/

Corpo de Dalí exumado para teste de paternidade. À filha, “só falta um bigode”

Wikimedia

Salvador Dalí, artista catalão

Uma Juíza de Madrid ordenou a exumação do cadáver do artista catalão, que morreu em 1989,  para recolher amostras do seu corpo para realizar um teste de paternidade. Pilar Abel é a mulher que quer ser reconhecida como filha do artista.

Segundo o auto que a Juíza encarregada do caso apresentou, “é necessário realizar um teste da paternidade de Maria Pilar Abel Martínez, em relação a Salvador Dalí Domenech”. Uma vez que “não existem objetos pessoais sobre os quais se possa realizar o teste, é necessário recorrer à exumação do cadáver”.

A Juíza ordenou nesse sentido que se emita um mandado para o Tribunal de Figueres – terra natal de Salvador Dalí -, em Girona, na Catalunha, para que um médico legista possa proceder à extração de amostras do cadáver do pintor. De acordo com o El Mundo, depois de recolhidas, as amostras serão enviadas para o Instituto de Toxicologia, que dará seguimento à investigação.

Pilar Abel Martinez luta para ser reconhecida como filha do artista desde 2007. O julgamento que opõe a suposta filha do artista à fundação Gala Dalí começou em novembro de 2016 e termina a 18 de setembro, data em que já estarão disponíveis os resultados dos testes de ADN que desvendarão o mistério da paternidade de Pilar.

(dr) BBC

Só me falta um bigode, diz Maria Pilar Abel Martínez

Só me falta um bigode, diz Maria Pilar Abel Martínez

Pilar, que pede o reconhecimento de Dalí como seu progenitor, nasceu a 1 de fevereiro de 1956, fruto de um caso entre a sua mãe, Antonia, e o artista, em Port Lligart. Segundo a mulher, a mãe manteve uma relação de amizade com Dalí, que acabou por se transformar num amor “clandestino”, que deu lugar ao seu nascimento.

Para Pilar, a sua semelhança com o pintor é de tal ordem, que quase nem devia ser necessário o teste de paternidade. “Só me falta um bigode“, disse Pilar certa vez ao diário espanhol El Mundo.

ZAP // EFE / BBC

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.