Polícia italiana divulga vídeo do momento da queda da ponte Morandi

Luca Zennaro / EPA

As imagens divulgadas pela polícia de Génova mostram o momento da queda da ponte Morandi, que provocou 43 mortos, sob dois ângulos diferentes.

Segundo o Expresso, o vídeo divulgado pela polícia de Génova testemunha o momento em que uma parte do tabuleiro da ponte Morandi, na cidade itaniana de Génova, ruiu. Sob dois ângulos diferentes, as imagens recolhidas pelo sistema de videovigilância mostram o temporal que se abatia no momento da tragédia, com pessoas a correr para se abrigar da chuva.

A queda da ponte provocou 43 vítimas mortais. Na madrugada desta segunda-feira, residentes da zona a leste do viaduto escutaram ruídos, o que levou as equipas de resgate e de limpeza dos escombros a decidir, por precaução, o cancelamento das operações, escreve ainda o semanário.

O Governo italiano exigiu a demissão da direção da empresa Autostrade per l’Italia, filial da Atlantia e responsável pela gestão da ponte Morandi, bem como atribuiu parte da responsabilidade da tragédia às restrições orçamentais impostas pela União Europeia.

De acordo com o Diário de Notícias, o anterior Executivo, liderado pelo ex-primeiro-ministro Matteo Renzi, já tinha sido informado, em fevereiro, das fragilidades da ponte.

Um estudo da própria Autostrade per L’Italia, divulgado esta segunda-feira pela revista L’ Espresso, revelou que os pilares que sustentavam a construção tinham perdido 20% da capacidade de resistência.

“Foram encontrados alguns aspetos questionáveis sobre a resistência do betão”, podia ler-se no documento da concessionária da A10, citado pelo diário, acrescentando a mesma publicação que “nem a empresa concessionária nem o Ministério dos Transportes consideraram ter que limitar o tráfego, desviar os veículos pesados, reduzir as faixas de rodagem ou limitar o a velocidade”.

Riccardo Morandi, o nome do engenheiro que projetou este viaduto, tem uma vasta obra na qual aplicou técnicas que, na primeira parte do século XX, eram inovadoras, no uso do betão armado. Com obras espalhadas em Itália e por todo o mundo, a Ponte General Rafael Urdaneta, na Venezuela, e a Ponte Wadi el Kuf, na Líbia, ganham o troféu das mais icónicas. No entanto, ambas tiveram já sérios problemas.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Assessor de Boris cometeu infração ao confinamento, conclui polícia

A polícia britânica concluiu que Dominic Cummings, assessor do primeiro-ministro, Boris Johnson, cometeu uma violação "menor" das regras de confinamento introduzidas para combater o novo coronavírus, mas não pretende abrir um processo. Cummings admitiu ter conduzido …

Infarmed suspende hidroxicloroquina no tratamento de pacientes com covid-19

O Infarmed suspendeu o uso de hidroxicloroquina no tratamento de pacientes com covid-19. Para além da OMS, outros países já tomaram a mesma decisão que Portugal. A decisão vem no mesmo sentido da Organização Mundial de …

PCP mantém festa do Avante! e pede calma às "almas mais inquietas"

O secretário-geral do PCP admitiu hoje que “não seria um drama”, devido à pandemia de covid-19, cancelar a festa do Avante, e garantiu que não é por dinheiro que os comunistas estão empenhados em realizá-la …

Futebol inglês aponta regresso para dia 17 de junho

A Liga inglesa de futebol, suspensa desde 13 de março devido à pandemia da covid-19, vai regressar em 17 de junho, com a realização de dois encontros em atraso, de acordo com BBC e Sky …

Estado investe 2.000 milhões na ferrovia, mas comboios vão circular à mesma velocidade

O investimento da Infraestruturas de Portugal deverá rondar os 2.000 milhões de euros, mas este montante servirá quase exclusivamente para eletrificação de linhas e substituição de sinalização. De acordo com a edição desta quinta-feira do jornal …

SBSR confirma Foals, Local Natives e Boy Pablo para a edição de 2021

Os Foals, os Local Natives e o músico Boy Pablo são os primeiros nomes reagendados para a 26.ª edição do Festival Super Bock Super Rock, remarcada para julho de 2021, foi hoje anunciado. O SBSR deveria …

Artistas com espetáculos cancelados recebem pelo menos 50%

O primeiro-ministro referendou, esta quarta-feira, a lei que regula a possibilidade de festivais e espetáculos no verão e que assegura apoio financeiro a artistas alvo de cancelamento ou reagendamento dos espetáculos por causa da pandemia. Este …

EUA anunciam fim da isenção de sanções no programa nuclear civil iraniano

Os Estados Unidos (EUA) anunciaram na quarta-feira o fim das derrogações que autorizaram até agora projetos relacionados com o programa nuclear civil iraniano, acordo internacional de 2015 do qual Washington se retirou. "Hoje, anuncio o fim …

Violência doméstica, droga, bairros problemáticos. Agentes da PSP obrigados a usar coletes anti-bala

A Direção Nacional da Polícia de Segurança Pública (PSP) decidiu tornar obrigatório o uso de coletes balísticos em oito tipos de situações. De acordo com o Jornal de Notícias, os agentes da PSP vão passar a …

Benfica e FC Porto estão entre os clubes europeus com maior valor comercial

O Benfica e o FC Porto estão em 24.º e 30.º, respetivamente, na lista dos 32 clubes de futebol europeus com maior valor comercial, que é liderada pelos espanhóis do Real Madrid. O Benfica (24.º) e …