Dirigentes da fundação “O Século” vão ser constituídos arguidos

Fundação "O Século" / Facebook

Fundação “O Século”

Na sequência das buscas realizadas ontem pela PJ à sede da fundação “O Século”, em São Pedro do Estoril, Cascais, o Presidente e o vice-presidente da instituição deverão ser constituídos arguidos pelos crimes de peculato e abuso de poder.

Segundo o Diário de Notícias, que cita fonte da Polícia Judiciária, Emanuel Martins, presidente da instituição, e João Ferreirinho, vice, vão “garantidamente” ser constituídos arguidos.

Apesar disso, Emanuel Martins declarava às televisões, após as buscas, que não acreditava que viesse “a ser constituído arguido”.

Em causa estarão os crimes de peculato (apropriação ilegítima de fundos públicos por funcionário) e abuso de poder, já que, segundo a investigação conduzida pela PJ, os dois dirigentes terão usado cartões de crédito da instituição para pagar despesas pessoais, viagens e jantares. Além disso, está também a ser investigada a contratação abusiva de familiares para cargos na instituição.

O Correio da Manhã diz que a instituição em causa “dá” emprego a vários familiares: a filha do Presidente foi, segundo aquele jornal até há poucos meses, chefe de gabinete, o enteado é diretor geral, um outro enteado está à frente da manutenção e o filho é responsável pelo armazém. As noras são responsáveis pelo take-away e nutricionistas na instituição e a mulher chefia a equipa de limpeza.

Além disso, pelo menos um filho do vice-presidente também trabalhará na instituição. A PJ pediu ontem cópia de pelo menos 18 contratos de trabalho que agora serão analisados pela Justiça.

Numa nota publicada no site da Procuradoria-Geral Distrital de Lisboa lê-se que os alegados factos terão ocorrido entre 2012 e a presente data e que, no âmbito das diligências realizadas, foi apreendida “documentação contabilística/financeira e de atas relevantes para o objeto da investigação”.

Confrontado pelo DN, Emanuel Martins disse que “foi com surpresa que li há pouco no vosso site que iria ser constituído arguido, já que a Polícia Judiciária não me informou disso quando aqui esteve. Não penso que isso venha a acontecer, rematou.

As buscas a esta IPSS surgem cerca de um mês depois do escândalo na Raríssimas, na sequência de uma investigação da TVI que demonstrou como a presidente daquela associação sem fins lucrativos terá usado indevidamente fundos para pagar mensalmente milhares de euros em despesas pessoais.

Segundo a sua página na internet, a fundação “O Século” tem como missão promover e contribuir para a criação de condições e oportunidades, que possibilitem não só o desenvolvimento sociocultural de crianças, como a assistência social a idosos e pessoas menos favorecidas ou em risco social.

ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Com 13 anos, herdeira da Coroa de Espanha discursa pela primeira vez

O rei Filipe VI transmitiu esta sexta-feira à princesa Leonor o compromisso "pessoal e institucional" que possui como herdeira da Coroa na entrega dos Prémios Princesa de Astúrias 2019, cerimónia acompanhada no exterior por uma …

"El Mencho" quer ser o próximo "El Chapo" (e está a matar polícias para o conseguir)

"El Mencho", líder de um dos cartéis mais influentes do México, foi responsável pelo massacre de 14 polícias. O barão da droga quer ser o próximo "El Chapo". No México, Nemesio Oseguera Cervantes, conhecido como "El …

Marcelo promulga regime de acolhimento residencial para crianças e jovens em perigo

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, promulgou esta sexta-feira o diploma governamental que estabelece o regime de execução do acolhimento residencial, medida de promoção dos direitos e de proteção das crianças e jovens …

Lenny Kravitz regressa a Lisboa para um concerto em 2020

Lenny Kravitz regressa a Portugal em 2020. O músico irá atuar na Altice Arena, em Lisboa, no dia 25 de julho do próximo ano. Este concerto faz parte da digressão "Here to Love", de apoio ao …

Conspirador condenado a pagar 450.000 dólares por negar massacre de Sandy Hook

Um tribunal de Wisconsin, nos Estados Unidos, condenou um conspirador a indemnizar o pai de uma das crianças que morreu no tiroteio de Sandy Hook, em 2012, com 450.000 dólares depois de este afirmar que …

Adepto do Nápoles acusado da morte de apoiante do Inter

  O adepto do Nápoles tem antecedentes criminais e, segundo a investigação, poderá estar ligado à camorra, uma organização criminosa italiana. Um adepto radical do Nápoles foi esta sexta-feira detido sob a acusação de homicídio de um …

As temperaturas no Qatar estão tão altas que já há ar condicionado nas ruas

As temperaturas no Qatar, um dos lugares mais quentes do planeta, aumentaram tanto que as autoridades estão a instalar equipamentos de ar condicionado no exterior dos edifícios, nas ruas e nos mercados. O país, onde as …

Quadro de Nicolas de Staël vendido em Paris por valor recorde de 20 milhões de euros

Um quadro do pintor francês, de origem russa, Nicolas de Staël, foi vendido por 20 milhões de euros, um recorde para o artista, num leilão que decorreu em Paris e que foi organizado pela casa …

Duterte encoraja polícia a “matar todos” os suspeitos de tráfico de droga

O presidente das Filipinas encorajou o novo chefe da polícia da cidade de Bacolod, no centro do país, a matar todos os suspeitos de tráfico de droga. “Tens permissão para matar todos”, disse esta quinta-feira Rodrigo …

Prisão preventiva para um dos 23 arguidos da Operação Rota do Cabo

A operação Rota do Cabo, que investiga uma rede criminosa de auxílio à imigração ilegal, contava com a participação de funcionários do Fisco, da Segurança Social e do SEF. Um dos 23 arguidos da operação Rota …