VICTA: O barco furtivo que se transforma num submarino

Quando se está numa missão secreta de mergulho militar, o mais importante é não ser visto pelo inimigo. Agora, o VICTA pode ajudar nessa função, uma vez que é um barco de entrega de mergulhadores capaz de se transformar num submarino.

O VICTA está a ser desenvolvido pela empresa britânica SubSea Craft e mede 11,95 metros de comprimento e 2,3 metros de largura, podendo transportar 8 pessoas, sendo elas 6 mergulhadores, um piloto e um navegador. O seu casco é feito de fibra de carbono com um núcleo de espuma Diab, para que haja uma boa relação resistência-peso.

Ao iniciar uma missão, o VICTA move-se rapidamente pela superfície como um barco normal. Neste modo, é alimentado por um motor diesel Seatek 725+ personalizado e deverá atingir uma velocidade máxima de 74 km por hora e uma velocidade de cruzeiro de 56 km por hora.

Uma vez que se transforma num barco furtivo, o VICTA pára e inunda a cabine, submergindo em apenas dois minutos. Desta forma torna-se num “submarino molhado”, o que significa que os ocupantes estão na água e devem usar equipamento de mergulho.

No modo submarino, o VICTA muda a sua propulsão para seis propulsores elétricos alimentados por uma bateria de lítio. Neste modo, pode viajar a uma velocidade máxima de 15 km por hora, e descer a uma profundidade máxima de 30 metros. A tecnologia de direção fly-by-wire permite que o conjunto de controlo que é usado na superfície também possa ser usado debaixo de água.

Os mergulhadores e a tripulação respiram a partir de um sistema de ar de circuito aberto que é inserido a bordo. Para que os mergulhadores não esgotem o abastecimento de oxigénio, o sistema é capaz de manter as oito pessoas a respirar durante quatro horas.

Segundo o New Atlas, o último protótipo está a ser projetado para começar a circular já em janeiro.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Estalou o verniz no PS/Porto. Autarca de Paços de Ferreira recusa recandidatar-se com "este PS concelhio"

Estalou o verniz no PS/Porto. O presidente da Câmara Municipal de Paços de Ferreira, Humberto Brito, declarou que não aceitará recandidatar-se ao cargo pela terceira vez “com este PS” concelhio. De acordo com o jornal Público, …

Pode ter sido descoberto um "elo perdido" na história do alfabeto

Uma inscrição alfabética num fragmento de um jarro encontrado em Laquis (Tel Lachish), em Israel, com cerca de 3450 anos, poderá ser um "elo perdido" na história do alfabeto. "Datada do século XV A.C., esta inscrição …

Morreu Walter Mondale, ex-vice-presidente de Jimmy Carter

O ex-vice-presidente dos Estados Unidos Walter Mondale, ícone do Partido Democrata, morreu nesta segunda-feira aos 93 anos, informou a imprensa norte-americana. A imprensa, que cita um comunicado familiar, não especifica as causas da morte do ex-vice-presidente …

Vão nascer mais duas praias fluviais no Alqueva este verão

A albufeira do Alqueva vai “ganhar” duas novas praias fluviais, no próximo verão, situadas nos concelhos de Alandroal e Portel, no distrito de Évora, num investimento global superior a um milhão de euros. O projeto da …

Nova ponte que vai ligar Porto e Gaia custa 21 milhões e terá oito acessos

A obra da nova ponte rodoviária sobre o Douro custará 21 milhões de euros, oito dos quais em acessos, e o projeto de conceção e construção será lançado "muito em breve", disse o autarca …

A tinta mais branca de sempre pode ajudar na luta pelo clima

A tinta mais branca já desenvolvida até agora reflete 98.1% da luz, podendo ser uma boa aliada no combate às alterações climáticas. No ano passado, uma equipa de cientistas desenvolveu uma tinta ultra-branca que atingiu uma …

Dois milhões com primeira dose esta terça-feira. Centros de vacinação precisam de mais 1.700 profissionais

Portugal deve atingir nesta terça-feira a marca dos dois milhões de pessoas vacinadas com a primeira dose de vacina contra a covid-19, adiantou esta segunda-feira a task force responsável pelo plano de vacinação. "Estima-se que, até …

Governo quer renovar contrato do SIRESP por seis meses (mas Altice recusa-se)

O Ministério da Administração Interna vai reunir-se esta terça-feira com a Altice, a quem iria propor uma renegociação e renovação por mais seis meses do contrato que assegura o Sistema Integrado das Redes de Emergência …

Pedro Nuno quer tirar carros das estradas (e que viagens de avião com menos de 600 quilómetros desapareçam)

Esta segunda-feira, foi lançado o Plano Ferroviário Nacional (PFN) numa sessão pública organizada no LNEC-Laboratório Nacional de Engenharia Civil, que deverá estar concluído em março de 2022. Na apresentação, o ministro das Infraestruturas, Pedro Nuno Santos, …

Estas formigas encolhem o cérebro para se tornarem rainhas

Cientistas descobriram que as formigas saltadoras indianas reduzem o tamanho do seu cérebro para terem a oportunidade de se tornarem rainhas (e que são capazes de reverter esta mudança quando é preciso). Há muito que …