//

Viana do Castelo é o melhor distrito para se viver em Portugal

vic torvic / wikimedia

Praça da República em Viana do Castelo

É na zona norte que melhor qualidade de vida se tem em Portugal, segundo um inquérito realizado online que elegeu Viana do Castelo como o melhor distrito para se viver. Vila Real, Viseu, Leiria e Braga fecham o top cinco da lista.

O estudo realizado pelo portal imobiliário Imovirtual teve em conta 12 critérios, a saber, segurança, limpeza, qualidade do ar, silêncio, transportes públicos, lojas e restaurantes, espaços de lazer, estabelecimentos de ensino, espaços de saúde, custo de vida, acessos e estacionamento.

Feitas as contas, Viana do Castelo surge à cabeça como o melhor distrito para se viver, com 4,02 pontos numa escala de 0 a 5. De destacar que somou 4,19 pontos na qualidade do ar, 4,03 pontos nos acessos e 3,96 pontos no silêncio.

No ranking dos melhores distritos, seguem-se Vila Real (4,01 pontos), Viseu (3,94), Leiria (3,89) e Braga (3,87).

Porto (3,82 pontos), Évora (3,81), Faro (3,79), Guarda (3,79), Lisboa (3,78) e Coimbra (3,78) fecham o top ten. Castelo Branco (3,77), Aveiro (3,74), Setúbal (3,73), Santarém (3,70), Portalegre (3,69), Bragança (3,66) e Beja (3,63) surgem nos últimos lugares da lista.

A região norte surge como a melhor classificada em termos globais, fruto de critérios como a segurança, a qualidade do ar, a limpeza e o silêncio. Já o Alentejo é a região pior classificada.

Lisboa, Porto e Setúbal são os distritos piores classificados em termos de segurança, enquanto que Viseu, Vila Real e Castelo Branco surgem no topo da lista neste critério.

A capital surge com boa nota nos critérios de acessos e estabelecimentos de ensino, piorando no que se refere ao silêncio e ao estacionamento.

O Porto é o sexto melhor distrito com avaliações positivas em termos de acessos e estabelecimentos de ensino e com reacções mais negativas no campo do custo de vida, dos transportes públicos e dos espaços de lazer.

O estudo foi realizado online em 2018 entre quase 15 mil pessoas residentes em Portugal.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.