Vídeo da TAP a contratar em Espanha gera revolta. Companhia já abriu inquérito disciplinar

Numa altura em que o cenário do despedimento colectivo na TAP está na agenda política nacional, há um vídeo que revela o director de Recursos Humanos da companhia numa acção de recrutamento de trabalhadores em Espanha. A empresa já abriu um inquérito disciplinar ao caso.

O vídeo está a ser partilhado nas redes sociais e mostra o director de Recursos Humanos da TAP, Pedro Ramos, e o director de Recursos Humanos da Manutenção & Engenharia, João Falcato, em Madrid, a recrutar trabalhadores para a companhia de aviação.

A data em que o vídeo foi gravado não é clara, mas Pedro Ramos faz referência à pandemia, o que portanto indica que terá sido registado entre 2020 e este ano.

“Estamos em Madrid, eu e o meu colega e amigo João Falcato. Já fizemos selecção de pessoas esta tarde”, começa por notar Pedro Ramos. “E como é seleccionar pessoas neste contexto pandémico?”, acrescenta depois.

“Estamos a fazer avaliações” e os candidatos “são muito mais abertos, estão muito mais à procura de oportunidades”, aponta ainda João Falcato no vídeo.

Continuamos a encontrar gente de excelente qualidade, que acham que isto já passou, gente que não estaria disponível e que está disponível no mercado fruto da pandemia”, sublinha ainda João Falcato.

Vamos conseguir contratar. Vamos seleccionar os melhores”, conclui Falcato.

“Isto não é aceitável”

Uma das pessoas que está a partilhar o vídeo nas redes sociais é a jurista Inês João Rodrigues que tem ligações ao PS.

“Não, isto não é aceitável. Não, o director de Recursos Humanos da TAP não pode andar a dizer à boca cheia que está em Espanha a recrutar. Não quando a empresa está prestes a enfrentar um processo de despedimento colectivo”, reforça a jurista numa publicação no Twitter.

Em causa estarão contratações para a área de carga em Espanha numa altura em que a TAP está a negociar, em Portugal, a saída de trabalhadores no âmbito do plano de reestruturação. A possibilidade de um despedimento colectivo em Julho tem estado em cima da mesa.

Ana Gomes, a ex-candidata à Presidência da República, também já comentou o vídeo através do Twitter, falando em “sem vergonha” e considerando que o vídeo “é razão para serem despedidos e com justa causa“.

Bloco de Esquerda quer explicações do Governo

Perante este cenário, a deputada do Bloco de Esquerda Isabel Pires já veio garantir que o partido vai pedir explicações ao Governo “sobre esta situação, porque não se pode aceitar um despedimento colectivo e depois anunciar recrutamentos com esta desfaçatez”.

A deputada bloquista fala em “vergonha absoluta”. “Quanta falta de noção da realidade vivida por milhares de trabalhadores da TAP é preciso ter para se fazer um vídeo daqueles?”, questiona.

TAP já abriu inquérito disciplinar

Após a polémica despoletada nas redes sociais, a TAP já anunciou a abertura de um inquérito disciplinar.

“Tendo tomado conhecimento de uma publicação nas redes sociais na qual intervêm, a título pessoal, dois trabalhadores da companhia, com responsabilidades na área dos recursos humanos e dado o momento que a TAP vive, em que a todos nós são pedidos sacrifícios, decidiu o conselho de administração abrir, de imediato, um processo de inquérito seguido dos procedimentos disciplinares aplicáveis a esta situação”, aponta uma fonte oficial da empresa ao Observador.

Entretanto, o ministro das Infraestruturas, Pedro Nuno Santos, já veio notar que “está indignado com o vídeo“, frisando que estão em causa “dois trabalhadores da TAP com elevadas responsabilidades na companhia” e que “aguarda pelos resultados do processo de inquérito instaurado”.

Susana Valente, ZAP //

PARTILHAR

9 COMENTÁRIOS

  1. Notícias da treta, para desviar do Medina e de outros episódios rocambolescos. Se estão a contratar para Espanha o que é que tem a ver com os despedimentos em Portugal ? Mas não faltam opinadeiros ….

  2. Engraçado. Cada vez menos percebo o motivo pelo qual esta empresa ainda não encerrou de vez. Agora deu em contratar em Espanha enquanto que por cá despede. Ninguém no seu perfeito juízo utiliza a TAP para o que quer que seja. Os nossos emigrantes, os turistas… todos usam outras companhias. Agora até se sabe que nem a Federação Portuguesa de Futebol utiliza a TAP!!!!
    Para quem é que este sorvedouro tem interesse? Será apenas para empregar a rapaziada do partido?

