerShell, uma biblioteca da Microsoft para automação de tarefas e gestão de configurações, combinados com código do método de payload Meterpreter.

O malware, que actua apenas na RAM, não deixa nenhum vestígio, e usa utilitários comuns, como o NETSH, que oferece acesso remoto a hackers.

“Os invasores ainda estão activos, pelo que é importante lembrar que a detecção desses ataques só é possível na RAM, na rede e no Registo. Nesses casos, o uso das regras Yara, baseadas na verificação de arquivos maliciosos, não tem qualquer utilidade”, alerta a Kaspersky.

Através deste novo malware, criminosos podem ter acesso a informação sensível e dados de segurança dos bancos, incluindo passwords de administradores de sistemas.

A empresa de segurança já detectou ataques em mais de 40 países. Há pelo pelos 4 casos detectados em Espanha, mas ainda não foi identificado nenhum caso em Portugal. O número pode ser ainda maior, alerta a Kaspersky, já que esse tipo de vírus sem arquivos é muito difícil de ser detectado.

Ainda não se sabe que grupos de hackers estão por trás destes ataques. A Kaspersky pretende revelar outros detalhes sobre o malware em abril.

PARTILHAR

9 COMENTÁRIOS

  1. “…mas ainda não foi identificado nenhum caso em Portugal.”
    É a vantagem de os bancos estarem todos sem dinheiro. Problemas, já os hackers devem ter muitos. Para quê arranjar mais?

    • A gravidade de um ataque a bancos nossos é poderem vir a descobrir mais buracos enfiados em dados “confidenciais”, ou isso ou por engano meterem algum banco a dar lucros. Isso era um problema gravíssimo.

  2. Netsh

    Esse comando ‘e um comando Administrador normalmente quem usa nao ‘e apenas os Hacker,microsoft,eu,Tambem usamos esse mesmo Comando NETSH.

    Apenas ‘e abrir CMD e escrever NETSH, e o proximo passo ‘e escrever Lan,ou RAS,ou aaaa,ou Winsock e outros mais…

    não deixa nenhum vestígio…, deve ser por facto ser o Comando AAAA (Rir sera?)

    instala-se na memória RAM,por instalar na memoria RAM isso nao quer dizer que seja anomalia do comando NETSH. (Se instala-se no HD Drive o que seria? talvez autoexec.bat (REN) ‘e caso mudarem RAM por REN.sera?

    NETSH, que oferece acesso remoto a hackers.Uau… Netsh um comando que oferece acesso remoto a hacker,sera que esse mesmo comando ‘e apenas a Hackers?

    Kaspersky parece que Kaspersky seja um antivirus,vejamos se NETSH call acesso remoto a hackers,bem… neste mesmo antivirus tem uma file que aqui nao vou dize,r que tambem call acesso REMOTO se assim chamar se for para os Hackers nao sei mais call acesso remoto obrigatorio assim call.

    não se sabe que grupos de hackers estão por trás,pois…’e; caso de dizer porque que Kaspersky tem uma file call acesso remoto tambem.

    hope this helpful

  3. Faz-me lembrar a história infantildo rei que tinha um fato tão fino que ninguém via.( o rei ia, na realidade, nu). Um vírus que só esta empresa “vê”. Mais uma boa desculpa para justificar buracos nas contas dois bancos. Enfim: vírus invisíveis, russos que, aparentemente, viciam as eleições todas… isto está é tudo maluco.

  4. Pois se está na RAM… a RAM “esquece-se” ao desligar da máquina. Logo ele desaparece. Para ser perigoso terá de estar ainda noutro lugar no PC. Ou agora estão a usar Ram estaticas e baterias para as manter? Falta aqui alguma informação. Ou é campanha da Kaspersky para vender algum novo anti-virus para virus que os outros não veem?

  5. Todos os anos as notícias fazem “publicidade” aos mais ricos do Mundo em várias áreas… Eu acredito que haja muito milhonário por este Mundo, graças à pirataria informática! Era bom que fossem todos, tipo; Robin dos Bosques – tirar de quem tem muito e dar a quem tem pouco 😉

  6. Eu até queria que eles entrassem no meu banco e acedessem à minha conta, podia ser que tivessem pena e transferissem pra lá alguns euritos…
    Como é que se diz “dá-me uns euros” em russo? Será Daovski eurovskis? :/

RESPONDER

Austrália vai autorizar emojis nas matrículas

A partir de março, em Queensland, as matrículas personalizadas poderão usar os famosos emojis. Contudo, pelo menos para já, estão apenas autorizadas as carinhas sorridentes. A novidade acaba de chegar à Austrália, e se para uns …

Ilhas Faroé fecham para "manutenção". Turistas só podem entrar se "vierem ajudar"

As Ilhas Faroé, território autónomo sob a coroa dinamarquesa, isolado no Atlântico Norte entre a Islândia e a Noruega, vão estar fechadas para "manutenção" 26 e 27 de abril. Na ilha vivem 50 mil habitantes e …

Documentário "low cost" afirma que Jesus era, afinal, um filósofo grego

O documentário Bible Conspiracies (Conspirações Bíblicas, em tradução livre), disponível na Amazon Prime desde novembro de 2017, tem dado que falar. Durante o filme, realizado em 2016, são proferidas várias afirmações que contrariam o que …

Choupette já é a gata mais rica do mundo e pode herdar fortuna de Karl Lagerfeld

A gata do estilista Karl Lagerfeld, Choupette, pode ser uma das beneficiárias da sua fortuna de mais de 170 milhões de euros. Não é que o felino precisasse, já que tem, só por si, um …

Gravuras rupestres descobertas na Serra da Gardunha

Um conjunto de rochas com gravuras rupestres foi descoberto na Serra da Gardunha, Fundão, e a primeira análise indica que serão do período entre o Calcolítico e a Idade do Bronze, disse o arqueólogo Martinho …

Cinco telemóveis são apreendidos por dia nas prisões portuguesas

O número de apreensões de telemóveis, drogas e armas brancas nas prisões portuguesas caiu em 2018. Ainda assim, foram confiscados 1934 aparelhos, o que dá uma média superior a cinco por dia. Para os guardas prisionais, …

Estado vai dar incentivo de 250 euros para compra de bicicletas elétricas

Visando impulsionar o uso de veículos mais verdes, o Governo vai conceder um incentivo de 250 euros para a compra de uma bicicleta elétrica. Os detalhes das novas regras deverão ser anunciadas já nos próximos …

Lisboa em primeiro lugar no ranking das cidades mais atrativas para investir

A capital portuguesa subiu do 10.º para o 1.º lugar no ranking das cidades mais atrativas para investir, da PricewaterhouseCoopers, avança a Visão. Lisboa foi alvo de uma ascensão sem precedentes, subindo do 10.º para o …

O Sol vai brilhar e os termómetros vão chegar aos 26 graus este fim de semana

As temperaturas máximas vão subir e o fim de semana promete ser solarengo, com os termómetros a chegarem aos 26 graus Celsius. A temperatura máxima vai subir nos próximos dias em Portugal continental, com a máxima …

Lidl deixa de vender sacos de plástico em Portugal

O Lidl Portugal vai deixar de vender sacos de plástico em todas as suas lojas no mercado português até ao final do ano, medida que será faseada e arranca em maio na região Norte, anunciou …