Viajantes de Portugal e mais três países vão ser impedidos de entrar na Alemanha

Viajantes de Portugal, Reino Unido, África do Sul e Brasil vão ser impedidos de entrar na Alemanha, confirmou, esta quinta-feira, o ministro do Interior do Governo de Berlim, Horst Seehofer.

De acordo com o Executivo de Berlim, os países que fazem parte desta lista estão afetados pelas mutações do novo coronavírus. “Neste momento, estamos na fase de coordenação entre os ministérios para proibirmos a entrada de [pessoas provenientes] destes países. Quero dizer, de regiões onde se apresentam as mutações”, disse o ministro antes da reunião informal dos ministros do Interior da União Europeia, que se realiza hoje através de videoconferência.

Horst Seehofer admite que a lista de quatro países, que incluiu Portugal, pode vir a ser alargada nas próximas semanas. O ministro acrescentou que, “como sempre em política”, a questão “mais importante” agora é decidir “quais vão ser as exceções que vão ser aplicadas”.

Nesse sentido, frisou que não quer especular e que vai esperar pelo resultado das consultas governamentais que se “estão a levar a cabo de forma muito intensa”.

Na terça-feira passada, Seehofer afirmou ao diário alemão Bild que o Governo de Berlim estava disposto a propor a redução “quase a zero” dos voos internacionais e restringir ao máximo as viagens essenciais ao país.

“O perigo provocado pelas múltiplas mutações obriga-nos a considerar medidas drásticas”, disse Seehofer, sem especificar os planos, apesar de ter indicado que se estava a estudar o endurecimento dos controlos fronteiriços, especialmente com as regiões de risco elevado.

No domingo, entraram em vigor na Alemanha restrições à entrada no país de viajantes provenientes de zonas de “alta incidência acumulada” em sete dias: superior a 200 casos por 100 mil habitantes. Desses países já fazem parte cerca de 20 Estados, entre os quais Portugal, Espanha, República Checa, Bolívia e Colômbia.

Os viajantes provenientes destes países devem apresentar um duplo teste negativo para poderem entrar em território alemão, realizado até 48 horas antes do voo e depois devem realizar um teste, no quinto dia de quarentena, quando já se encontram no país.

A pandemia de covid-19 provocou, pelo menos, 2.159.155 mortos resultantes de mais de 100 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

// Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Já chega deste governo. É só incompetência, mentiras, vigarices… Um autêntico desastre no combate à pandemia. Já os fogos não indiciavam nada de bom. Lembro-me que quando entrámos no primeiro confinamento eu referi a umas pessoas amigas que estávamos mal entregues para este período negro da vida de todos (baseando-me no que tinha visto nos incêndios).
    Acho que nem no tempo do Sócrates. Esse roubava mas sempre fazia alguma coisa de jeito. Estes…

RESPONDER

Desvendada a origem misteriosa da aurora boreal

As partículas das tempestades solares são aceleradas pelo campo magnético da Terra e interagem com as partículas da atmosfera, criando o espetacular fenómeno da aurora boreal. Agora, e pela primeira vez, cientistas demonstraram o mecanismo …

Agricultura em Marte pode tornar-se uma realidade graças a inovação

Cultivar plantações em Marte pode tornar-se uma realidade graças a um catalisador criado por uma equipa de investigadores, que remove o perclorato, um composto químico perigoso. Popular o planeta vermelho é uma ambição de longa data …

O exercício físico afeta-nos de forma diferente. Um novo estudo explica porquê

Apesar de o exercício físico ser benéfico para toda a gente, não nos afeta da mesma forma. Agora, investigadores podem ter descoberto uma das razões. Uma equipa de cientistas realizou um estudo, no qual 654 adultos …

ESA escolhe a revolucionária EnVision para missão a Vénus

A Agência Espacial Europeia ESA selecionou esta quinta-feira a sonda EnVision para uma missão a Vénus, programada para 2030, com o objetivo de entender como o planeta se tornou um inferno tóxico inabitável. A decisão surge …

Advogado avança com ação judicial para destituir Luís Filipe Vieira

O presidente do Benfica, Luís Filipe Vieira, vai ter de responder em tribunal numa ação judicial, interposta pelo advogado Jorge Mattamouros, sócio do clube, que visa a sua destituição, revelou esta quinta-feira o Expresso. Segundo o …

Dados enviados para a Rússia. Medina pediu auditoria a outras manifestações em Lisboa

O presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Fernando Medina, anunciou hoje que pediu uma auditoria sobre a realização de manifestações no município nos últimos anos, no seguimento da partilha indevida de dados de ativistas russos. Em …

Um McDonald's abandonado dá comida a milhares de famílias carenciadas em França

Um antigo McDonald's foi reconvertido num banco alimentar que dá comida a milhares de família carenciadas em Marselha, França. Fati Bouarua, de ascendência argelina, cresceu nos bairros mais negligenciados de Marselha, em França. Agora, ajudou a …

Floresta fóssil no Peru guarda segredos sobre a história da América do Sul

Nas colinas fora da pequena aldeia de Sexi, Peru, uma floresta fóssil guarda segredos sobre os últimos milhões de anos da América do Sul. Quando os investigadores visitaram as árvores petrificadas pela primeira vez, há mais …

Uma famosa ilusão pode ajudar a tratar o transtorno obsessivo-compulsivo

Um famoso truque psicológico chamada "ilusão da mão de borracha" pode ser útil para tratar pacientes com transtorno obsessivo-compulsivo. O que é a "ilusão da mão de borracha"? Nesta experiência, os participantes são colocados com a …

Macron agredido com bofetada. Agressor condenado a 18 meses de prisão

Um tribunal francês condenou esta quinta-feira a uma pena de prisão de 18 meses de prisão o homem que esbofeteou o presidente da França, Emmanuel Macron, na terça-feira, durante uma viagem ao sudeste do país. Segundo …