  3. isto só pode ser uma brincadeira! É ridiculo demais para ser verdade.
    Dois “adolescentes” a brincar nas redes sociais e a curtir em Madrid à conta do dinheiro que todos nós metemos da TAP.
    O meu orgulho de ser Português fica ferido cada vez que vejo situações degradantes como esta. O principal interveniente e relator nesta filmagem, nem sabia bem para onde estavam a contratar. E será que em Portugal não temos pessoas competentes para contratar e mandar para Madrid chefiar o departamento de Cargo da TAP.
    Nuestros hermanos, contratam lá e mandam para cá quando se trata de empresas espanholas a operar no nosso país…
    Sim concordo com a afirmação do outro senhor, eles são diferentes…

  4. Tal com diz a Senhora Jurista – não é aceitável andar a dizer à boca cheia que andam a recrutar elementos em Espanha – não deviam dizer ou então dizer à boca pequena, porque no PS, como de costume, fazem as coisas pela calada da noite e nas costas dos Portugueses!

  5. Dizer que a TAP não serve bem, no meu ponte de ver, é incorreto. Todas as boas empresas que serviam bem os Portugueses e foram vendidas para os privados pioraram e até estão a dificultar a vida aos Portugueses, suprimiram postos, afastaram-se das pessoa, e até o profissionalismo piorou. Eu embora não concorde com o que estas pessoas fizeram, não será único em Portugal pelo menos nos privados, mas estar a brincar com isto mostra o respeito que tem com quem lhe poie o pão na mesa, que são os Portugueses, e todos os que contribuem para que a empresa labore, estas pessoas não tem perfil para servir uma empresa seja ela de quem for, sendo assim se isto for suficiente para irem para a rua? FORA, e já agora podem ficar em Espanha empresários destes não fazem falta.

  6. A reestruturação das empresas em Portugal é sempre indevidamente feita ás custas dos que produzem, sempre feitas, efectuadas obliquamente. O mesmo aconteceu quando chamaram a troyka, os cortes só se verificaram no sector produtivo, os directores e administradores não sofreram qualquer corte de efetivos e/ou redução salarial pelo contrário. Em muitos casos até foram beneficiados vergonhosamente com aumentos salariais.

RESPONDER

Moedas fecha lista para a Câmara de Lisboa

O candidato à Câmara de Lisboa, Carlos Moedas, já fechou a equipa que o vai acompanhar nas próximas autárquicas. O anúncio de que a lista de Carlos Moedas para a Câmara de Lisboa está fechada será …

Abaixo-assinado apelida Bolsonaro de genocida após 550.000 mortes no Brasil

Dezenas de personalidades e organizações da sociedade civil portuguesa subscreveram um abaixo-assinado de solidariedade internacional para com o Brasil, no qual apelidam o Presidente, Jair Bolsonaro, de "genocida" após mais de 550.000 mortes devido à …

Jovens com 18 ou mais anos já podem agendar a vacina contra a covid-19

O autoagendamento da vacina contra a covid-19 para pessoas com 18 ou mais anos ficou disponível, esta quarta-feira, no portal da Direção-Geral da Saúde (DGS). "O auto-agendamento para os utentes com idade igual ou superior a …

Juiz Carlos Alexandre aceita proposta de pagamento de caução de Joe Berardo

O juiz Carlos Alexandre aceitou, esta quarta-feira, a proposta e a forma de pagamento da caução de cinco milhões de euros apresentada pelo empresário madeirense no processo da Caixa Geral de Depósitos. A decisão favorável do …

Mais 13 mortes e 3452 casos de covid-19 nas últimas 24 horas

Portugal registou, esta quarta-feira, mais 13 mortes e 3452 casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo o último boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da DGS, dos 3452 novos …

MPT junta-se a PDR e pedem que Nós, Cidadãos! seja banido das autárquicas pelo TC

O MPT juntou-se ao PDR e ambos pedem que o Nós, Cidadãos! seja impedido de "apresentar candidaturas" às eleições autárquicas de setembro. Em junho, o PDR deu entrada com um pedido no Tribunal Constitucional (TC) para …

Relatório revela envolvimento da Igreja Católica em 100 casos de pedofilia na Polónia

Uma comissão estatal que analisou as denúncias de crimes de pedofilia registadas na Polónia entre 2017 e 2020 denunciou na terça-feira que quase um terço dos casos estudados, num total superior a 300 processos, envolvem …

Polícias voltam aos protestos por causa do subsídio de risco em dia de nova reunião com o Governo

Elementos da PSP e da GNR voltam esta quarta-feira aos protestos por causa do subsídio de risco, uma concentração que vai decorrer enquanto os sindicatos e associações socioprofissionais estão reunidos no Ministério da Administração Interna …

Vieira continua em domiciliária. MP vai pedir reforço de garantias de caução

O Ministério Público (MP) vai pedir reforço de garantias de caução por entender que o uso das ações da SAD do Benfica não é a forma apropriada. O Correio da Manhã avança, esta manhã, que o …

Investigadores suecos pagam 23 dólares a quem se vacinar contra a covid-19

Recompensa surge no âmbito de uma pesquisa que pretende avaliar o nível de eficácia de diferentes incentivos à vacinação contra a Covid-19. O estudo conta com a participação de 8.200 voluntários com menos de 60 …