Polícia italiana divulga vídeo do momento da queda da ponte Morandi

Luca Zennaro / EPA

As imagens divulgadas pela polícia de Génova mostram o momento da queda da ponte Morandi, que provocou 43 mortos, sob dois ângulos diferentes.

Segundo o Expresso, o vídeo divulgado pela polícia de Génova testemunha o momento em que uma parte do tabuleiro da ponte Morandi, na cidade itaniana de Génova, ruiu. Sob dois ângulos diferentes, as imagens recolhidas pelo sistema de videovigilância mostram o temporal que se abatia no momento da tragédia, com pessoas a correr para se abrigar da chuva.

A queda da ponte provocou 43 vítimas mortais. Na madrugada desta segunda-feira, residentes da zona a leste do viaduto escutaram ruídos, o que levou as equipas de resgate e de limpeza dos escombros a decidir, por precaução, o cancelamento das operações, escreve ainda o semanário.

O Governo italiano exigiu a demissão da direção da empresa Autostrade per l’Italia, filial da Atlantia e responsável pela gestão da ponte Morandi, bem como atribuiu parte da responsabilidade da tragédia às restrições orçamentais impostas pela União Europeia.

De acordo com o Diário de Notícias, o anterior Executivo, liderado pelo ex-primeiro-ministro Matteo Renzi, já tinha sido informado, em fevereiro, das fragilidades da ponte.

Um estudo da própria Autostrade per L’Italia, divulgado esta segunda-feira pela revista L’ Espresso, revelou que os pilares que sustentavam a construção tinham perdido 20% da capacidade de resistência.

“Foram encontrados alguns aspetos questionáveis sobre a resistência do betão”, podia ler-se no documento da concessionária da A10, citado pelo diário, acrescentando a mesma publicação que “nem a empresa concessionária nem o Ministério dos Transportes consideraram ter que limitar o tráfego, desviar os veículos pesados, reduzir as faixas de rodagem ou limitar o a velocidade”.

Riccardo Morandi, o nome do engenheiro que projetou este viaduto, tem uma vasta obra na qual aplicou técnicas que, na primeira parte do século XX, eram inovadoras, no uso do betão armado. Com obras espalhadas em Itália e por todo o mundo, a Ponte General Rafael Urdaneta, na Venezuela, e a Ponte Wadi el Kuf, na Líbia, ganham o troféu das mais icónicas. No entanto, ambas tiveram já sérios problemas.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

PS e BE afastados "porque dá jeito" (e os riscos de andar para trás)

O líder do PSD alertou este domingo para o distanciamento do PS em relação ao BE, porque “dá jeito para as eleições”, notando ser uma tentativa de “limpar” a proximidade dos últimos quatro anos e …

A KLM vai passar a "voar" de comboio

A KLM, que já tinha sugerido que se voasse menos e se viajasse mais de comboio, confirmou que vai retirar um dos voos Bruxelas-Amesterdão, passando os passageiros a efetuar a rota sobre carris, num comboio …

Cientistas fazem reconstrução facial de um guerreiro escocês do séc XV

Cientistas reconstruiram digitalmente o rosto daquele que terá sido um membro poderoso de um clã do século XV da Escócia, que terá morrido num violento conflito com um clã vizinho. Corria o ano de 1957 quando …

Estudo mostra que os golfinhos também já são resistentes aos antibióticos

Um novo estudo realizado nos Estados Unidos mostra que os golfinhos Tursiops truncatus também já mostram resistência aos antibióticos. Não é segredo que os seres humanos usam demasiados antibióticos, tanto que estamos a desenvolver uma resistência …

Indígenas famosos pela sua saúde cardíaca começaram a usar óleo de cozinha (e a engordar)

O povo Tsimane, que vive na Bolívia, tem permanecido relativamente afastado do mundo exterior durante várias gerações, prosperando da terra e praticando formas tradicionais de caça, pesca, agricultura e recolha de alimentos. Durante vários anos, sabe-se …

Mais de 150 detidos em protestos violentos em Paris. Desta vez, sem coletes amarelos

As autoridades francesas detiveram este sábado mais de 150 pessoas numa nova jornada de protestos em Paris, onde coincidiram uma manifestação dos coletes "amarelos" com outras dois em defesa do clima e contra a reforma …

UE deteta 50 a 80 casos de desinformação e fake news russas por semana

O grupo de trabalho do Serviço Europeu de Ação Externa contra a desinformação russa deteta, semanalmente, entre 50 e 80 casos, num total de mais de 6.300 situações identificadas desde 2015, que têm vindo a …

Moreirense 1-2 Benfica | Rafa abre caminho à reviravolta

O Benfica sofreu a bom sofrer para levar de vencida o Moreirense, em casa deste, por 2-1. Os homens da casa marcaram primeiro, por Luther Singh, logo no arranque do segundo tempo, e estiveram na …

Bernardo Silva faz o primeiro 'hat-trick' da carreira na maior goleada de sempre do City

O avançado português Bernardo Silva fez este sábado o primeiro ‘hat-trick’ da carreira na vitória por 8-0 do Manchester City frente ao Watford, em jogo da sexta jornada da Liga inglesa de futebol. David Silva abriu …

Centenas foram à baixa de Lisboa protestar contra exploração do lítio

Cerca de quatro centenas de manifestantes de diferentes movimentos independentes de defesa do ambiente e de proteção do património rural protestaram hoje em Lisboa, contra a concessão e exploração a céu aberto do lítio em …