Dirigentes da fundação “O Século” vão ser constituídos arguidos

Fundação "O Século" / Facebook

Fundação “O Século”

Na sequência das buscas realizadas ontem pela PJ à sede da fundação “O Século”, em São Pedro do Estoril, Cascais, o Presidente e o vice-presidente da instituição deverão ser constituídos arguidos pelos crimes de peculato e abuso de poder.

Segundo o Diário de Notícias, que cita fonte da Polícia Judiciária, Emanuel Martins, presidente da instituição, e João Ferreirinho, vice, vão “garantidamente” ser constituídos arguidos.

Apesar disso, Emanuel Martins declarava às televisões, após as buscas, que não acreditava que viesse “a ser constituído arguido”.

Em causa estarão os crimes de peculato (apropriação ilegítima de fundos públicos por funcionário) e abuso de poder, já que, segundo a investigação conduzida pela PJ, os dois dirigentes terão usado cartões de crédito da instituição para pagar despesas pessoais, viagens e jantares. Além disso, está também a ser investigada a contratação abusiva de familiares para cargos na instituição.

O Correio da Manhã diz que a instituição em causa “dá” emprego a vários familiares: a filha do Presidente foi, segundo aquele jornal até há poucos meses, chefe de gabinete, o enteado é diretor geral, um outro enteado está à frente da manutenção e o filho é responsável pelo armazém. As noras são responsáveis pelo take-away e nutricionistas na instituição e a mulher chefia a equipa de limpeza.

Além disso, pelo menos um filho do vice-presidente também trabalhará na instituição. A PJ pediu ontem cópia de pelo menos 18 contratos de trabalho que agora serão analisados pela Justiça.

Numa nota publicada no site da Procuradoria-Geral Distrital de Lisboa lê-se que os alegados factos terão ocorrido entre 2012 e a presente data e que, no âmbito das diligências realizadas, foi apreendida “documentação contabilística/financeira e de atas relevantes para o objeto da investigação”.

Confrontado pelo DN, Emanuel Martins disse que “foi com surpresa que li há pouco no vosso site que iria ser constituído arguido, já que a Polícia Judiciária não me informou disso quando aqui esteve. Não penso que isso venha a acontecer, rematou.

As buscas a esta IPSS surgem cerca de um mês depois do escândalo na Raríssimas, na sequência de uma investigação da TVI que demonstrou como a presidente daquela associação sem fins lucrativos terá usado indevidamente fundos para pagar mensalmente milhares de euros em despesas pessoais.

Segundo a sua página na internet, a fundação “O Século” tem como missão promover e contribuir para a criação de condições e oportunidades, que possibilitem não só o desenvolvimento sociocultural de crianças, como a assistência social a idosos e pessoas menos favorecidas ou em risco social.

ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

RESPONDER

A Moog celebra os 100 anos do Theremin com um novo instrumento: o Claravox Centennial

Este ano marca o 100º aniversário do Theremin - um dos primeiros instrumentos musicais completamente eletrónicos, controlado sem qualquer contacto físico pelo músico. Para celebrar vai ser lançado o Claravox Centennial. Foi em 1920 que Leon Theremin, …

Depósito inexplorado na Sibéria tem uma das maiores reservas de ouro do mundo

O maior produtor de ouro da Rússia, PJSC Polyus, anunciou esta semana que o seu depósito inexplorado em Sukhoi Log, na região siberiana de Irkutsk, possui uma das maiores reservas mundiais deste metal preciosos. De …

Os novos iPhones não trazem carregador. Apple poupa muito nos custos, mas não no ambiente

A Apple decidiu vender os seus novos iPhones sem carregador ou auscultadores, alegando que a alteração tem em conta o ambiente, uma vez que serão utilizados menos produtos na embalagem dos telemóveis, mas os especialistas …

Caça ao tesouro secular. Lendária ilha pode esconder Santo Graal, manuscritos de Shakespeare e jóias reais

Perto da Nova Escócia, no Canadá, há uma lendária ilha com misteriosos túneis e estranho artefactos. Há quem acredite que esconde o Santo Graal, os manuscritos de Shakespeare e um tesouro de um capitão. Porém, …

Aprender "baleiês" pode evitar choque de navios com o animal

Uma equipa de cientistas da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, tem uma nova ideia para salvar as baleias-azuis em migração das colisões com navios. Durante a época de migração das baleias-azuis, os animais enfrentam sérios …

Afinal, os carros elétricos não são a melhor resposta para combater as alterações climáticas

Os carros elétricos, surgem como alternativas mais sustentáveis aos veículos a gasolina ou gasóleo, podem não ser a melhor forma de combater as alterações climáticas no âmbito dos transportes, de acordo com um novo estudo. …

Seria Jesus um mágico? Há arte romana que parece sugerir que sim

Em alguma arte antiga, Jesus é retratado a fazer milagres com algo na mão que parece ser uma varinha. Investigadores sugerem que se trata de um cajado, que era usado como símbolo de poder. Segundo a …

Nem todos os clubes estão a afundar – alguns estão a prosperar durante a pandemia

Nem todos os clubes estão a sofrer às mãos desta pandemia de covid-19. Alguns deles têm conseguido bons resultados financeiros apesar da crise. A covid-19 provou ser um adversário devastador para o desporto profissional em todo …

Kibus: o aparelho que vai revolucionar a forma como os nossos cães se alimentam

Ter cães como melhores amigos pode ser muito benéfico, mas também traz a sua dose de trabalho e responsabilidades. Levar ao veterinário, dar banho, levar a passear, brincar, dar de comer... No fundo é como …

Marta Temido antevê dias complicados e alta pressão sobre o SNS (e admite novas medidas)

A ministra da Saúde disse que se vive "um momento muito difícil da evolução da pandemia em Portugal e na Europa" e que "os próximos dias se anteveem complicados e com elevada pressão sobre o …