Polícia italiana divulga vídeo do momento da queda da ponte Morandi

Luca Zennaro / EPA

As imagens divulgadas pela polícia de Génova mostram o momento da queda da ponte Morandi, que provocou 43 mortos, sob dois ângulos diferentes.

Segundo o Expresso, o vídeo divulgado pela polícia de Génova testemunha o momento em que uma parte do tabuleiro da ponte Morandi, na cidade itaniana de Génova, ruiu. Sob dois ângulos diferentes, as imagens recolhidas pelo sistema de videovigilância mostram o temporal que se abatia no momento da tragédia, com pessoas a correr para se abrigar da chuva.

A queda da ponte provocou 43 vítimas mortais. Na madrugada desta segunda-feira, residentes da zona a leste do viaduto escutaram ruídos, o que levou as equipas de resgate e de limpeza dos escombros a decidir, por precaução, o cancelamento das operações, escreve ainda o semanário.

O Governo italiano exigiu a demissão da direção da empresa Autostrade per l’Italia, filial da Atlantia e responsável pela gestão da ponte Morandi, bem como atribuiu parte da responsabilidade da tragédia às restrições orçamentais impostas pela União Europeia.

De acordo com o Diário de Notícias, o anterior Executivo, liderado pelo ex-primeiro-ministro Matteo Renzi, já tinha sido informado, em fevereiro, das fragilidades da ponte.

Um estudo da própria Autostrade per L’Italia, divulgado esta segunda-feira pela revista L’ Espresso, revelou que os pilares que sustentavam a construção tinham perdido 20% da capacidade de resistência.

“Foram encontrados alguns aspetos questionáveis sobre a resistência do betão”, podia ler-se no documento da concessionária da A10, citado pelo diário, acrescentando a mesma publicação que “nem a empresa concessionária nem o Ministério dos Transportes consideraram ter que limitar o tráfego, desviar os veículos pesados, reduzir as faixas de rodagem ou limitar o a velocidade”.

Riccardo Morandi, o nome do engenheiro que projetou este viaduto, tem uma vasta obra na qual aplicou técnicas que, na primeira parte do século XX, eram inovadoras, no uso do betão armado. Com obras espalhadas em Itália e por todo o mundo, a Ponte General Rafael Urdaneta, na Venezuela, e a Ponte Wadi el Kuf, na Líbia, ganham o troféu das mais icónicas. No entanto, ambas tiveram já sérios problemas.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Contas do PSD congeladas por não ter pago a serralheiro em campanha de 2017

As contas do Partido Social Democrata (PSD) estão congeladas por falta de pagamento de serviços a um serralheiro que prestou serviços ao partido numa campanha eleitoral de 2017, avança o Jornal de Notícias. Em causa está, …

Conseguimos "ouvir" ao ler os lábios de alguém (e já sabemos como)

Um estudo recente sugere que, quando vemos uma pessoa a falar, a nossa atividade cerebral é sincronizada com a voz do locutor através da leitura dos lábios. Este fenómeno acontece mesmo quando não conseguimos interpretar …

"Classe pura". Ingleses rendidos a Bruno Fernandes

O Manchester United goleou esta quinta-feira o Club Brugge (5-0), conseguindo o apuramento para os "oitavos" da Liga Europa, numa partida em que o recém-chegado Bruno Fernandes esteve em destaque. O médio português ex-Sporting conseguiu …

Governador do Rio de Janeiro defende destituição de Bolsonaro

O governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel, defendeu na quinta-feira a destituição do Presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, após este ter partilhado vídeos, na plataforma de mensagens WhatsApp, com a convocação de uma manifestação contra …

Pelo menos 33 soldados turcos mortos em bombardeamento na Síria

Um ataque do exército sírio na província de Idlib, na Síria, causou esta quinta-feira a morte de pelo menos 33 militares turcos. Os números, inicialmente avançados pelo Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH), dava conta de …

Razia na Liga Europa com direito a lenços brancos. Todas as equipas portuguesas foram eliminadas

Benfica, FC Porto, SC Braga e Sporting foram eliminados nos 16 avos de final da Liga Europa. Portugal passou assim de ser o clube com mais representantes nesta prova europeia a um dos poucos sem …

Este animal marinho produz óvulos e espermatozóides ilimitados ao longo da sua vida

Um minúsculo animal marinho, chamado Hydractinia, foi analisado ao pormenor por uma equipa de investigadores que descobriu aquela que pode ser considerada uma habilidade muito rara desta criatura. Hydractynia consegue produzir ilimitadamente células germinativas, que são …

Há um segundo português internado no Japão por suspeitas de coronavírus

Um segundo português está hospitalizado no Japão “por indícios relacionados” com o Covid-19, também tripulante do navio de cruzeiros Diamond Princess,. “Dois dos tripulantes portugueses do Diamond Princess tiveram de ser hospitalizados, no Japão, por indícios …

Há um planeta gigante incrivelmente perto da Terra

Há um planeta gigante, com dimensões próximas das de Neptuno, a 90 anos-luz da Terra. É dos exoplanetas mais próximos do nosso planeta. Detetado pela primeira vez pelo "caçador" de planetas Kepler (NASA), a existência deste …

A primeira forma vida alienígena que encontrarmos será (muito provavelmente) inteligente

A primeira forma de vida alienígena que vier a ser encontrada pelo Homem será, muito provavelmente, inteligente, de acordo com um especialista do Search for Extraterrestrial Intelligence (SETI). A procura de vida para lá da …