Viana do Castelo é o melhor distrito para se viver em Portugal

vic torvic / wikimedia

Praça da República em Viana do Castelo

É na zona norte que melhor qualidade de vida se tem em Portugal, segundo um inquérito realizado online que elegeu Viana do Castelo como o melhor distrito para se viver. Vila Real, Viseu, Leiria e Braga fecham o top cinco da lista.

O estudo realizado pelo portal imobiliário Imovirtual teve em conta 12 critérios, a saber, segurança, limpeza, qualidade do ar, silêncio, transportes públicos, lojas e restaurantes, espaços de lazer, estabelecimentos de ensino, espaços de saúde, custo de vida, acessos e estacionamento.

Feitas as contas, Viana do Castelo surge à cabeça como o melhor distrito para se viver, com 4,02 pontos numa escala de 0 a 5. De destacar que somou 4,19 pontos na qualidade do ar, 4,03 pontos nos acessos e 3,96 pontos no silêncio.

No ranking dos melhores distritos, seguem-se Vila Real (4,01 pontos), Viseu (3,94), Leiria (3,89) e Braga (3,87).

Porto (3,82 pontos), Évora (3,81), Faro (3,79), Guarda (3,79), Lisboa (3,78) e Coimbra (3,78) fecham o top ten. Castelo Branco (3,77), Aveiro (3,74), Setúbal (3,73), Santarém (3,70), Portalegre (3,69), Bragança (3,66) e Beja (3,63) surgem nos últimos lugares da lista.

A região norte surge como a melhor classificada em termos globais, fruto de critérios como a segurança, a qualidade do ar, a limpeza e o silêncio. Já o Alentejo é a região pior classificada.

Lisboa, Porto e Setúbal são os distritos piores classificados em termos de segurança, enquanto que Viseu, Vila Real e Castelo Branco surgem no topo da lista neste critério.

A capital surge com boa nota nos critérios de acessos e estabelecimentos de ensino, piorando no que se refere ao silêncio e ao estacionamento.

O Porto é o sexto melhor distrito com avaliações positivas em termos de acessos e estabelecimentos de ensino e com reacções mais negativas no campo do custo de vida, dos transportes públicos e dos espaços de lazer.

O estudo foi realizado online em 2018 entre quase 15 mil pessoas residentes em Portugal.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

75% dos hotéis em Portugal reabre em junho, mas com menos quartos

A maioria dos hotéis em território nacional vai abrir portas a partir de junho, sendo a expectativa dos feriados da próxima semana muito importante para esta reabertura. Segundo um inquérito da Associação da Hotelaria de Portugal …

Banco de Fomento precisa da luz verde de Bruxelas e do Banco de Portugal

O primeiro-ministro anunciou a criação do Banco de Fomento e já tem um acordo prévio com a Comissão Europeia. No entanto, para que funcione como um banco, também precisa de luz verde do Banco de …

Procurador-geral admite que há uma separação entre polícia e afro-americanos

O procurador-geral norte-americano reconheceu, esta quinta-feira, a existência de uma separação entre afro-americanos e a polícia e prometeu uma investigação sem limites do Departamento da Justiça para saber se houve um crime federal no assassínio …

Ministério Público pede suspensão de funções de Mexia e Manso Neto na EDP

O Ministério Público pediu, esta sexta-feira, a suspensão de funções do presidente da EDP, António Mexia, e do administrador Manso Neto. A notícia é avançada pela SIC Notícias, que dá conta de que a promoção das …

Polícia australiana desmantela rede de pedofilia e resgata 14 vítimas

A polícia australiana anunciou esta sexta-feira que desmantelou uma rede de pedofilia que distribuía fotografias e vídeos de abuso sexual de crianças na Internet, tendo resgatado 14 das vítimas. De acordo com a agência Lusa, as …

Adiamento da reabertura em Lisboa pode levar centros comerciais à falência

A Associação Portuguesa de Centros Comerciais (APCC) alertou, esta sexta-feira, para a possibilidade de falências e desemprego em resultado da decisão do Governo de adiar a reabertura dos centros comerciais em Lisboa para 15 de …

Polícia empurra manifestante idoso em Buffalo. Vídeo causa indignação, mas protestos acalmam

Um vídeo gravado na cidade norte-americana de Buffalo, que mostra aquilo que parece ser um polícia a empurrar um manifestante idoso e a deixá-lo no chão a sangrar, aumentou esta quinta-feira a contestação contra a …

Cartão do Cidadão pode ser renovado por SMS a partir de 6 Junho

A renovação simplificada do Cartão de Cidadão por SMS vai estar disponível a partir de dia 6 de Junho, segunda uma nota do Ministério da Justiça (MJ). A medida envolve apenas as pessoas que não …

Na Suécia, quem tem sintomas de covid-19 pode fazer o teste gratuitamente

A Suécia vai fornecer testes de diagnóstico à covid-19 gratuitos a todas as pessoas que apresentem sintomas e realizar o rastreamento de contactos de todos os que estão infetados.  O anúncio surgiu esta quinta-feira, no mesmo …

Índia regista recorde de infetados com covid-19. Quase dez mil num só dia

A Índia registou outro recorde de novos casos de coronavírus, mais de 9.800 nas últimas 24 horas, período em que se contabilizaram 270 mortes, informou esta sexta-feira o Ministério da Saúde. A Índia regista agora 226.770 …