//

Viagem Porto-Roma resulta em perda de 5,1 metros quadrados de gelo no Ártico

A viagem de primeira classe, de ida e volta, entre Porto e Roma resulta na perda de 5,1 metros quadrados de gelo no Ártico. O cálculo é feito pelo site Shame Plane.

O site Shame Plane permite calcular o custo ambiental de qualquer viagem de avião. Em primeira classe, uma simples viagem entre o Aeroporto Francisco Sá Carneiro e o Aeroporto Internacional de Roma provoca a perda de 2,4 metros quadrados de gelo no Ártico. Se considerarmos a viagem de ida e volta, a perda resultante é de 5,1 metros quadrados.

Caso viaje em classe económica, o impacto ambiental é consideravelmente menor. A viagem de ida e volta entre os dois destinos leva a uma perda de “apenas” 1,8 metros quadrados de gelo.

O Expresso menciona um estudo do Banco Mundial que justifica que as viagens em primeira classe são mais lesivas para o ambiente, uma vez que os passageiros tendem a transportar mais bagagem consigo e como têm mais espaço significa que as companhias aéreas gastam mais combustível para os transportar.

Se quiser colmatar as emissões da viagem de avião, seria necessário mudar vários hábitos do seu estilo de vida. Para tal, seria necessário que durante um ano fosse vegetariano, reciclasse, usasse apenas lâmpadas LED, eliminasse completamente o desperdício de comida, reutilizasse sacos de compras e apenas comesse alimentos locais.

Uma viagem de ida e volta entre Lisboa e Nova Iorque, por exemplo, tem um impacto ainda mais assustador para a natureza. Em primeira classe, esta viagem resultaria numa perda de 16,2 metros quadrados de gelo do Ártico – praticamente do tamanho de uma garagem de uma casa. Mesmo que vivesse sem carro durante um ano, seria incapaz de colmatar o custo ambiental desta viagem.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.