Vírus invisível deixa bancos em alerta

A empresa de segurança electrónica Kaspersky Lab publicou esta semana um preocupante estudo sobre um novo tipo de vírus que está a espalhar-se pelo mundo.

Segundo informações reveladas pela Kaspersky no seu site Secure List, o programa em causa é praticamente indetectável e já atingiu mais de 140 bancos de grandes instituições.

O malware instala-se na memória RAM da máquina infectada, e, uma vez que não copia ficheiros para o disco rígido do computador comprometido, a sua presença torna-se  muito difícil de identificar. Quando o sistema é reiniciado, todos os vestígios do vírus desaparecem.

Segundo a empresa de segurança, o programa utiliza scripts de PowerShell, uma biblioteca da Microsoft para automação de tarefas e gestão de configurações, combinados com código do método de payload Meterpreter.

O malware, que actua apenas na RAM, não deixa nenhum vestígio, e usa utilitários comuns, como o NETSH, que oferece acesso remoto a hackers.

“Os invasores ainda estão activos, pelo que é importante lembrar que a detecção desses ataques só é possível na RAM, na rede e no Registo. Nesses casos, o uso das regras Yara, baseadas na verificação de arquivos maliciosos, não tem qualquer utilidade”, alerta a Kaspersky.

Através deste novo malware, criminosos podem ter acesso a informação sensível e dados de segurança dos bancos, incluindo passwords de administradores de sistemas.

A empresa de segurança já detectou ataques em mais de 40 países. Há pelo pelos 4 casos detectados em Espanha, mas ainda não foi identificado nenhum caso em Portugal. O número pode ser ainda maior, alerta a Kaspersky, já que esse tipo de vírus sem arquivos é muito difícil de ser detectado.

Ainda não se sabe que grupos de hackers estão por trás destes ataques. A Kaspersky pretende revelar outros detalhes sobre o malware em abril.

PARTILHAR

9 COMENTÁRIOS

  1. “…mas ainda não foi identificado nenhum caso em Portugal.”
    É a vantagem de os bancos estarem todos sem dinheiro. Problemas, já os hackers devem ter muitos. Para quê arranjar mais?

    • A gravidade de um ataque a bancos nossos é poderem vir a descobrir mais buracos enfiados em dados “confidenciais”, ou isso ou por engano meterem algum banco a dar lucros. Isso era um problema gravíssimo.

  2. Netsh

    Esse comando ‘e um comando Administrador normalmente quem usa nao ‘e apenas os Hacker,microsoft,eu,Tambem usamos esse mesmo Comando NETSH.

    Apenas ‘e abrir CMD e escrever NETSH, e o proximo passo ‘e escrever Lan,ou RAS,ou aaaa,ou Winsock e outros mais…

    não deixa nenhum vestígio…, deve ser por facto ser o Comando AAAA (Rir sera?)

    instala-se na memória RAM,por instalar na memoria RAM isso nao quer dizer que seja anomalia do comando NETSH. (Se instala-se no HD Drive o que seria? talvez autoexec.bat (REN) ‘e caso mudarem RAM por REN.sera?

    NETSH, que oferece acesso remoto a hackers.Uau… Netsh um comando que oferece acesso remoto a hacker,sera que esse mesmo comando ‘e apenas a Hackers?

    Kaspersky parece que Kaspersky seja um antivirus,vejamos se NETSH call acesso remoto a hackers,bem… neste mesmo antivirus tem uma file que aqui nao vou dize,r que tambem call acesso REMOTO se assim chamar se for para os Hackers nao sei mais call acesso remoto obrigatorio assim call.

    não se sabe que grupos de hackers estão por trás,pois…’e; caso de dizer porque que Kaspersky tem uma file call acesso remoto tambem.

    hope this helpful

  3. Faz-me lembrar a história infantildo rei que tinha um fato tão fino que ninguém via.( o rei ia, na realidade, nu). Um vírus que só esta empresa “vê”. Mais uma boa desculpa para justificar buracos nas contas dois bancos. Enfim: vírus invisíveis, russos que, aparentemente, viciam as eleições todas… isto está é tudo maluco.

