VICTA: O barco furtivo que se transforma num submarino

Quando se está numa missão secreta de mergulho militar, o mais importante é não ser visto pelo inimigo. Agora, o VICTA pode ajudar nessa função, uma vez que é um barco de entrega de mergulhadores capaz de se transformar num submarino.

O VICTA está a ser desenvolvido pela empresa britânica SubSea Craft e mede 11,95 metros de comprimento e 2,3 metros de largura, podendo transportar 8 pessoas, sendo elas 6 mergulhadores, um piloto e um navegador. O seu casco é feito de fibra de carbono com um núcleo de espuma Diab, para que haja uma boa relação resistência-peso.

Ao iniciar uma missão, o VICTA move-se rapidamente pela superfície como um barco normal. Neste modo, é alimentado por um motor diesel Seatek 725+ personalizado e deverá atingir uma velocidade máxima de 74 km por hora e uma velocidade de cruzeiro de 56 km por hora.

Uma vez que se transforma num barco furtivo, o VICTA pára e inunda a cabine, submergindo em apenas dois minutos. Desta forma torna-se num “submarino molhado”, o que significa que os ocupantes estão na água e devem usar equipamento de mergulho.

No modo submarino, o VICTA muda a sua propulsão para seis propulsores elétricos alimentados por uma bateria de lítio. Neste modo, pode viajar a uma velocidade máxima de 15 km por hora, e descer a uma profundidade máxima de 30 metros. A tecnologia de direção fly-by-wire permite que o conjunto de controlo que é usado na superfície também possa ser usado debaixo de água.

Os mergulhadores e a tripulação respiram a partir de um sistema de ar de circuito aberto que é inserido a bordo. Para que os mergulhadores não esgotem o abastecimento de oxigénio, o sistema é capaz de manter as oito pessoas a respirar durante quatro horas.

Segundo o New Atlas, o último protótipo está a ser projetado para começar a circular já em janeiro.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Mural de azulejos "Quem és, Porto" terá de ser removido por falta de consenso

A Câmara do Porto afirmou esta sexta-feira que o mural de azulejos “Quem és, Porto?”, situado na Rua da Madeira, “não poderá permanecer naquele local”, por se tratar de propriedade privada e por não existir …

Portugal com 17 mortes, 2.590 casos e redução nos internados nas últimas 24 horas

Portugal regista este sábado 17 mortes atribuídas à covid-19, a maioria em Lisboa, 2.590 novos casos de infeção pelo coronavírus SARS-CoV-2 e nova descida nos internamentos em enfermaria e cuidados intensivos, segundo os dados oficiais. De …

Portugal proíbe caça à rola de forma temporária

A caça à rola está proibida de forma temporária na época de 2021/22 em Portugal, depois de se revelar um "decréscimo significativo" das populações daquela espécie protegida, divulgou esta sexta-feira o Instituto da Conservação da …

Johnson & Johnson acusada de vender pó de talco com propriedades cancerígenas a mulheres negras

A gigante farmacêutica Johnson & Johnson continuou a comercializar pó de talco para mulheres negras, apesar de existirem provas de que esses produtos causam cancro. A queixa contra a Johnson & Johnson, apresentada pelo Conselho Nacional …

Termina hoje prazo para receber reembolso do IRS

O prazo para a Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) liquidar as declarações de IRS termina este sábado, depois de uma campanha que contou com mais quase seis milhões de entregas. De acordo com o portal da …

UE condena "instrumentalização" de refugiados pela Bielorrússia

A União Europeia (UE) condenou esta sexta-feira "a instrumentalização de migrantes e refugiados pelo regime bielorrusso", alegando que é "totalmente inaceitável" usar pessoas para "promover objetivos políticos" e prometeu avaliar hipótese de punição de contrabandistas. O …

André Ventura - Chega

Autárquicas serão "início do fim do reinado" de Costa. Em Moura, Ventura é apelidado de "fascista"

Esta sexta-feira à noite, em Moura, um grupo de pessoas juntou-se perto do comício de André Ventura, em protesto, apelidando o líder do Chega de "fascista". O líder do Chega, André Ventura, apresentava esta sexta-feira os …

Incêndios na Turquia chegam a zonas turísticas. Há suspeitas de mão criminosa

Os devastadores incêndios que se estão a fazer sentir na zona sul da costa da Turquia já fizeram pelo menos quatro mortes. Depois das ondas de calor mortais nas Américas, inundações na Europa e China e …

Sonae vende 24,99% da empresa que detém o Continente por 528 milhões de euros

O grupo Sonae acordou vender uma participação de 24,99% na Sonae MC, a proprietária dos supermercados Continente, por 528 milhões de euros, informou em comunicado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM). A alienação de …

Supertaça. Sporting e Sp. Braga defrontam-se 39 anos depois (e adeptos regressam aos estádios)

Sporting e Sp. Braga lutam este sábado pelo primeiro título da época (e os adeptos já vão estar na bancada). O encontro da 43.ª edição da supertaça Cândido de Oliveira está marcado para este sábado, …