Vice-presidente afegão sobrevive à segunda tentativa de assassinato em menos de um ano

Jalil Rezayee / EPA

General Dostum, senhor da guerra no Afeganistão (ao fundo)

O vice-presidente afegão, Abdul Rashid Dostum, não sofreu ferimentos durante as emboscadas organizadas por membros do movimento fundamentalista Talibã no fim de semana, informaram as autoridades afegãs no domingo. Esta foi a segunda tentativa de assassinato ao general em menos de um ano.

De acordo com a NPR, pelo menos um dos seus guarda-costas morreu durante dois ataques ao comboio onde se encontrava o general Abdul Rashid Dostum na tarde de sábado, enquanto o comboio viajava da província de Balkh, no norte, para a vizinha província de Zawzjan.

Munir Ahmad Farhad, porta-voz do governador de Balkh, disse à Associated Press que dois outros guardas ficaram feridos. Zabihullah Mujahid, um porta-voz do movimento fundamentalista islâmico Talibã reivindicou a responsabilidade pelo ataque, no Twitter.

Num comunicado, também divulgado pela Associated Press, o exército do Afeganistão revelou que quatro talibãs foram mortos e outros sete feridos.

À Reuters, um porta-voz do partido de Abdul Rashid Dostum disse que o mesmo estava ciente do ataque planeado. Junbish, ou o Movimento Islâmico Nacional do Afeganistão, é um partido político no Afeganistão composto principalmente de uzbeques, o grupo étnico minoritário ao qual pertence o vice-presidente.

Conhecido como um ex-senhor da guerra, Abdul Rashid Dostum é uma figura controversa, devido a acusações de violação e de tortura a um rival político. Tem desempenhado um papel fundamental no Afeganistão desde o início dos anos 90 e, a partir de 2014, como vice do presidente Ashraf Ghani.

O vice-presidente, que fugiu para a Turquia em 2017, já havia sobrevivido a uma anterior tentativa de assassinato quando retornou ao país, em julho de 2018. O seu exílio deveu-se às investigações sobre a alegada violação de uma anciã do norte da sua província natal e à pressão dos apoiantes ocidentais do governo de Ashraf Ghani, incluindo os Estados Unidos.

Sete dos seus guarda-costas foram condenados, à revelia, por agressão sexual e prisão ilegal do político rival, segundo a Human Rights Watch.

Pouco depois da sua chegada ao Afeganistão, um suicida detonou explosivos à saída do aeroporto internacional de Cabul, originando a morte de 20 pessoas, incluindo nove membros da segurança do vice-presidente. O Estado Islâmico reivindicou a responsabilidade por esse ataque, avançou na altura SITE Intel Group.

TP, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Vibrações provocadas por "estrelamotos" permitem precisar a idade da Via Láctea

Os tremores estelares registados pelo telescópio espacial Kepler, da NASA, ajudaram a responder a um antigo enigma sobre a idade do "disco espesso" da Via Láctea. Uma equipa de cientistas, liderada por investigadores do Centro de …

Este casaco foi desenhado para nos ajudar a dormir em qualquer lado

A britânica Vollebak lançou um casaco, inspirado nos astronautas, que facilita a ideia de poder dormir, literalmente, em qualquer lado. A pensar em todas aquelas pessoas que gostam de fazer uma sesta ou outra, independentemente do …

DJ Juice WRLD morre aos 21 anos

A estrela do hip-hop norte-americano Juice WRLD faleceu este domingo (8), depois de sofrer convulsões no Aeroporto de Midway, em Chicago, avança o TMZ. O rapper tinha feito 21 anos a 2 de dezembro. De acordo …

"A Favorita" arrebata prémios do cinema europeu

O filme "A Favorita", do realizador grego Yorgos Lanthimos, arrecadou oito prémios da Academia de Cinema Europeu, numa cerimónia realizada em Berlim. "A Favorita" conquistou, entre outros, os prémios de Melhor Filme Europeu, Melhor Comédia, Realização …

Belenenses 1-1 Porto | "Dragão" escorrega e deixa fugir líder

O FC Porto não foi além de um empate na visita ao Jamor, ante o Belenenses. André Santos abriu as “hostilidades” e Alex Telles, na marcação de uma grande penalidade, fixou o resultado final. Com esta …

Caligrafia desleixada de Isabel I denuncia-a como a tradutora anónima de um livro romano

A rainha Isabel I de Inglaterra foi identificada como a tradutora anónima do livro "Anais" de Tácito. As idiossincrasias da sua caligrafia acabaram por ser fundamentais para a descoberta. Na análise a uma tradução de século …

Hashtags políticas como #MeToo tornam as pessoas menos propensas a acreditar em notícias

Tendem a passarem despercebidas, mas as hashtags são mais importantes do que julgamos. A questão que se impõe é: serão benéficas para a saúde democrática da Internet? Uma hashtag (#) é uma marca funcional, amplamente usada …

Sporting 1-0 Moreirense | "Leão" resolve à cabeçada

O Sporting regressou às vitórias na Liga NOS, embora não sem sentir algumas dificuldades, em especial no ataque. Os "leões" bateram o Moreirense por 1-0, numa partida em que remataram muito (28, máximo na Liga até …

Orçamento do Estado. "Sentido de voto do BE está completamente em aberto"

A coordenadora do BE afirmou, este domingo, que o sentido de voto do partido sobre o Orçamento do Estado para 2020 está "completamente em aberto", desejando que o Governo socialista atenda às reivindicações bloquistas. "Fizemos uma …

João Cotrim Figueiredo eleito presidente da Iniciativa Liberal com 96% dos votos

João Cotrim Figueiredo foi eleito, este domingo, presidente da Comissão Executiva da Iniciativa Liberal, uma candidatura única que recolheu 96% dos votos na III Convenção Nacional do partido. A III Convenção Nacional do partido decorre hoje …