A vidente que afinal não é filha de Dalí vai ter que pagar os custos da exumação

(dr) BBC

Só me falta um bigode, diz Maria Pilar Abel Martínez

Pilar Abel, a espanhola que a 20 de julho obrigou a que o corpo do pintor surrealista Salvador Dalí fosse exumado, após alegações de que seria sua filha, foi condenada a pagar os custos judiciais do processo.

Segundo uma decisão revelada na passada segunda-feira, um juiz de Madrid confirmou que os testes de ADN “permitem excluir Salvador Dalí como pai biológico de María Pilar Abel Martínez”, uma vidente de 61 anos que afirmava ter nascido de uma breve relação do pintor com a sua mãe.

O magistrado condenou a mulher a pagar os custos do processo, sem especificar o valor – que pode ser muito elevado, em virtude da dificuldade da exumação.

Em junho, uma juíza de Madrid ordenou a exumação do cadáver do artista – que faleceu em 1989 – para recolher amostras do seu corpo a fim de realizar um teste de paternidade. Segundo o auto que a juíza encarregada do caso apresentou, era “necessário realizar um teste da paternidade de Maria Pilar Abel Martínez, em relação a Salvador Dalí”.

O corpo de Dalí foi exumado a 20 de julho, algo que gerou grande polémica por ter sido considerada uma operação improcedente e um ato de violência pelos representantes da Fundação Gala-Salvador Dalí, que alegaram que a resolução judicial não tinha qualquer fundamento.

Pilar, nascida a 1 de fevereiro de 1956, luta para ser reconhecida como filha do artista desde 2007. Segundo a mulher, a mãe manteve uma relação de amizade com Dalí, que acabou por se transformar num amor “clandestino”, do qual resultou o seu nascimento.

“Só me falta o bigode”, disse na altura Pilar ao diário espanhol El Mundo, convicta de que o teste de paternidade confirmaria a sua crença. No entanto, o teste de ADN revelou que a espanhola Pilar Abel não é mesmo filha de Salvador Dalí.

ZAP ZAP // RFI

PARTILHAR

RESPONDER

Perdoar o passado, celebrar o renascimento e cumprir tradições. A primavera traz o Nowruz, o ano novo persa

Assim que as flores começam a desabrochar e os dias ficam mais longos, fica claro que o Nowruz está prestes a chegar. A celebração do ano novo iraniano é secular, com raízes que remontam a …

“Mostrámos que sabemos governar”. Bloco apresenta candidata a Lisboa (e abre a porta a acordo com PS)

O Bloco de Esquerda apresentou a candidatura de Beatriz Gomes Dias à Câmara Municipal de Lisboa, pediu “mais força” para determinar a governação da cidade e abriu a porta a novos entendimentos com o PS …

Fé nos números. Foi o voto não religioso que Donald Trump perdeu em 2020 

Em novembro de 2020, Joe Biden foi eleito Presidente dos Estados Unidos da América. Uma análise revelou recentemente que a derrota de Donald Trump dependeu daqueles que não se identificam com nenhuma religião. Ryan Burge, professor …

Chega apresenta oito candidatos para o distrito do Porto. Ventura acredita que vai ter "grande resultado"

O líder do Chega anunciou este sábado oito candidatos às próximas eleições autárquicas no distrito do Porto, onde André Ventura acredita que o partido vai ter "um grande resultado". "Fizemos esta deslocação ao Porto para anunciar …

"A política ama traição, mas despreza o traidor". Sócrates acusa PS de "ataque injusto" (e diz-se alvo de "vingança" da direita)

"A política ama a traição, mas despreza o traidor". No livro "Só Agora Começou", que será publicado nos próximos dias, José Sócrates acusa a atual direção do PS de traição. De acordo com o Diário de …

"Novas dificuldades e entropias". Autarcas independentes exigem extinção imediata da CNE

Os presidentes de Câmara e representantes de movimentos independentes decidiram este sábado dar um novo prazo aos partidos para que estes possam alterar a lei eleitoral autárquica. Porém, exigem a extinção imediata da Comissão Nacional …

Estudo mostra que as ovelhas preferem acasalar com machos subordinados

Um novo estudo descobriu que, ao contrário do que se podia pensar, as ovelhas preferem acasalar com machos que estão mais abaixo na hierarquia. Atualmente, a vida sexual da maioria das ovelhas é controlada pela indústria …

“Vamos iniciar uma nova etapa". Madeira vai testar toda a população (gratuitamente)

O Governo da Madeira vai desencadear uma campanha de testagem massiva da população da região, ainda sem data, que será gratuita, para aferir da evolução da pandemia da covid-19 no arquipélago, anunciou este sábado o …

O armazenamento de energia "sem massa" está a chegar

Uma equipa de cientistas da Chalmers University of Technology, na Suécia, produziu uma bateria estrutural com um desempenho dez vezes melhor do que todas as versões anteriores. A descoberta abre caminho ao armazenamento de energia …

Ataque terrorista a cidade na Nigéria atinge organizações humanitárias e instalações da ONU

Jihadistas alegadamente ligados ao Estado Islâmico atacaram este sábado as instalações de várias organizações humanitárias e das Nações Unidas na cidade nigeriana de Damasak, e ainda estão no local, afirmaram fontes das organizações não-governamentais (ONG). O …