Vieira retira Costa e Medina da Comissão de Honra (e demite-se do Benfica se for condenado)

José Sena Goulão / Lusa

O presidente do Benfica, Luís Filipe Vieira

O presidente do Benfica, Luís Filipe Vieira, retirou da Comissão de Honra da lista da sua recandidatura todos os titulares de cargos públicos, após as críticas ao primeiro-ministro António Costa e ao presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Fernando Medina.

Nos últimos dias, várias vozes críticas apontaram à presença de nomes como Costa e Medina na Comissão de Honra de Vieira, por surgirem como apoiantes do actual presidente ‘encarnado’ nas próximas eleições para os órgãos sociais do clube.

“Agradecendo a todos a disponibilidade manifestada, tomei a iniciativa de retirar da minha Comissão de Honra todos – todos – os titulares de cargos públicos, sejam autarcas, deputados ou membros do Governo”, sublinha Vieira em comunicado divulgado pela Lusa.

“É triste que, 46 anos depois do 25 de Abril, se tenha de censurar quem livremente decidiu manifestar-me o seu apoio, mas o populismo e a demagogia dos dias de hoje obrigam-me a fazê-lo de forma a terminar com uma polémica injustificada e profundamente hipócrita”, acrescenta o dirigente desportivo.

Vieira prossegue nas críticas, lamentando que “a justiça passou a ser feita no Facebook, nas redes sociais e nos media“.

“Os juízes foram substituídos por jornalistas e comentadores que, num registo de excessos, sem conhecimento dos factos, mas com a cumplicidade de quem os vai parcialmente alimentando com o único objectivo de contaminar a percepção pública, vão minando o espaço mediático”, refere ainda.

Vieira defende também que Costa e Medina, que já o tinham apoiado nas eleições de 2012 e de 2016, “foram atacados de forma incompreensível e torpe“, muito por culpa da “percepção pública que, de forma concertada, os media foram ‘construindo’, deturpando e usando como catalisador de uma campanha populista de difamação”.

O presidente do Benfica volta ainda a frisar que se for condenado em alguns dos casos em que é suspeito, se demite do cargo.

“Estou de consciência tranquila e, se for condenado, no futuro, em algum dos processos de que nestes dias tanto se fala, serei o primeiro a tomar a iniciativa, saindo pelo meu pé da presidência do Benfica”, assegura.

Vieira também lamenta que a sua recandidatura se tenha tornado num alvo de “lutas políticas” que nada têm a ver com o Benfica.

“Não posso tolerar que este clima difamatório se prolongue, nem que seja aproveitado para atacar de forma indevida o carácter e a seriedade de quem se limitou a expressar-me, enquanto sócio, o seu apoio”, vinca ainda.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. O Vieira a fazer-se de virgem ofendida.. patético! Vai mas é embora do tacho! Queremos alguém HONESTO à frente de um clube centenário que só tem passado vergonhas cá e lá fora ainda mais! Bú!

  2. O facto de ter sido Vieira a retirar o Costa da comissão de apoio só torna o caso mais patético! Deveria ter sido o Costa a sair pelos próprios pés dessa açorda mal explicada que levanta dúvidas e desconfianças na classe política! Bacalhau com natas para o Costa no Natal e bifes de perú ao Xadrez para o Vieira como presente natalício!

  3. Estas pessoas só à força adotam princípios da ética. Então há que forçá-los sempre! Compete à opinião pública e aos media.

  4. Como se costuma dizer “pior a emenda do que o soneto” e neste caso da forma como foi parece bater certinho uma vez que os autores não tiveram a coragem de sair pelo próprio pé optou-se por uma meia solução, tudo gente de baixo carácter e ética!

RESPONDER

Pas de Deux cósmico. NASA mostra dois buracos negros a distorcer a luz à sua volta

A NASA publicou um vídeo em que mostra um par de buracos negros com milhões de vezes a massa do Sol que executam um pas de deux hipnótico. A visualização da NASA mostra como os buracos …

Inteligência Artificial recriou a voz de Einstein (e é possível fazer-lhe perguntas)

Graças à Inteligência Artificial, os fãs do Nobel da Física Albert Einstein podem agora "falar" com o físico alemão online. Segundo o site IFLScience, a ideia partiu das empresas Aflorithmic e UneeQ, sediadas no Reino Unido …

O SUV BZ4X lança o mote para a nova sub marca de elétricos da Toyota

A Toyota apresentou o primeiro modelo 100% elétrico da BZ, acrónimo de Beyond Zero (além do zero), sub marca da fabricante nipónica dedicada exclusivamente aos elétricos. O SUV BZ4X será o primeiro de uma ofensiva …

A "tele-escola" em 2006: Gisela conta como era

20 de abril de 2020: o regresso da escola à RTP, agora com a designação Estudo Em Casa. Um ano depois desse momento, cruzámo-nos com uma jovem que nasceu em 1994 e que ainda estudou …

O famoso consumo de chá de Jane Austen liga a escritora ao comércio de escravos

O consumo de chá de Jane Austen vai ser submetido a "interrogatório histórico" sobre as suas ligações à escravatura, de acordo com o diretor de um museu dedicado à autora inglesa. A casa da escritora na …

Júri declara ex-polícia Derek Chauvin culpado da morte de George Floyd

Os jurados do julgamento do ex-agente da polícia acusado do homicídio do afro-americano George Floyd chegaram a acordo sobre o veredito esta terça-feira. Derek Chauvin foi considerado culpado. A decisão dos jurados, reunidos desde segunda-feira num …

Lago "assassino" matou cerca de 1.800 pessoas em apenas alguns minutos (e a história pode repetir-se)

A noite de 21 de agosto de 1986 parecia ser igual a outra qualquer. Até que, por volta das 21h30, ouviu-se um barulho muito estranho no Lago Nyos, no noroeste dos Camarões. E em minutos, …

Nigéria. Youtube fecha canal de pastor que pretende "curar a homossexualidade"

O pastor nigeriano TB Joshua apelou aos seus seguidores a "rezarem pelo YouTube" e a não responderem através do ódio ao encerramento do seu canal naquela plataforma, onde colocou vídeos em que afirmava "curar a …

Esquemas de Wall Street alimentaram a crise de 2008. Está a voltar a acontecer o mesmo

Bancos têm erroneamente relatado dados de rendimento inflacionados que comprometem a integridade dos valores imobiliários resultantes. Foi há mais de 12 anos que foi anunciada a falência do Lehman Brothers, o quarto maior banco de investimento …

Chelsea e Manchester City preparam-se para sair da Superliga Europeia

Os dois clubes ingleses estão a preparar-se para se retirar formalmente da Superliga Europeia, avança, esta terça-feira, a imprensa britânica. O jornal The Guardian avançou, tal como a generalidade da imprensa britânica, que o Chelsea e …