Vice-presidente afegão sobrevive à segunda tentativa de assassinato em menos de um ano

Jalil Rezayee / EPA

General Dostum, senhor da guerra no Afeganistão (ao fundo)

O vice-presidente afegão, Abdul Rashid Dostum, não sofreu ferimentos durante as emboscadas organizadas por membros do movimento fundamentalista Talibã no fim de semana, informaram as autoridades afegãs no domingo. Esta foi a segunda tentativa de assassinato ao general em menos de um ano.

De acordo com a NPR, pelo menos um dos seus guarda-costas morreu durante dois ataques ao comboio onde se encontrava o general Abdul Rashid Dostum na tarde de sábado, enquanto o comboio viajava da província de Balkh, no norte, para a vizinha província de Zawzjan.

Munir Ahmad Farhad, porta-voz do governador de Balkh, disse à Associated Press que dois outros guardas ficaram feridos. Zabihullah Mujahid, um porta-voz do movimento fundamentalista islâmico Talibã reivindicou a responsabilidade pelo ataque, no Twitter.

Num comunicado, também divulgado pela Associated Press, o exército do Afeganistão revelou que quatro talibãs foram mortos e outros sete feridos.

À Reuters, um porta-voz do partido de Abdul Rashid Dostum disse que o mesmo estava ciente do ataque planeado. Junbish, ou o Movimento Islâmico Nacional do Afeganistão, é um partido político no Afeganistão composto principalmente de uzbeques, o grupo étnico minoritário ao qual pertence o vice-presidente.

Conhecido como um ex-senhor da guerra, Abdul Rashid Dostum é uma figura controversa, devido a acusações de violação e de tortura a um rival político. Tem desempenhado um papel fundamental no Afeganistão desde o início dos anos 90 e, a partir de 2014, como vice do presidente Ashraf Ghani.

O vice-presidente, que fugiu para a Turquia em 2017, já havia sobrevivido a uma anterior tentativa de assassinato quando retornou ao país, em julho de 2018. O seu exílio deveu-se às investigações sobre a alegada violação de uma anciã do norte da sua província natal e à pressão dos apoiantes ocidentais do governo de Ashraf Ghani, incluindo os Estados Unidos.

Sete dos seus guarda-costas foram condenados, à revelia, por agressão sexual e prisão ilegal do político rival, segundo a Human Rights Watch.

Pouco depois da sua chegada ao Afeganistão, um suicida detonou explosivos à saída do aeroporto internacional de Cabul, originando a morte de 20 pessoas, incluindo nove membros da segurança do vice-presidente. O Estado Islâmico reivindicou a responsabilidade por esse ataque, avançou na altura SITE Intel Group.

TP, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Forças Armadas dos EUA estão a adquirir coletes à prova de bala adaptados para mulheres

As Forças Armadas dos EUA estão a dar grandes passos no que diz respeito à igualdade de género. A instituição está a começar a mudar os seus coletes à prova de bala, de forma a …

Abstenção do PCP no OE2021? É um excelente indicador, diz Costa

O primeiro-ministro, António Costa, considerou um “excelente indicador” o PCP ter anunciado a abstenção no Orçamento do Estado de 2021 (OE2021) e resultado de um entendimento “para ter um bom orçamento para o próximo ano”. “É …

Egito abre restaurante com vista de luxo para as pirâmides de Gizé

O Egito inaugurou um novo restaurante com vista panorâmica para as pirâmides. O investimento faz parte de uma tentativa de reavivar o turismo no país. O Egito revelou novas instalações para os visitantes no planalto nas …

Novo recorde. Portugal regista mais 3.669 casos de covid-19

Portugal regista este sábado 3.669 novos casos de infeção com o novo coronavírus, responsável pela covid-19, o valor diário mais elevado desde o início da pandemia, e mais 21 mortes relacionadas com a covid-19, segundo …

Câmara do Porto encerra cemitérios nos dias 31 de outubro e 1 e 2 de novembro

O presidente da Câmara do Porto anunciou o encerramento dos cemitérios em 31 de outubro e 1 e 2 de novembro, justificando a decisão com a necessidade de desviar meios para cumprir a proibição de …

Rui Vitória de saída do Al Nassr

O treinador português Rui Vitória está de saída do Al Nassr, avança este sábado o canal árabe 24Sports. A saída de Rui Vitória, que em janeiro de 2019 deixou o comando técnico do Benfica, surge …

Casamento com 200 pessoas autorizado em Arruda dos Vinhos. Câmara contesta

O presidente da Câmara de Arruda dos Vinhos criticou a decisão da autoridade de saúde de autorizar a realização de um casamento “com cerca de 200 pessoas”, considerando que vai colocar a população do concelho …

Novo Banco desmente demissão de gestores após polémicas com Fundo de Resolução e Vieira

O Novo Banco veio a público desmentir a notícia do Público que alega que três gestores de topo da instituição se demitiram, após divergências internas envolvendo várias polémicas relacionadas com o Fundo de Resolução, com …

Milhões da bazuka europeia só chegam em junho

Portugal e os restantes Estados-membros das União Europeia (UE) só deverão receber os respetivos fundos da bazuka europeia de apoio à retoma no pós-pandemia na segunda metade de 2021, em meados de junho. A confirmar-se …

Braço de ferro entre Costistas e Nunistas novamente adiado

O PS voltou a adiar, agora de 31 de Outubro para 7 de Novembro, a reunião da Comissão Nacional que decidirá a orientação do partido face às eleições presidenciais. Fica assim adiado o braço-de-ferro entre …