  4. Pois se está na RAM… a RAM “esquece-se” ao desligar da máquina. Logo ele desaparece. Para ser perigoso terá de estar ainda noutro lugar no PC. Ou agora estão a usar Ram estaticas e baterias para as manter? Falta aqui alguma informação. Ou é campanha da Kaspersky para vender algum novo anti-virus para virus que os outros não veem?

  5. Todos os anos as notícias fazem “publicidade” aos mais ricos do Mundo em várias áreas… Eu acredito que haja muito milhonário por este Mundo, graças à pirataria informática! Era bom que fossem todos, tipo; Robin dos Bosques – tirar de quem tem muito e dar a quem tem pouco 😉

  6. Eu até queria que eles entrassem no meu banco e acedessem à minha conta, podia ser que tivessem pena e transferissem pra lá alguns euritos…
    Como é que se diz “dá-me uns euros” em russo? Será Daovski eurovskis? :/

RESPONDER

Quem quer casar com o chimpanzé? Bonobos acasalam por causa das mães

Este tipo de chimpanzé tem um comportamento muito próximo do dos humanos. Mas se acha que a sua mãe se intromete demasiado na sua vida sexual, saiba que, pelo menos, não é um bonobo macho. As …

A colisão com um planeta anão pode ter "estragado" o lado oculto da Lua

Da Terra, vemos sempre o mesmo da Lua. Contudo, esse lado é bem diferente do lado oculto do nosso satélite natural. O contraste entre as duas partes da Lua tem intrigado os astrónomos. Se se …

Fugitivo promete entregar-se se tiver 15.000 "gostos". Polícia dos EUA aceita

A Polícia de Connecticut, nos Estados Unidos, informou esta quarta-feira que um fugitivo com vários mandados de prisão concordou entregar-se, mas com uma condição insólita: arrecadar 15.000 "gostos" no Facebook. De acordo com a Esquadra …

Há um pequeno satélite a revolucionar o setor espacial. Chama-se CubeSat

Apesar das pequenas dimensões do CubeSat, o satélite é capaz de efeitos extraordinários que estão a revolucionar o setor espacial. Os avanços da microeletrónica das últimas décadas permitiram desenvolver sistemas espaciais eficazes, de forma mais rápida …

Guardiola já terá chegado a acordo com a Juventus

O treinador espanhol Pep Guardiola já terá chegado a acordo com a Juventus para ser o próximo treinador dos bianconeri, avança a agência italiana AGI.  De acordo com a mesma fonte, Guardiola, de 48 anos, prepara-se …

Porto quer declarar guerra às gaivotas. "É uma questão de saúde"

Vários organismos reclamam que é necessário tomar medidas para controlar o excesso de gaivotas nas zonas urbanas, que se tem tornado num problema de saúde pública. São várias as queixas na zona do Porto por incidentes …

Esta cigarra é a mais ameaçada em Portugal. Só existe em dois ou três sítios do Alentejo

A Euryphara contentei - há quem lhe chame só cigarrinha e há quem diga cigarrinha-verde - resiste apenas em alguns locais exíguos da planície alentejana. É a mais ameaçada das 13 espécies de cigarras que …

EUA anunciam ajuda de 16 mil milhões de dólares a agricultores prejudicados pela disputa comercial com a China

A administração Trump disponibilizará 16 mil milhões de dólares (cerca de 14 mil milhões de euros) para manter os agricultores à tona durante a guerra comercial entre os Estados Unidos (EUA) e a China, anunciou …

Perdeu a família e foi violada. Quase duas décadas depois, recebeu a maior indemnização de sempre na Índia

Na primavera de 2002, uma jovem de 19 anos, grávida de cinco meses, foi violada por 11 homens que lhe mataram a família. Teve que fingir-se de morta para escapar. Agora, 17 anos depois, o …

Ivo Rosa questiona legalidade de provas da ​Operação Marquês

O juiz de instrução criminal da Operação Marquês, Ivo Rosa, tem dúvidas sobre a legalidade de algumas provas recolhidas na investigação, tendo assinado um despacho que enviou para os advogados dos arguidos para se pronunciarem. Segundo …