Vieira retira Costa e Medina da Comissão de Honra (e demite-se do Benfica se for condenado)

José Sena Goulão / Lusa

O presidente do Benfica, Luís Filipe Vieira

O presidente do Benfica, Luís Filipe Vieira, retirou da Comissão de Honra da lista da sua recandidatura todos os titulares de cargos públicos, após as críticas ao primeiro-ministro António Costa e ao presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Fernando Medina.

Nos últimos dias, várias vozes críticas apontaram à presença de nomes como Costa e Medina na Comissão de Honra de Vieira, por surgirem como apoiantes do actual presidente ‘encarnado’ nas próximas eleições para os órgãos sociais do clube.

“Agradecendo a todos a disponibilidade manifestada, tomei a iniciativa de retirar da minha Comissão de Honra todos – todos – os titulares de cargos públicos, sejam autarcas, deputados ou membros do Governo”, sublinha Vieira em comunicado divulgado pela Lusa.

“É triste que, 46 anos depois do 25 de Abril, se tenha de censurar quem livremente decidiu manifestar-me o seu apoio, mas o populismo e a demagogia dos dias de hoje obrigam-me a fazê-lo de forma a terminar com uma polémica injustificada e profundamente hipócrita”, acrescenta o dirigente desportivo.

Vieira prossegue nas críticas, lamentando que “a justiça passou a ser feita no Facebook, nas redes sociais e nos media“.

“Os juízes foram substituídos por jornalistas e comentadores que, num registo de excessos, sem conhecimento dos factos, mas com a cumplicidade de quem os vai parcialmente alimentando com o único objectivo de contaminar a percepção pública, vão minando o espaço mediático”, refere ainda.

Vieira defende também que Costa e Medina, que já o tinham apoiado nas eleições de 2012 e de 2016, “foram atacados de forma incompreensível e torpe“, muito por culpa da “percepção pública que, de forma concertada, os media foram ‘construindo’, deturpando e usando como catalisador de uma campanha populista de difamação”.

O presidente do Benfica volta ainda a frisar que se for condenado em alguns dos casos em que é suspeito, se demite do cargo.

“Estou de consciência tranquila e, se for condenado, no futuro, em algum dos processos de que nestes dias tanto se fala, serei o primeiro a tomar a iniciativa, saindo pelo meu pé da presidência do Benfica”, assegura.

Vieira também lamenta que a sua recandidatura se tenha tornado num alvo de “lutas políticas” que nada têm a ver com o Benfica.

“Não posso tolerar que este clima difamatório se prolongue, nem que seja aproveitado para atacar de forma indevida o carácter e a seriedade de quem se limitou a expressar-me, enquanto sócio, o seu apoio”, vinca ainda.

ZAP //

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. O Vieira a fazer-se de virgem ofendida.. patético! Vai mas é embora do tacho! Queremos alguém HONESTO à frente de um clube centenário que só tem passado vergonhas cá e lá fora ainda mais! Bú!

  2. O facto de ter sido Vieira a retirar o Costa da comissão de apoio só torna o caso mais patético! Deveria ter sido o Costa a sair pelos próprios pés dessa açorda mal explicada que levanta dúvidas e desconfianças na classe política! Bacalhau com natas para o Costa no Natal e bifes de perú ao Xadrez para o Vieira como presente natalício!

  3. Estas pessoas só à força adotam princípios da ética. Então há que forçá-los sempre! Compete à opinião pública e aos media.

  4. Como se costuma dizer “pior a emenda do que o soneto” e neste caso da forma como foi parece bater certinho uma vez que os autores não tiveram a coragem de sair pelo próprio pé optou-se por uma meia solução, tudo gente de baixo carácter e ética!

RESPONDER

Vulcão, La Palma

O Cumbre Vieja também tem negacionistas. "É tudo orquestrado"

Nos últimos dias, as redes sociais têm-se tornado o palco dos "negacionistas dos vulcões" que defendem que, por trás da erupção do Cumbre Vieja, há mão humana. Nas redes sociais já há negacionistas do vulcão Cumbre …

Selecção da Lituânia falhou os Mundiais porque...chegou atrasada

Per Strand venceu, António Morgado ficou em sexto, mas os ciclistas da Lituânia acabaram por marcar a prova de estrada de juniores, nos Mundiais em Flandres. Per Strand Hagenes é o novo campeão mundial júnior de …

Gil Vicente 1-2 Porto | Dragão canta de galo com dois golaços

Foi sofrer até ao fim. Sérgio Conceição tinha alertado que não seria fácil bater o Gil Vicente e foi isso que ocorreu na noite desta sexta-feira em Barcelos. O FC Porto apenas a um minuto dos …

Na II Guerra Mundial, um erro "humilhante" destruiu dois imponentes navios de guerra da Marinha Real

No dia 10 de dezembro de 1941, os japoneses afundaram os imponentes Prince of Wales e Repulse. A culpa foi do almirante Thomas Phillips que, na sequência de um "erro humilhante", acabou também por falecer. Winston …

O robô Atlas, da Boston Dynamics, faz parkour (e até dá um mortal para trás)

O Atlas é, sobretudo, um projeto de investigação: um robô que ajuda os engenheiros da Boston Dynamics a trabalhar em melhores sistemas de controlo e perceção. O parkour é um verdadeiro desafio para os seres humanos, …

Na Tailândia, um "cemitério" de táxis foi transformado numa horta sobre rodas

Desde pimentos a pepinos, beringelas e até mangericão. Num parque de estacionamento ao ar livre em Banguecoque, os táxis abandonados transformam-se em hortas para alimentar os trabalhadores. A pandemia de covid-19 obrigou os táxis de Banguecoque …

Morreu o "último nazi" canadiano, aos 97 anos

Um ucraniano que serviu como tradutor no regime nazi morreu na quinta-feira na sua casa, em Ontário, no Canadá, encerrando uma luta de décadas para deportá-lo e acusá-lo de cúmplice no assassinato de dezenas de …

No Sri Lanka, elefantes traficados foram resgatados. Mas voltaram às pessoas que os compraram ilegalmente

Um tribunal do Sri Lanka devolveu elefantes resgatados a pessoas influentes que foram acusadas de os terem comprado ilegalmente. Durante alguns anos, elefantes selvagens permaneceram na corda bamba de uma intensa batalha de custódia judicial entre …

Sporting 1-0 Marítimo | Porro volta a decidir de penálti

Que sofrimento! É normal ver os “grandes” dominarem por completo os seus adversários, mas nesta partida entre Sporting e Marítimo, em Alvalade, praticamente só houve uma equipa a atacar e a procurar o golo. Ainda assim, …

A falhar pagamentos e com 260 mil milhões de dívida - como é que a Evergrande chegou até aqui?

A situação da imobiliária chinesa Evergrande, que tem uma dívida maior do que a economia portuguesa, está a deixar o mundo ansioso sobre uma eventual repetição da história da crise de 2008, que começou com …